Blog da Produção Musical por Dennis Zasnicoff

| music business | Como Usar o YouTube para Promover Sua Música

youtube_fama_sucesso_musicaMais uma do grande Bob Lefsetz.

Tradução, adaptação, pitacos e opiniões (sempre entre parênteses) por minha conta.

Se gostar, mande seus elogios para mim. Se não gostar, reclame com ele, ok!?


 

FREQUÊNCIA

Mergulhe de cabeça. Quem não arrisca não petisca. Crie conteúdo regularmente (como eu fazia há uns anos atrás aqui no blog... lembra?.. cheguei a postar todo santo dia, por vários meses seguidos). Uma vez por semana no mínimo. Não pense em quantas pessoas vão ver, saia desse foco, pense que está melhorando, afinando, crescendo. É o começo das suas 10.000 horas (sempre comento sobre isso por aqui e na Academia: carreira, consistência, paciência... não queira resultados imediatos, mas pode esperar bons resultados se persistir... dê tempo ao tempo). As publicações meia-boca não duram quase nada, não espere muita repercussão, nem mesmo dos seus melhores posts. Lembra de Harlem Shake, do mês passado? Já era. Ninguém vai "descbrir" sua música meia-boca. Não conte com a sorte. Porém muitos vão descobrir sua boa música, quando ela se tornar boa.

 

O QUE

Tudo. Qualquer coisa. Covers. Originais. Acústicos. Com certeza você já vacilou muito no passado, ficava tenso durante gravações de estúdio, ou com as opiniões dos outros. Seu objetivo é ficar relaxado na frente da câmera. Experimentando, você chega lá, vai começar a criar vídeos de boas interpretações. Quando encontrar o formato que funciona, continue com ele. A Indústria Musical ainda cha que o importante é perfeição, mas não é e nunca foi. O importante é verruga (haha, traduzi ao pé da letra e gostei: verruga na testa, imperfeições naturais, o que é orgânico e verdadeiro... todo mundo percebe quando a coisa é forçada, artificial, exagerada, copiada... pra mim não tem nada pior, detona o artista na hora). Sua meta é se tornar assunto: comentado, caracterizado, descrito, identificado. Fique de bem com suas imperfeições, esqueça os erros.

 

TORNANDO-SE VIRAL

Não entre nessa, porque é difícil segurar a responsa (pois é, aí já tive que recorrer à minha fraca gramática paulista e informal... mas acho que você me entendeu... ninguém tem a fórmula para fabricar virais, nem hits.. você pode ter sorte hoje e depois nunca mais... aí já era... depressão... e falsas expectativas no público). Você ACHA que deseja sucesso instantâneo, mas no fundo não é isso que quer. Lembra-se de Rebecca Black? (tabém já escrevi sobre ela aqui no blog.. se não me engano, na época, arriscava dizendo que ela sumiria em breve para nunca mais ser lembrada). Isso não significa que não deve seguir a onda. Se um estilo de vídeo funciona, pegue carona (mas cuidado para não parecer plágio... repito, perigoso!). Marketing não é força bruta. Não é aparecer em todo lugar. Marketing é pesquisa, ver o que funciona, arriscar, medir, adaptar.

 

NÃO PRECISA SER MÚSICO

Acorda cidadão! Se não gosta de treinar, prefere ficar na net e fazer vídeos ao invés de tocar mal - e sozinho - no quarto, lembre-se que há outros caminhos para a fama. Aliás, este é o segredinho dos novatos ambiciosos: eles não querem ser músicos, eles querem ser famosos. No YouTube você pode se vestir como quiser, manda bala! (eu acho que o Lefsetz deveria ter complementado aqui, mas enfim... lá vai: sem problemas você querer ser famoso, freak, diferente e aparecido... mas não espere ter uma carreira longa.. nem satisfatória, nem respeitosa... dinheiro talvez, por um certo tempo... e alguns puxa-sacos nada fiéis).

 

SEJA CRIATIVO

(Aí sim! Isso pra mim é tudo... vou até abrir um parágrafo por conta própria, com licença Sr. Bob:)

*************

Ontem mesmo eu lia um livro sobre Raspberry Pi, um mini-computador que muito me interessa para alguns projetos por aqui. O autor do livro (e do computador) abre o texto dizendo que o projeto foi desenvolvido com apenas um objetivo em mente: incentivar a criatividade nas crianças - através da programação, solução de problemas, criação de sistemas. Comentava que os jovens hoje chegam à faculdade de computação com pouca experiência e preparo na área. Antigamente chegavam programando, hoje mal sabem como criar uma web page.

Concordo totalmente! As pessoas dizem "essa geração já nasce digital, que incrível, são muito espertos". São nada! E pela primeira vez vejo alguém falar sobre isso publicamente e com tanta clareza.

Saber mexer em iPhone, iPad e Youtube é uma coisa. Simples. Bem simples. Quando eu era criança eu sabia mudar a TV da minha avó de canal, mas ela não. Grande coisa, dá no mesmo. Outra coisa é saber como funciona a TV. Como criar um jogo para o iPAD, o que existe por trás.

Que criança você conhece que cria algo de novo neste mundo digital? Inovações? Softwares e sistemas originais? Nossa, que espertos, eles sabem fazer um vídeo e colocar na net! Que é isso pessoal!? As crianças precisam aprender a pensar, criar, programar. Não há nada melhor para aprender a ser criativo do que programar, entender como as coisas funcionam, quebrar a cabeça. E o que menos querem hoje em dia é quebrar a cabeça - daí a popularidade dos iPhones da vida.

Criatividade requer experiência, conhecimento, aprendizado, curiosidade, trabalho.

Voltando ao Bob....

***************

Os punks não sabiam tocar. Ok, há controvérsias, mas os Ramones eram muito mais um conceito do que um grupo de músicos. Sex Pistols também. Ao invés de imitar o que está no rádio (eu diria até... FUJA do que está no rádio), crie algo novo (como anda sua criatividade, caro leitor... o que de fato você tem criado ultimamente... que é novo e interessante?).

 

RÁDIO

(haha! o tema do nosso próximo ContraPonto... que um dia sai, aguardem)

Não dá pra tocar no rádio. Esquece. A não ser que tenha contrato com uma das majors e esteja nas paradas (ou que seja uma jogada suja, política, cara... em uma rádio sem boa reputação... e portanto sem público influente). YouTube é o seu rádio. E é o rádio da nova geração. O público de 13-35 anos passa cerca de 25% do tempo de audição na Internet e 25% no AM/FM. Mesma penetração! Os únicos que não percebem são os velhos rabugentos que ficam 13% na Internet e 41% no rádio tradicional. A coisa só vai mudar quando as gravadoras forem administradas por jovens de 20 e poucos anos.

(não sei se concordo.... hummmm.... aguarde e verá).

 

BELEZURA DE LINDEZA

Não é só isso que chama o público. Carisma funciona muito mais (algumas das pessoas mais carismáticas que eu conheço são bem feias... sem citar nomes, claro). Um vídeo do YouTube pode mostrar toda sua identidade. Ou identidades. E você não está limitado á música. Artistas atuais são multi-dimensionais, mostram todas as suas facetas. Faça isso, se quiser durar.

 

flando nisso... DURABILIDADE

Quanto mais rápido subir, mais rápido vai cair.

 

CARREIRA

Não confunda sucesso no ouTube com sucesso na carreira (leia de novo... isso vale para qualquer sucesso atual do YouTube... não assuma que o figura é bem sucedido, promissor, rico ou talentoso). Efêmuro (nunca essa palavra fez tanto sentido quanto no YouTube). Não é porque você teve 1 milhão de views que deve largar a escola. Provavelmente você nunca terá outro milhão de views.

 

MÚSICA

Singles são óbvios, mas singles RARAMENTE decolam uma carreira sustentável. Carreiras são construídas sobre músicas mais "cabeça" (não cabeça tipo erudita, nem cabeça tipo Chico, muito menos cabeça tipo pseudo-intelectual... que tem de monte por a[i e me diverte... mas cabeça tipo cerebral, desenvolvida, rica, mais profunda). Se carreira é algo que te interessa, prepare-se para a frustração. Você vai crescer bem devagar. Mas enquanto isso, estará criando seu portfolio no YouTube - e ele é seu!

 

PÉ NA ESTRADA

Quase um mantra, pé na estrada, prove que é capaz e ganhe um fã por vez. O único problema é que não tem mais onde tocar. Pra que brigar por uma brecha pra tocar pra 12 carinhas que não estão nem aí? Se você der certo no YouTube, o mundo todo pode ser seu público. É claro que se tudo der certo, em algum momento você precisará ir para a estrada e ficar profissa. Justin Bieber veio do YouTube, não de um barzinho escuro. É legal ter um fã clube na estrada, mas isso é coisa de banda hippie. A galera jovem sabe que o importante é estar conectado. E a gente se conecta online. Comece por lá. Offline vem por último.

(mais uma vez.... não sei se concordo 100%... mas ainda bem, porque 100% é um saco.... é verdade que muitas estrelas atuais vieram do YouTube, mas só continuam na ativa porque tiveram, em algum momento, um belo de um empurrão - leia-se: financiamento - de uma gravadora)

 

REDE

Não peça para seus amigos compartilharem. Pare de encher o saco! Não é responsabilidade deles e eles vão se cansar de você antes que você perceba o que está fazendo (coloque-se no lugar deles... você gosta de ficar recebendo pedidos para curtir, compartilhar, enviar... escute meu som, blá blá?). Melhor deixar lapidado e ficar preparado para quando a oportunidade surgir, numa conversa de bar. Aí você saca o iPhone ou notebook e mostra o seu trabalho, eles estarão interessados. Se gostarem, irão compartilhar. Você iria para a balada sem tomar banho e se vestir bem? Então por que acredita que seu vídeo meia-boca vai se tornar viral?

 

GRANA

Ela está lá. É toda sua. Só depende de views. Se você realmente é mercenário, concentre-se em conseguir inscrições. Muita gente vai ver tudo o que você postar. Mas só comece a se preocupar com FÃS quando tiver algo que realmente vale e pena assistir (aí sim... fã é fã, assinante é assinante... a grana vem dos fãs, pouco a pouco, ano após ano).

 

EQUIPAMENTO

Você tem um smartphone, certo? Então não precisa de mais nada. Algumas das melhores gravações de todos os tempos foram feitas ao vivo, direto na fita, com vários erros. Capture o momento mágico (meio viadinho, mas não encontrei termo melhor). Ninguém se lembra de como os outros estavam vestidos, penteado ou maquiagem.. a gente só se lembra de como nos sentimos na ocasião.

Assim é o NEGÓCIO que você escolheu - conectar-se emocionalmente com as pessoas. E isso significa se soltar e arriscar.

 

O MODELO

Este é o novo modelo. Esqueça tudo o que você aprendeu (calma calma, não acho que é bem assim... todo aprendizado é válido e ajuda... mas você entendeu o que ele quis dizer, certo... as coisas mudaram profundamente). Discos, álbuns, ciclos, tudo isso já era (mais uma vez eu não seria tão radical... ciclos de lançamento ainda são muito importantes... mas realmente pouca gente liga para álbuns... o que me deixa bastante triste... mas isso é outro assunto).

Um artista atual precisa estar sempre criando, sempre aos olhos do público. Não reclama que não consegue vender discos ou que o modelo antigo acabou. Pelo contrário, explora as novas vias de onde pode vir o dinheiro. Pirataria? Plágio? Imitação? Esse deveria ser o seu sonho, torça para alguém te copiar!

Muito em breve a tecnologia de "Content ID" vai fazer você lucrar com todos os imitadores que usam sua música. Não tranque sua obra na gaveta, disponibilize para o mundo. E isso me lembra: SEMPRE DIGA SIM! Você vai sofrer abusos mais cedo ou mais tarde, de qualquer jeito (faz tempo que decidimos liberar todo o conteudo do nosso curso da Academia para download... mesmo sabendo que tem gente que copia e distribui... mesmo sabendo que tem gente que paga uma assinatura e repassa a senha para 10 amigos... e quando a gente não liberava o download, isso acontecia do mesmo jeito).

A Justiça é um meio caro e lento para proteger direitos que você provavelmente não vai conseuir proteger. Já que as barreiras para pirataria não existem, deixe fazerem o que quiserem. Não significa que você não pode vender músicas ou que não pode lucrar com streaming, mas se acha que tem controle sobre o seu material, é porque ainda não tem um fã clube. Seus esforços são em vão, seu trabalho serve como massa para outros assarem o pão. Eles vão te dar crédito se você não contrariá-los. Vão até te dar dinheiro. As pessoas gostam de pagar para aqueles em quem acreditam. Faça com que acreditem em você e você será pago. Se você toca para todos e tem medo de ofender alguém, então não está tocando para ninguém.

Você quer views e fãs - facilite ao invés de colocar barreiras.

 

 
Mais artigos...
  1. Apenas um Dia de Trabalho
    Acho que nunca fiquei tanto tempo sem escrever no Blog. Uau. Vida louca. Pelo menos tudo em cima por aqui. Espero que com você também, amigo leitor. Acabei de ver este vídeo e pensei: "Por que não retomar o blog com um pouco de comédia...". Às vezes a gente fica esperando por um bom motivo, um tema polêmico, um texto longo... mas tudo que precisamos é postar. Qualquer coisa. Ou quase qua... Continuar
  2. Como Você Define Boa Música?
    contraponto01Eu tenho algumas idéias. Meu amigo e cantor André Massita também. Participe da nossa discussão e mande sugestões de temas para os próximos programas! Se gostar, esta é a página do ContraPonto no Facebook. http://facebook.com/contrapontomusical http://www.youtube.com/watch?v=5oCzC11FgPA... Continuar
  3. Tratamento Acústico Fácil e Barato
    mentirosoAposto que chamou sua atenção! Aliás, eu arrisco dizer que em pouco tempo este vai se tornar um dos posts mais visitados do blog. Por um simples motivo: gente procurando no Google exatamente essas palavras: solução acústica barata, tratamento fácil, como tratar home studio, tratamento acústico fácil, e por aí vai. Mas se você chegou até aqui, continue, não vai se arrepender! Estão ... Continuar
  4. Última Semana de Áudio do Ano
    felipe_liscielSe você mora em Curitiba ou num raio de até 1327km, recomendo! Evento do amigo e parceiro Lisciel. Semana do Áudio em Curitiba, com participação de João Caserta (Banda Mais Bonita da Cidade)Início: 30 de Outubro, 19h "No primeiro dia gravamos uma bateria com 1 microfone, daí desenvolvemos uma tabela pra compreensão do compressor, e a partir daí aplicações com vários mics, até chega... Continuar
  5. Inscrições Abertas para a Academia Black
    Uma data muito especial para mim. Resultado de anos de planejamento, experiências e informações trocadas com leitores, alunos, parceiros e amigos. Espero que os colegas produtores, técnicos e músicos possam encontrar utilidade! Conforme prometido.17 de Setembro.50% de Desconto. Mais detalhes aqui.... Continuar
  6. Momentos Breves e Históricos
    antes_do_fim_masterOntem presenciei algo marcante. Você nunca sabe o que vem pela frente quando entre em um estúdio. Mas de vez em quando algo de mágico te pega de surpresa. Fui ao Rio para encontrar com o Lisciel e acertar alguns detalhes para o lançamento de segunda-feira. Segui para o estúdio e ele logo chegou com dois clientes. Não os conhecia, nos aprensentamos e em pouco tempo estávamos todos na técni... Continuar
  7. Ações Judiciais Ridículas
    placebo_normalDo lado de cá, um sistema judicial que engatinha e te deixa na mão quando você mais precisa. Do lado de lá, um sistema tão desenvolvido, mas tão eficiente, que beira o absurdo. Casos enviados pelo advogado Pedro Carneiro e traduzidos, resumidos, adaptados, aumentados, ou de qualquer forma alterados por mim mesmo, para deixar o post ainda mais interessante. Plagiar a si próprio(!?) Ante... Continuar
  8. Pré-Lançamento Oficial: Academia Black
      CADASTRE-SE para receber mais detalhes.    ... Continuar
  9. Academia BLACK com Lisciel
    É um grande prazer anunciar que estamos desenvolvendo um segundo nível da Academia do Produtor Musical com a parceria do Felipe Lisciel! Lisciel é uma das grandes personalidades da nossa área, um profissional polêmico e único em sua maneira de trabalhar e se comunicar. Seus vídeos no YouTube são acompanhados por milhares de pessoas - profissionais e amadores - que buscam desmistificar tab... Continuar
  10. Retirador de Reverb?
    Até onde sei nunca existiu nada parecido. Seria um DeVerb? UnReverb? Desreverberator? Escolha um nome e prepare-se para uma nova onda de plugins que prometem o impossível. Eu achava que isso era impossível, de verdade. Dá pra pensar em inúmeras aplicações, mas de cara parece ser o melhor amigo do home studio. Quem sabe a solução para captações de voz com excesso de reflexôes e rever... Continuar
  11. Os 7 problemas da Bateria MIDI
    stylophone-beatboxO som da bateria diz muito sobre uma produção. Não precisa ser especialista para perceber quando uma bateria foi tocada por um bom baterista, em um bom estúdio de gravação. Há muitos anos samplers e triggers tentam enganar os ouvintes, mas não é nada fácil. Por que? Por que é tão difícil conseguir um som de bateria convincente usando DAW? Aqui está minha lista. 1) O baterista não ... Continuar
  12. Escute e Escolha sua Interface de Áudio
    Produto_Diferenciado"Qualquer uma serve". Ultimamente essa tem sido minha resposta e cada vez mais estou convencido disso, principalmente depois de ouvir um teste comparativo como esse ao final do post. Continuo lançando o desafio: um produtor ou engenheiro que diga que o sucesso de sua produção se deva a um equipamento. Duvido. No fracasso, a culpa sempre é do equipamento, mas no sucesso o mérito é do profissi... Continuar
  13. Qual o Melhor Custo-Benefício?
    cher_believe(texto adaptado para o blog, escrito originalmente para ser editado e publicado na revista GuitarLoad na edição fev/2012) QUEM PROCURA ACHA Se você quer uma enxurrada de opiniões inúteis - quase sempre de quem não tem a menor ideia do que está falando - visite um fórum de áudio e pergunte o que acham de um determinado equipamento. No mínimo vai ser divertido! Todos nós temos uma pred... Continuar
  14. Uma Visão Realista sobre Masterização
    MARMITEX(texto adaptado para o blog, escrito originalmente para ser editado e publicado na revista GuitarLoad nas edições dez/2011 e jan/2012) MASTERIZAÇÃO Se você não entende muito bem o que significa masterizar, não se preocupe, alguns profissionais de gravadoras até hoje não fazem a menor idéia do que se passa em uma sessão de masterização. Em todo caso, é interessante saber o que é, n... Continuar
  15. Coletânea de Artigos
    escutando_o_ambienteDeve ser o meu quinto estúdio/escritório em sete anos, já estou ficando craque em mudança. As mãos latejam por vários dias, de tanto rack, parafuso, porca, prego e martelo. Mas é sempre um grande prazer, porque mudar traz novos ares. Novos sons! Tem gente que se muda e repara nos revestimentos, nas cores, no tamanho do ambiente. Demora um tempo para se acostumar e voltar a sentir em casa. ... Continuar
  16. Caravana Sereia Bloom (Céu)
    ceu-caravana_sereia_bloom"Isso me dá falta de ar,não tem nada a ver com você, a má qualidade do ar me faz compreender". Genial! E que swing!! Belíssimo disco, com estética vintage, letras interessantes, sons inusitados, voz maravilhosa. Definitivamente diferente - chame de estranho se preferir. Mas com certeza um dos melhores nacionais dos últimos tempos.... Continuar
  17. Você é Faixa Preta?
    Vem aí uma novidade para quem já é faixa preta no áudio. Muita coisa está sendo desenhada e formatada neste exato momento, mas já adianto que os participantes passarão por uma prova de conhecimentos em áudio e produção musical. Você está pronto? Prepare-se. Aguarde. Teremos presentes especiais para os (poucos) partipantes, incluindo a autobiografia "Ouvindo Estrelas", doada ao Aud... Continuar
  18. Pistas Vocais (Kiss - "Detroit Rock City")
    Fighting-the-World_ManowarBom exercício de audição! Mas também compartilhei por mais três motivos: - A capa do "Destroyer" dava arrepios na criançada do ginásio. Um clássico. Foi copiada ridiculamente pela banda Manowar 11 anos depois. - 1976: Nasce o punk, atacando o próprio rock e bandas como o Kiss (eu também nasci mas não ataquei ninguém). - Detroit tem grande importância na história da música, pasand... Continuar
  19. Solução (?)
    Fim_da_Guerra_dos_VolumesConheço alguns engenheiros que mesmo assim passariam de +3 no VU... ... Continuar
  20. Minha Rádio Preferida
    rede_radio_verao@radiodoverao tem sido a melhor opção para andar de bike (escutando pelo falantezinho do celular, nunca com fones!), no carro e até mesmo online. Uma das poucas - senão a única - rádio que traz novidades do rock alternativo e outros estilos mais indie, inclusive bandas nacionais. Sem falar que revive grandes sucessos do passado, aqueles que você nunca escutava no rádio. É bom sair um pou... Continuar
  21. Escuta Aqui!
    pneu_furado Ninguém duvida que calibrar os pneus do carro é importante. Mas quantas pessoas fazem disso um hábito? Eu calibro meus pneus toda semana quando vou abastecer e te garanto que não sofro nada com isso. Simplesmente botei na minha cabeça que abastecer e calibrar são inseparáveis, como se reprogramasse o cérebro - "um não existe sem o outro, um não existe sem o outro". Chego a ficar um po... Continuar
  22. Programa de Índio
    criancas_revoltadasQuando eu era criança, havia um casal no meu prédio que adorava ir ao aeroporto de Congonhas para tomar café. Era um programa sério para eles, regular, levavam até os filhos. Meu pai achava aquilo tudo muito engraçado. Morávamos perto do aeroporto, mas não tão perto a ponto de justificar uma "passadinha" para tomar café. E olha que tínhamos muitos outros lugares com bom café (e café e... Continuar
  23. ECAD, Blogs, YouTube e Pitacos
    ECAD_malvado Como muitos já sabem - é trend no Twitter desde ontem - o ECAD propôs cobrar uma taxa mensal de blogs que inserem vídeos do YouTube. Aparentemente, saiu cobrando por aí, sem pudores. É claro que a reação viria sem tardar. Mesmo sob o risco de ser bombardeado - e sei disso desde o primeiro dia que resolvi começar o blog - preciso comentar. Espero que os leitores enxerguem um ponto de vi... Continuar
  24. Só esta semana, Academia com 50% de desconto
    Academia do Produtor Musical - exclusiva para membros Preço normal: 12 x R$97,00 Só esta semana: 12 x R$48,50 Vagas limitadas - podem terminar a qualquer momento e costumam ser preenchidas em poucos dias. Promoção comemorativa de 100.000 acessos. Apenas para pagamento com cartão de crédito.   Na Academia do Produtor Musical temos um número limitado de vagas por mês, para garantir a qualidade do aten... Continuar
  25. Grammys Digeridos
    grammys-2012-worst-dressedAproveitando o Oscar e tendo conseguido digerir os Grammys 2012 passados alguns dias, comento - foi tanto desgosto que nem sabia o que escrever. Então, nos textos de Bob Lefsetz, encontrei o que procurava para resumir meus sentimentos. Ano passado, meu filho tinha dois meses de vida e eu mal consegui assistir à cerimônia. Achava que este ano seria mais fácil. Ilusão! Quem tem filho de um a... Continuar
  26. De volta no ar...
    Nosso blog ficou fora do ar por algumas horas, o problema foi resolvido há alguns minutos atrás. Pedimos desculpas e sejam bem vindos de volta!... Continuar
  27. Dicas de Mixagem do Mixerman
    Zen And The Art Of Mixing No mundo do áudio, de vez em quando a gente se depara com uma leitura que abre a cabeça. Infelizmente, apenas de vez em quando. No ano passado os caminhos me levaram para o livro "Zen and The Art of Mixing". Título curioso, autor mais ainda: Mixerman. Acho que eu comprei de tanto ver posts no Twitter. E um nome como esse não é fácil de esquecer. Percebemos claramente quando um autor se e... Continuar
  28. Upgrade de Monitores sem Gastar Nada
    Posicionamento_Monitores_Home_StudioA menos que você trabalhe como Papai Noel de shopping center (ou qualquer coisa relacionada a shopping center), é bem provável que tenha um tempinho sobrando nestes próximos dias, não é verdade? Que tal melhorar BASTANTE o som do seu sistema? Não estou falando de tratamento acústico, muito menos comprar um novo par de monitores. Trata-se de algo simples e eficaz, que apenas requer tempo l... Continuar
  29. Sgt. Pepper's contra SMiLE
    sgt_peppers_beatles_cutoutsUma das coisas legais de ter um blog é poder desabafar, e eu preciso desabafar! Talvez não agrade muita gente, mas neste momento a opinião está bem clara na minha cabeça. Quem disse que um escritor tem sempre certeza sobre o que escreve? Blogar é justamente uma oportunidade para refletir, reavaliar, estudar, comparar, formar uma opinião - que certamente pode pudar amanhã. Eu adoro ler meu... Continuar
  30. Revista Guitarload - Grátis, Online e em Português
    Uma boa dica para todos os amigos leitores. Se você é guitarrista, então é obrigatório conhecer esta excelente publicação que mistura portal com revista virtual, trazendo matérias, entrevistas, tablaturas, dicas e áudio para escutar. Para Windows, Mac e iPAD. Nesta última edição, a matéria da capa é minha: "Home Studio - Até Onde Vale a Pena Investir?". Deixo o convite para você l... Continuar
  31. Compressores Clássicos (1176 e LA2A)
    fairchild_670Eu sempre digo que um compressor é apenas um compressor. Para gravar e mixar, um bom engenheiro pode chegar ao mesmo resultado usando praticamente qualquer modelo. Basta que o compressor seja versátil e tenha boa qualidade de áudio. Estamos falando de 90% ou mais dos compressores existentes, reais ou virtuais, analógicos ou digitais. Eles possuem controles de threshold, attack e release, ma... Continuar
  32. Boa Música a Caminho
    É difícil ter uma opinião imparcial quando você masterizou o disco e ainda quem produziu foi seu aluno. Mas faço aqui um esforço para ser isento e analisar: A banda "The Leprechaun" é muito boa. O primeiro disco será lançado em Janeiro e tem 12 faixas. E quando digo doze, são realmente doze músicas, cada uma com seu papel e mensagem - nada de encheção de linguiça -  e isso por si ... Continuar
  33. ECAD vs. SWU
    swuO slogan do festival com início agendado para amanhã é "começa com você". Eu mudaria para "talvez comece com você". Sobre a briga entre ECAD e os organizadores do SWU, o advogado Dr. Pedro Carneiro(*) comenta: A nova ofensiva do ECAD em face dos organizadores do festival SWU traz à tona a falta de segurança jurídica para o empreendedor no mercado do music business no Brasil. De u... Continuar
  34. Selo Musical
    thumb_subpopMuitos artistas e produtores sonham em ter o seu próprio selo. Frequentemente usado como sinônimo de gravadora, o objetivo de um selo é muito claro: lançar músicas e artistas no mercado. Uma gravadora tradicional pode ser encarada como uma grande organização, com vários departamentos e missões. Nem sempre é fácil imaginar a quantidade de atividades e profissionais necessários para se ... Continuar
  35. Qual é a sua especialidade?
    contorcionismoGanhe um curso completo de produtor musical! Procura-se especialistas. Todos os meses adicionamos um novo material didático na Academia do Produtor Musical. Você está convocado para criar seu vídeo e participar. Concorra a um curso de produção musical, incluindo seis meses de acesso à Academia. Basta fazer um vídeo didático com alguma dica sobre produção musical. Seu conteúdo poder... Continuar
  36. Isolamento do Quarto para Tocar Bateria
    caixa_de_ovo_isolamento_acusticoSinceramente? Nem perca tempo! Muita gente confunde isolamento acústico com tratamento acústico. Isolamento, ou isolação (parece não existir um consenso nos dicionários), é sinônimo de estrututra, massa, densidade, perda de área útil, mão de obra qualificada e dinheiro. Muito dinheiro. Cenário típico: quarto de 3m x 2m, seus parentes já sem paciência, vizinhos reclamando com o sí... Continuar
  37. Vídeo do Evento Ao Vivo
    tela_webinarSe você não conseguiu participar dos nossos Webinars, veja esta gravação, incluindo sessão de perguntas e respostas. As outras perguntas que não foram respondidas ao vivo serão comentadas aqui neste post. (vídeo também compatível com iPhone e iPad) Obrigado por assistir! ... Continuar
  38. Por Que é Tão Difícil Masterizar?
    everestAdorei esta pergunta recente no blog. Simples, direta, objetiva. (para uma explicação sobre o que é masterizar, veja este artigo) Normalmente as pessoas escrevem longas perguntas, situando suas dúvidas em um contexto, apresentando-se, compartilhando seu nível de experiência e suas frustrações. Nada contra. Mas não há nada como uma pergunta direta e objetiva. E para estas, não há nada... Continuar
  39. MIDI e Instrumentos Virtuais
    instrumentos_virtuaisUm amigo me disse: "É curioso como as pessoas ficam empolgadas quando os vídeo-games se parecem com a realidade. Ficam buscando a perfeição, aprendendo a usar controles, gastam tempo para praticar, aguardando novidades e comprando novos equipamentos... não seria mais fácil jogar tênis de verdade, em uma quadra real?" É como se daqui a alguns anos dissesem "agora sim, atingimos a perfeiç... Continuar
  40. Encontro Online Ao-Vivo: Tire suas Dúvidas
    evento ao vivo academia do produtor musicalEncontro ao vivo: >>> Gravação: assista ao vídeo do evento aqui. Obrigado a todos os participantes! O evento lotou e infelizmente nem todos conseguiram entrar ao vivo, mas estou preparando um vídeo com um resumo dos melhores momentos para poderem assistir aqui no Blog. Vou também responder por aqui todas as perguntas que não foram respondidas online. Até a próxima! "Conheça ... Continuar
  41. Otimizando a Estrutura da Música
    ovosVende-se ovos de galinha brancos e frescos direto da granja Vende-se ovos brancos e frescos direto da granja Vende-se ovos frescos direto da granja Vende-se ovos direto da granja Vende-se ovos Ovos Você tem certeza que a música é boa. Mais do que boa, uma verdadeira obra-prima, desde a concepção até as últimas etapas da produção. É diferente de tudo, original, super bem interpre... Continuar
  42. Inscrições Abertas para a Academia do Produtor Musical
    Conheça a Academia do Produtor Musical Um site exclusivo para membros, com cursos e serviços especiais para quem produz música. Lançamento oficial, hoje, segunda-feira 27 de Junho. Até agora, somente os ex-alunos estiveram acessando e aprimorando os recursos da Academia. Conheça mais detalhes e torne-se um membro, nos vemos por lá! ... Continuar
  43. Chega de Covers!
    Arte BarataDepois de um post com elogios, é hora de reclamar. Pelo desenvolvimento cultural, pelo direito de ouvir coisas novas e interessantes, pelo respeito ao ouvinte, gritemos juntos: chega de covers! Já faz alguns anos que a única solução para a fraca produção intelectual é a cópia. A versão, a re-edição, o re-lançamento daquilo que já é consagrado. Na música, os covers, ora justificad... Continuar
  44. Quanto tempo faz que você escutou um som realmente ao vivo?
    hammond_groovesEstamos tão acostumados a escutar música gravada que nos esquecemos de como soam bem os instrumentos ao vivo. Ontem eu pude reviver esta sensação. Não estou falando da Sala São Paulo e nem de orquestras sinfônicas - que sempre são uma grande experiência, sobretudo para quem trabalha com produção e sente falta de escutar música fora da sala de controle. Dessa vez, o clima é mais intim... Continuar
  45. Uma Editora Musical
    editora_musicalAproveitando a pergunta de um leitor, que tal conhecer um pouco mais sobre o papel de uma editora na indústria musical? O termo "editora" (o mesmo usado para livros) vem do inglês "publisher" e acredito que poderia ser melhor traduzido. A palavra "editar", neste sentido, mais do que qualquer outra coisa, significa "publicar" - tornar algo disponível ao público. Sabemos que qualquer produto q... Continuar
  46. As Mais Tocadas nas Festas
    músicas famosas nas festasEm 2010 o ECAD criou uma nova categoria de distribuição, baseada na amostragem de festas. A idéia seria recompensar mais justamente os titulares cujas músicas, apesar de  não tocarem nas rádios e shows pelo Brasil, são frequentemente executadas para um grande público em locais como clubes, buffets infantis e salões de festas públicos. As primeiras amostragens indicaram aquilo que dever... Continuar
  47. 4 Anos Históricos para o Rock
    Beatles chegam aos EUAPersonalidades e bandas que influenciaram tudo o que conhecemos hoje como Rock. Uma breve retrospectiva, em poucas palavras... (inspirado por um podcast de SoundOpinions.org) 1) 1964 - "A Invasão Britânica" Beatles, Rolling Stones, Kinks. Nos EUA, também em plena atividade criativa: Beach Boys, Bob Dylan. Precisa dizer mais? 2) 1967 - "O Verão do Amor" Sexo, Drogas e Rock Ps... Continuar
  48. Página no Facebook
    Mini Logo AudicaoCritica Se você é usuário do FACEBOOK, agora já pode acompanhar os posts do Audição Crítica e muitas outras mensagens e recursos dentro do facebook. Visite e CURTA nossa nova página! <<<<< Algumas vantagens: - Conteúdo do Blog dentro do Facebook - Facilita o contato COM os leitores e ENTRE os leitores: interação, comentários, compartilhamento - Agiliza a divulgação de F... Continuar
  49. Home Studio a Todo Vapor
    thumb_tascam_4trackDesde sempre, o artista deseja gravar em casa e produzir seus próprios trabalhos. O conceito do home studio é antigo e o maior obstáculo nem sempre é o custo dos equipamentos. Há alguns anos, você precisaria de um técnico em tempo integral em casa para fazer aquilo tudo funcionar. Sem falar nas habilidades de engenheiro de gravação, engenheiro de mixagem, produtor, arranjador e instrume... Continuar
  50. Qual a versão mais dinâmica?
    Antes de mais nada, use bons fones de ouvido ou caixas de som! Dificilmente você vai ouvir diferenças nas caixinhas do computador. Se você só escuta música pelas caixas do computador, meus pêsames, nem faz sentido continuar... Dynamic Range Day Competition by productionadvice Às vésperas do Dynamic Range Day (25 de Março), este é um bom momento para refletirmos um pouco mais ... Continuar
  51. Regulagem do Compressor no Barramento Master
    waves_ssl_4000_bus_compressorQuem nunca comprimiu o master bus na mixagem que atire a primeira pedra! Pelo menos um limiter "inocente" para dar volume, fale a verdade... E é a partir daí que podemos entrar em discussões gigantescas sobre o uso (ou não uso) de compressão no barramento estéreo. Compressão suave? Radical? Limiter? Punch? Aumentar o volume ou deixar para a masterização? A compressão do barramento mast... Continuar
  52. O Perigo de Produzir Sua Própria Música
    cd_phil_collins_going_backSe até Phil Collins errou nessa, ninguém está livre da armadilha.Saiu na Sound on Sound de Janeiro uma matéria bem legal sobre a produção do seu último álbum - "Going Back".Tudo começou em 2008, no home studio do artista, com estudos e rascunhos do que viria a ser um super-cover de clássicos da Motown. Baita responsa!Regravar algo que já foi sucesso é sempre um desafio extremo. Muito d... Continuar
  53. Mais do Mesmo - Jessie J
    O teste é fácil! Você precisa identificar os 19 clichês desta produção - mais uma pasteurizada que soa como outras 253 que já escutamos. A gente nem precisa sintonizar nas rádios pop-deprê, estas músicas chegam até nós, incrível, como vírus. O iTunes está dando o vídeo de graça, como "free da semana".O mais patético? 14 milhões de views no YouTube, e subindo. Este é o perfil da... Continuar
  54. Produção de Ex-aluno - Marcos China
    gafieira Marcos, obrigado pelo depoimento e parabéns pelo som!"Leva Essa"Gafieira em Concerto http://www.gafieiraemconcerto.com.br Produção: Marcos China (mhjsilva@gmail.com){audio}http://audicaocritica.com/images/stories/mp3/leva essa.mp3{/audio} Algo assim como um "chorinho cubano", com acentos latinos, bastante original e pulsante. Saudações ao grupo Gafieira em Concerto! Olá Dennis,Meu nome... Continuar
  55. Grammy 2011
    premios-grammy-2011Mais do que comprovar aquilo que todos nós já sabemos - quais são os artistas em evidência, o que mais se vende e toca no rádio - a cerimônia do Grammy é sempre uma excelente oportunidade para se conhecer novos sons. Poucas surpresas na superfície, grandes descobertas para quem se aprofundar um pouquinho na lista de concorrentes.Este foi o ano de Lady Antebellum. Acho que o hit deles é bo... Continuar
  56. Banco de Dados de DR
    dr_databaseAproveitando o último artigo, aqui está um banco de dados de discos comerciais e seus valores em DR.http://www.dr.loudness-war.info/A página é não-oficinal e está aberta ao público, para que todos possam participar, adicionando medições.Se você já baixou seu medidor DR, aqui estão os passos para incluir um disco:1. Escolha um álbum que ainda não esteja no banco de dados, de preferên... Continuar
  57. TT DR Meter - Medidor Grátis de Margem Dinâmica
    tt_dynamic_range_meterUma das ferramentas que mais uso para mixar e masterizar. UPDATE: Se não conseguiu baixar o plugin pelo link do artigo, experimente este:http://www.brainworx-music.de/en/downloadrequestBaixei a primeira versão há cerca de 2 anos, quando me cadastrei no Pleasurize Music para apoiar o fim da Guerra dos Volumes (mais artigos sobre a Guerra neste blog). Hoje, na versão 1.4a, pouca coisa mudou, m... Continuar
  58. Segredos de Eddie Kramer para Voz, Baixo e Efeitos
    ek_headerLançar plugins com a assinatura de lendários produtores e engenheiros virou mania entre os grandes fabricantes. Além da possibilidade de se criar um produto diferenciado, que foge do lugar comum, estes plugins prometem a sonoridade clássica de muitos artistas e álbuns famosos.Afinal, quem não gostaria de insertar um plugin e conseguir aquele som, sem precisar ficar horas e horas ajustando os... Continuar
  59. Um som "maior"
    som_grandeVeja como conseguir um som "grande" de bateria, guitarra ou virtualmente qualquer instrumento, sem precisar alugar salas grandes, nem agendar uma gravação na igreja do bairro.***** INCLUINDO CLIPS PARA DOWNLOAD *****Muitos são os discos clássicos que foram gravados em grandes salas, estúdios históricos com centenas de metros quadrados ou mansões alugadas. Tudo em nome do "som grande". Quan... Continuar
  60. Se gosta de usar "SOLO", experimente o "MUTE"
    mute_button(adaptado do artigo original de Dustin Whitt e Chris Green)O botão de SOLO é um fantástico aliado na hora de editar e mixar. Aposto que você SOLA canais o tempo todo, em busca de ruídos, para encontrar a origem de sons na mixagem, regular EQs ou simplesmente se orgulhar da bela captação dos vocais que demorou 3 horas!O grande problema é que um canal solado perde o contexto.As guitarras sol... Continuar
  61. Felippo Kherlakian Zasnicoff
    dennis_felippoFelicidades mil !!! Nasceu meu filho nesta sexta-feira, dia 17, ele e a mamãe passam muito bem.Vou ter que ficar ausente por alguns dias, aproveito para desejar boas festas a todos os amigos, leitores e alunos.Seja muito bem-vindo, Felippo, este amor que sentimos por você é infinito,Papai e Mamãe... Continuar
  62. Microfonação Minimalista de Bateria - Parte 1
    mic_simples_bateraSou um defensor do simples! Procuro sempre usar o mínimo de microfones possível. É a velha história da foto perfeita: se você tem paisagem, modelo, iluminação, cores, contraste, definição, foco - então é só questão de usar uma câmera decente, encontrar ângulo e distância e... click. Mas se você precisa tirar várias fotos, editar, recortar, ilustrar, colorir, colar e dá-lhe ... Continuar
  63. Qual o Estilo dessa Música?
    Original Dixieland Jazz Band - o inicio do Jazz, 1917Talvez você chame de "estilo", "gênero" ou "tipo". O fato é que nem sempre sabemos como classificar um tipo de som. Sem uma padronização, é mais difícil organizar as músicas na biblioteca do computador, os discos na estante (para quem ainda faz isso), procurar por músicas e bandas nas lojas reais e virtuais, criar um playlist, entender influências e por aí vai. Alguns softwares propõ... Continuar
  64. Projeto de Difusores e Absorvedores Acústicos
    acoustic calculatorAqui está um excelente software que pode ajudá-lo no tratamento acústico, e ainda é GRÁTIS! Lembro de ter baixado há alguns anos, gostei muito e me ajudou em vários projetos. Depois, o site saiu do ar, voltou com outro endereço, pedia um email para enviar link do software mas não enviava o email... perdi contato. Buscando hoje, encontrei o site de novo e parece que está bem fácil ba... Continuar
  65. Técnicas de Microfonação de Bateria e muito mais!
    WORKSHOP_GRAVACAO_BATERIA_14Esta rodada de Workshops no último fim de semana foi incrível, obrigado a todos os participantes! Aprendemos muitos conceitos importantes sobre Direitos Autorais com o advogado Pedro Carneiro, conversamos sobre carreira na produção musical, discutimos acústica de home studios (com direito a medição real ao vivo da resposta da sala e tempo de reverberação) e terminamos o dia experimentand... Continuar
  66. Rodada de Análises Gratuitas
    jukeboxAproveito para analisar no mesmo artigo vários CDs enviados nas últimas semanas. Estou muito contente com as participações, não só pelo nível das composições e produções, mas principalmente pela apresentação do produto - releases, textos, arte etc. Podem ter certeza que isso faz toda a diferença, não na minha análise, mas nas chances de ser escutado no mercado. E como sabemos, o... Continuar
  67. Últimos Workshops do Ano
    workshops_audicaocritica_novembroAgenda de Novembro publicada, teremos 04 eventos neste próximo fim de semana. 20/11 - SÁBADO - MANHÃ - 10h00 - CARREIRA NA PRODUÇÃO MUSICAL 20/11 - SÁBADO - TARDE - 15h30 - MUSIC BUSINESS e PÓS-PRODUÇÃO 21/11 - DOMINGO - MANHÃ - 10h00 - HOME STUDIO - ACÚSTICA E EQUIPAMENTOS 21/11 - DOMINGO - TARDE - 15h30 - TÉCNICAS DE GRAVAÇÃO - ênfase em microfonação de bateria Ritmo intens... Continuar
  68. Os 50 Melhores Solos de Guitarra
    quad_guitarDe acordo com pesquisa no site da Gibson e opiniões de alguns especialistas. Pelo menos serve para relembrarmos de algumas pérolas que, de fato, são imortais. Não diria que são todos "solos", muitos funcionam como riffs, frases complementares, sustentação harmônica, reforço da melodia principal. Enfim, termos e conceitos à parte, aproveite para reparar qual o papel de cada solo na produ... Continuar
  69. Comentários e Análises - Concurso de Mixagem
    macaxeira_porradapor Rafa Moreira - Baixista (Banda Macaxeira) Galera, tudo bom? Queria dizer inicialmente que vocês todos estão de parabéns por ter essa iniciativa de trabalhar com produções sonoras. Com certeza, a música é uma dádiva do bem estar coletivo, além de trazer sempre um novo sentido para qualquer coisa que acontece em nossas vidas.Sempre tive a música como algo inspirador, e essa é a... Continuar
  70. Qual a sua versão favorita?
    remix concurso de mixagemAqui estão os resultados do Concurso de Mixagem. São as versões recebidas dentro do prazo combinado, deixem seus comentários e votem! Parabéns a todos os participantes. Tivemos excelentes idéias e cada versão traz uma visão diferente, um ponto de destaque. Seria muito interessante juntar todos eles para criarmos um remix "oficial".Enquanto isso, eu e o pessoal da banda vamos redigir algum... Continuar
  71. Concurso de Mixagem
    engenheiro de mixagem VAGAS ESGOTADAS! Desculpe, do contrário não teremos como avaliar todas as produções. Obrigado a todos que participaram, se alguma vaga liberar voltaremos a informar.Para não perder os próximos concursos e comunicados, por gentileza siga-me no Twitter @zasnicoff Conforme informado pelo Twitter há alguns dias, vamos começar nosso Concurso de Mixagem! Na verdade, um concurso de pro... Continuar
  72. Sessões de Gravação na Boca do Grilo
    macaxeiraPara quem quer conhecer um pouco mais do meu estúdio novo. Atualização: A banda Macaxeira liberou 3 singles para audição e download (MP3 de alta qualidade)! Use o botão direito e "Salvar como..." para fazer o download. 1) De Luanda Veio o Rei {audio}http://audicaocritica.com.br/macaxeira/Macaxeira_NaBocaDoGrilo_DeLuandaVeioORei.mp3{/audio} 2) Mãe Catirina {audio}http://audicaocritica... Continuar
  73. Mulve - Apocalipse ou Gênesis?
    mulve - pesadelo da (antiga) industria fonograficaEis que chega o fim dos tempos. O grande pesadelo da Indústria Fonográfica, previsto há tantos anos, aconteceu, por mais que ela o tenha ignorado. MULVE é a personificação, a encarnação, a concretização do maior medo dos artistas, produtores, técnicos, gravadoras e distribuidoras. Dá para arriscar que será o tema da capa de várias revistas e cadernos nas próximas semanas. Talvez n... Continuar
  74. "Nem Sempre 100%" (Plano B)
    plano bEste foi o primeiro CD que recebi após reativar o serviço de análise. Obrigado a todos que enviaram suas músicas, os discos estão arquivados, na fila para análise. O EP "Do Lado B do Plano", do grupo "Plano B", chegou com encarte e arte, contendo 08 faixas muito bem produzidas por Felibe db, ex-aluno do nosso curso online. Felipe também é co-autor e músico participante em várias faixas,... Continuar
  75. Trio de Workshops
    Com a adição do workshop de Técnicas de Gravação, hoje à noite, temos um trio de eventos neste fim de semana: Sexta à noite: Técnicas de Gravação Sábado de manhã: Mixagem Prática Domingo de manhã: Masterização Prática É só se inscrever e comparecer, o pagamento poderá ser feito depois! Tel.:(11)2626-8324... Continuar
  76. Musical - O Som da Motown
    musical-o-som-da-motownDaqueles que dá vontade de assisitir de novo. Com 50 músicas maravilhosamente interpretadas, incluindo dueto virtual com Michael Jackson mirim, superou as expectativas, por um preço justo. Quem gosta de música com certeza não vai se arrepender. Uma pena que a divulgação parece não ser das melhores, o teatro não estava cheio, mas o musical é digno das maiores casas de show lotadas. As c... Continuar
  77. Obrigado, Pai!
    luiz_sergio_zasnicoffPerder um ente querido não é nada fácil. Muito triste. Acho que nunca estamos preparados para lidar com a morte. As lições, as reflexões e a consciência dos nossos sentimentos chegam com o tempo, enquanto seguimos o ciclo natural da vida. Neste dia triste, preciso escrever. Que seja, ao menos, para eu reler no futuro e nunca me esquecer do que está passando pela minha cabeça. Que eu con... Continuar
  78. Vale a Pena Comprar Plugins?
    vst-pluginsPlugins freeware e shareware existem aos montes, e muitos deles desempenham perfeitamente o seu papel. Será que vale a pena gastar centenas ou milhares de dólares em plugins "de marca" que prometem milagres? Antes de mais nada, acho importante separarmos os plugins em algumas categorias. - Simples / Objetivos - Complexos / Críticos - Remodelagens Virtuais Na primeira categoria, temos os ... Continuar
  79. Análise Grátis - Serviço Reativado
    envelope_analiseÉ só enviar seu CD para a Caixa Postal do AudicaoCritica.com Leia os detalhes: http://www.audicaocritica.com.br/servicos-producao-musical/analise-gratis Alguns usuários tiveram problemas com o antigo processo de upload, por isso a partir de agora receberemos as músicas por correio físico. O envio de CD tem outras vantagens: - Facilita o arquivamento. - Melhora as análises do áudio, co... Continuar
  80. Chegou a hora - Workshops em Agosto e Setembro
    workshop1Publicada a agenda de Workshops Presenciais para Agosto e Setembro. Quem estava aguardando, com certeza não perdeu por esperar! Já temos os primeiros 12 eventos agendados para Agosto e Setembro, cobrindo 6 temas diferentes. Veja todos os detalhes e garanta suas vagas. Monte sua própria agenda e parcele seu pagamento. Aproveite os pacotes com descontos. Espero te encontrar no meu estúdio... Continuar
  81. Síndrome da Aquisição de Equipamentos
    gasQuero ser cozinheiro. Qual é a melhor panela? Quero tirar um racha em Interlagos. Qual é o melhor carro? Quero pintar minha casa. Qual é o melhor rolo de tinta? Quero jogar futebol. Qual é a melhor chuteira? Você deve achar que as perguntas acima não fazem muito sentido, afinal, como jogar toda a responsabilidade do nosso desempenho em um equipamento? Onde fica nosso conhecimento, expe... Continuar
  82. A Importância do CD
    coleção de CDsPraticamente não existem mais CDs. O custo de duplicação é alto. A Internet é muito mais eficiente na divulgação e distribuição de músicas. Certo? Errado. No mês passado, escrevi um pequeno artigo sobre uma banda chamada Medollic. Disse que o seu disco de estréia tinha grande margem dinâmica e que a própria banda usava esta característica da masterização como marketing positivo. ... Continuar
  83. Concurso Nacional de Piano
    quote2Reencaminhando texto enviado pela Trento Comunicações. Não conheço e nem possa recomendar, mas não custa divulgar para os interessados. Concurso nacional de piano abre inscrições Evento em Curitiba distribuirá R$6,5 mil em prêmios para os finalistas Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Concurso de Piano Prof. Edna Bassetti Habith, que será realizado no mês de ... Continuar
  84. Reverb Natural ou Artifical?
    landscape_beachPergunta frequente no nosso Curso Online: "É melhor captar uma bateria com o reverb natural da sala ou gravar o instrumento seco, para depois usar plugins de reverb?" Esta questão envolve diversos conceitos e, como quase tudo no áudio, não existe uma regra. Mas certamente há conceitos que podemos e devemos considerar para tomar uma decisão consciente. Usaremos o exemplo da bateria, mas ele... Continuar
  85. Carreira de Produtor Musical
    1oworkshop_small Então você fez vários cursos, visita fóruns e sites há muitos anos, adora gravar em casa e sonha em trabalhar com Produção Musical. Qual o próximo passo? Este foi o tema central do nosso primeiro Workshop. Se você se identifica com as perguntas abaixo, não perca o próximo evento e descubra que falta pouco para iniciar sua carreira na Produção Musical: - Como faço para conseguir ... Continuar
  86. 1o. Workshop sobre Carreira na Produção Musical
    workshop ATUALIZAÇÃO: Vagas disponíveis no ônibus que sairá da Av. Paulista neste domingo. Interessado em participar? Por favor contate a Karina da administração pelo email: karina@audicaocritica.com.br) Há alguns meses, comentei que começaríamos a oferecer Workshops práticos e presenciais a partir deste semestre. Gostaria de anunciar oficialmente a estréia! Nosso primeiro evento já est... Continuar
  87. O que é, afinal, Masterização?
    Plugin de masterização - MENTIRA!Apesar de polêmico e antigo, tenho a impressão que o assunto está voltando com tudo. Talvez porque mais e mais pessoas estejam percebendo que tirar um bom som no Home Studio não é tão fácil quanto se imagina. E aí recorrem à "masterização" na tentativa de salvar o projeto. Ou talvez por causa da crescente oferta de plugins que se dizem "especializados em masterização". Tenho uns 2 ou... Continuar
  88. Estúdio "Boca do Grilo"
    cara_de_novo Estou tão acostumado a escrever no Blog que foi difícil ficar ausente nestas últimas semanas. Tentando botar os emails e pendências em dia, mas foi por um grande motivo: montagem do estúdio novo! Quando comecei a trabalhar com produção, tive que decidir se valeria a pena projetar e montar um estúdio de gravação. Os dados desanimavam... Cansei de ver bons estúdios encerrando suas ativ... Continuar
  89. Regulagem dos Volumes das Pistas no Mix
    volumes_na_mixagemDica da Sweetwater, que me pego fazendo cada vez mais. Ajustar os volumes no mix parece um processo sem fim. Os vocais estão baixos demais? Caixa e bumbo exagerados? Ontem estava soando bem, hoje não. No iPOD, a guitarra some. Quando mixamos, perdemos a "audição espontânea". Qualquer ouvinte perceberia algum desequilíbrio grave, mas nós já estamos envolvidos demais para poder julgar. ... Continuar
  90. Arrecadação de Direitos Autorais em 2009
    direitos_autoraisSaiu a lista 2009 dos campeões de arrecadação via ECAD. Ao contrário do que muita gente pensa, o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) atua somente sobre as execuções PÚBLICAS das obras musicais. Ou seja, o ECAD monitora Rádios, TVs, Shows ao vivo, Festas e Eventos públicos em geral, para determinar quais são as OBRAS executadas, podendo arrecadar e distribuir as... Continuar
  91. O Som do Coldplay no Estádio
    show_coldplay_sp_por_m_rossiProblemas técnicos ou expectativas erradas do público? Um projeto de áudio e acústica, SEMPRE irá priorizar algumas posições de público, em detrimento de outras. Isso vale para um Home Studio de 4 metros quadrados ou para o Estádio do Morumbi. Num estúdio de mixagem, o tratamento acústico visa otimizar o som para a posição de audição do técnico. É só se afastar alguns metros do... Continuar
  92. Ditados sobre Gravação
    fiolosofia_de_caminhaoEscolhi alguns que me soam bem verdadeiros. E você, concorda com estas frases máximas do produtor Ronan C. Murphy? Tenho certeza que muitas delas nós já aprendemos na prática... Não existe algo "muito produzido", mas sim produções apropriadas ou inapropriadas. A qualidade de uma gravação é determinada pela performance dos músicos. Às vezes, as pessoas que sabem menos do que voc... Continuar
  93. O Ciclo Recomeça
    capa_medollicRapidinha, porque senão vai parecer que só escrevo sobre este assunto. Mas confesso que sou mesmo obcecado pela qualidade do áudio que escutamos. A Guerra dos Volumes não é um problema atual, só está em evidência porque atingiu um grau inédito de ofensa ao ouvinte. Quando os ouvintes reclamaram do Death Magnetic (Metallica), ali estava o sinal de que bandas e gravadoras começariam a rep... Continuar
  94. Produção Relâmpago em 24 horas
    multimeios Neste último ano, tive o imenso prazer de participar do Curso Multimeios, do Instituto Ressoar da Rede Record. Um dos alunos compôs um tema musical para o curso e queria gravá-lo. Topei o desafio e muitos colegas da turma participaram desta produção relâmpago, que funcionou como uma oficina didática do curso. A primeira edição do curso de formação de auxiliares técnicos em multim... Continuar
  95. Carnaval
    Caros leitores e alunos, estarei com acesso limitado à Internet durante o Carnaval. Favor aguardar alguns dias para que as mensagens sejam respondidas. Obrigado, até breve!... Continuar
  96. Você Escuta as Distorções?
    escutando as distorcoesCostumamos associar o termo "distorção" à saturação de equipamentos, tanto analógicos quanto digitais. Amplificadores, alto-falantes e computadores possuem um limite máximo de operação. Se o sinal tentar ultrapassar este limite, a onda será achatada. Escutamos o famoso som de "caixa estourada". No áudio digital, chamamos isso de clipping. Mas distorção é muito mais do que isso e pod... Continuar
  97. Reverb de Convolução
    Campo ReverberanteA onda sonora emitida pelo instrumento se espalha no ambiente. Primeiro, chega diretamente ao ouvinte. Mas segue seu caminho, para várias direções, e atinge superfícies. Reflete. Para outras direções. Passa de novo pelo ouvinte. Continua adiante, reflete em outras superfícies, e em outras mais, atinge o ouvinte. No mesmo instante, outras centenas ou milhares de reflexões estão ocorrendo.... Continuar
  98. Workshops do Audição Crítica
    workshop_audicao_criticaNeste trimestre, começaremos os Workshops do Audição Crítica, com palestras e temas práticos do uinverso da Produção Musical. O objetivo será oferecer, periodicamente, 01 dia de treinamento intensivo sobre um tema específico. Os Workshops foram desenvolvidos para atender a uma demanda de leitores e ex-alunos que desejam se aprofundar em questões técnicas. Os participantes irã... Continuar
  99. Nova Lei sobre o Registro de Obras Musicais
    partitura-musicCurioso... Até dá pra aceitar que a iniciativa é válida, como medida de preservação do acervo nacional. Porém obrigar editoras e produtores fonográficos a realizarem os registros na Biblioteca Nacional pode ter consequências diversas. (antes de mais nada, saiba que o registro das obras continua facultativo para o autor. Veja este artigo para mais informações.) Por um lado, alivia a re... Continuar
  100. Crie seu Avatar Universal (Gravatar)
    Se você costuma deixar comentários em blogs, a utilização de um Avatar (foto, ilustração, caricatura, logo etc.) ajuda na interação com o autor e com os outros usuários. Seus posts são rapidamente identificados e, automaticamente, é criado um maior senso de credibilidade e disponibilidade. O sistema Gravatar é compatível com milhares de sites e blogs na Internet, incluindo o Audi... Continuar
  101. Medidor de Fase e Estéreo
    medidor_estereoAqui temos dois medidores que podem ajudar bastante nas fases de Gravação, Mixagem e Masterização. Nem sempre são bem compreendidos por produtores e engenheiros, vale entender um pouco mais sobre suas funcionalidades e aplicações na Produção Musical. Medidor de Estéreo Também conhecido como "estereômetro" ou "galvanômetro", originalmente se tratava de um osciloscópio que compa... Continuar
  102. 7 Tarefas para Alavancar sua Carreira em 2010
    resolucoesdeanonovoNós adoramos listas! - As 10 Mais - Os Piores do Ano - As Top 100 nas Rádios. Listas são uns dos assuntos mais re-twitados na Internet, facilitam a organização mental e despertam curiosidade. Para este artigo, procurei escrever não 10, nem 100, mas 7 tarefas que poderiam fazer nosso ano começar cheio de gás. Atividades simples que acabamos deixando de lado na correria do dia-a-dia. ... Continuar
  103. Balanço do Ano
    rostoBlog_xmasAos leitores, clientes, alunos, visitantes, amigos e a todos os apaixonados por música, desejo um Ano Novo simplesmente maravilhoso! Saúde, paz, alegria, boa música. Não precisamos muito mais do que isso e sou muito grato pelo belo ano que está terminando. Durante este tempo, nosso site amadureceu e ganhou novas visitas. Com pouco mais de um ano de idade, hoje conta com aproximadamente 15.... Continuar
  104. Efeito de Proximidade
    Efeito de ProximidadeEssa é pra quem se interessa pelos detalhes técnicos do áudio profissional. Acredito que você já tenha ouvido falar sobre o Efeito de Proximidade dos microfones direcionais. O famoso reforço de graves quando o vocalista se aproxima demais da cápsula. Sorte dos menos afortunados com voz fina, pesadelo dos barítonos, baixos e engenheiros de gravação que perdem o controle da captação q... Continuar
  105. Letra fácil = Ponto extra
    Fluxograma de Hey JudeDurante a pré-produção, tendemos a complicar o que não precisa ser complicado. Comece a reparar nas suas canções prediletas. Quantas delas possuem letras simples e memoráveis? Aposto que várias! É assim que o ouvinte capta a mensagem. É assim que reconhecemos uma canção, nos identificamos e cantamos juntos. Para uma produção caminhar bem, lembre-se do básico: musicalidade, rep... Continuar
  106. Gestalt Jazz Café
    Comida da VóAposto que sua avó é uma grande cozinheira! Daquelas que pode passar horas e horas na cozinha, faz o melhor bolinho de arroz do mundo, adora as receitas da Ana Maria Braga e se orgulha de ver os netos se entupirem de comida. Também arriscaria dizer que ela nunca fez um curso de culinária, verdade? Será que todas as avós nasceram com o incrível dom da culinária? Ou será que 6 horas por... Continuar
  107. Um Produto Diferente - Banda sLO
    ATUALIZAÇÃO: A produção da banda sLO está parada no momento, algumas músicas gravadas e mixadas pelos próprios músicos estão disponíveis no MySpace! Esperamos retomar em breve, enquanto isso os planos para o box didático estão adiados. Para quem gosta de música, em todos os seus sentidos: groove, letras, produção, sonoridade. Reggae? Rock? Não sei e nem quero saber, apenas u... Continuar
  108. As Armas do Músico
    gun-guitarEste é um dos textos mais sensatos sobre Music Business que encontrei nos últimos tempos. Compartilho destas idéias e continuo achando que entender o cenário atual e ter expectativas reais é o primeiro passo (e o mais importante) para quem deseja se aventurar no mundo da música. Tenho procurado escrever sobre o assunto no meu blog e é sempre muito legal encontrar um ponto de vista parecido... Continuar
  109. Cabine de Gravação
    recording_boothO mundo do Áudio é repleto de vícios e mitos. Ao que parece, nós precisamos de referências, dogmas populares, para nos sentirmos mais seguros durante uma conversação ou decisão de compra. Devemos ter cuidado com os julgamentos precipitados. Quando alguém comenta que tal pessoa faleceu, nossa primeira reação é perguntar: "Morreu do quê?". Como se isso fosse o mais importante. Talvez p... Continuar
  110. Você sabe mixar?
    charles-dyeQuem acompanha meu Blog deve ter reparado que frequentemente escrevo sobre a "curva de aprendizado", que às vezes chamo de "degraus de consciência". O conceito é simples, mas nem sempre compreendemos de imediato, até passarmos pela situação! Um exemplo comum: pessoas que têm facilidade com computadores e Internet não apresentam grandes dificuldades para instalar programas, acessar sites ... Continuar
  111. Os (diferentes?) Sons dos Microfones
    mics_modelosVenho planejando este tipo de teste há algum tempo. Se você, assim como eu, é fanático por microfones e está sempre procurando testar e estudar modelos, então vai aproveitar este artigo. Foram horas de preparação, encontros e desencontros, espero que goste! Eu e meu amigo Flávio Kranic (locutor profissional e proprietário do Alkra Estúdio) juntamos alguns dos nossos mics prediletos ... Continuar
  112. Instrumentos e Frequências
    Orquestra SinfônicaQuem trabalha com mixagem deve concordar comigo que uma das maiores dificuldades está na EQUALIZAÇÃO dos instrumentos. Pistas que soam bem em solo costumam causar problemas quando mixadas com outros instrumentos que ocupam a mesma faixa de frequência. Um dos recursos que sempre utilizo é o filtro de cortes, tanto o passa-altas quanto o passa-baixas. Na grande maioria dos casos, um instrumen... Continuar
  113. Imagem Sonora ou Som Visível?
    impulso sonoroJá sei o que fazer no meu próximo tempo livre. Aí está o video-game que faltava! Quem trabalha com áudio deve conhecer uma ferramenta chamada ESPECTROGRAMA. Trata-se de uma representação visual do áudio, com a escala de frequências na vertical e o tempo na horizontal. A cada instante, podemos visualizar que frequências estão sendo reproduzidas, e com que volume, através da cores e ... Continuar
  114. Eu Sou uma Farsa!
    lobo_mauLeitor, você está sendo enganado! Se você visita meu site e gosta dos meus artigos, repense. Você certamente foi forçado a gostar deles. Se faz o meu curso online e está aprendendo coisas interessantes sobre a produção musical, tudo não passa de uma ilusão. Maquiavelicamente, estou fazendo com que você pense que está aprendendo, só ensino besteiras. Se você enviou uma música par... Continuar
  115. Ouvir para Crer
    tratamentoCerca de metade dos emails que recebo dos leitores contém alguma pergunta sobre Tratamento Acústico. Às vezes é difícil acreditar que fazer um projeto e desembolsar 3, 4, 5 ou 10 mil reais pode fazer toda a diferença. Mais fácil é crer que comprar um microfone caro ou uma interface de áudio com mais funcionalidades vai nos ajudar a fazer músicas melhores.  Visito estúdios todas as ... Continuar
  116. Produção de "Money" do Pink Floyd
    A correria com as últimas turmas do Curso Online me impediu de escrever no blog por alguns dias, mas para não deixar um hiato ainda maior, segue um vídeo muito legal com alguns detalhes da gravação de Money. Se você não entende Inglês, sem problemas, porque a música é linguagem universal, certo? Este vídeo é especialmente didático para quem quer conhecer um pouco mais sob... Continuar
  117. Sound On Sound de Les Paul
    Morre Les PaulO que mais alguém pode almejar de uma vida do que morrer com 94 anos, deixando um legado sem preço para a Música, respeito, admiração e uma história sólida de conquistas? Parabéns Les Paul! Guitarras e e Rock & Roll a parte, na engenharia de som, Paul contribuiu diretamente (e inventou) vários conceitos importantíssimos de gravação de áudio, incluindo microfonação próxima, ec... Continuar
  118. Capa e Nome Aleatórios para seu Primeiro Disco
    thumb_capaaleatoria(atualizado com capas dos leitores) (adaptado do artigo original do NoiseAddicts) Procurando nome paraa banda? Título dodisco?Designer para a arte da capa? Existem alguns geradores de nomes na Internet, para você batizar sua banda, disco, ou pelo menos conseguir alguma inspiração. O modelo proposto aqui, no entanto, é mais divertido. Com um pouco de sorte, pode ser exatamente o que ... Continuar
  119. Uma Dose de Bom Som
    Coletânea da Rita Ribeiro - FANTÁSTICAQuando alguém quer escutar todo o potencial da minha sala de audição, uma excelente opção é Rita Ribeiro. Quando preciso refrescar os ouvidos e ouvir um CD limpo, dinâmico, emocionante: Rita Ribeiro. Quando um cliente quer comparar uma masterização com uma referência segura: Rita Ribeiro. Uma das coisas mais legais na música é descobrir um som novo. Um BOM som novo. Às vezes não ... Continuar
  120. Produção de Jingle em 7 horas
    Gravação do côroSábado, 19hs, acabava de retornar do litoral (visita rápida ao Guarujá), meu celular tocou. O amigo (e agora cliente) precisava gravar um Jingle para uma grande marca de cerveja. O Prazo? Segunda-feira na primeira hora da manhã. Duas horas depois, às 21hs, estávamos todos na minha sala de casa: eu, cliente, músicos e meu gravador portátil H4n, cuidadosamente posicionado para fazer o pri... Continuar
  121. Projeto Natura Musical
    Não conheço o serviço, tive o primeiro contato recentemente. Aparentemente, muito interessante, com mais de 100 projetos de música brasileira patrocinados. Uma boa opção para quem está buscando apoio, não custa tentar. O Edital Nacional 2009 está aberto para inscrições. ... Continuar
  122. 20 Perguntas que Toda Banda Deveria Responder
    Minha Banda vai ter Sucesso?Traduzi estas perguntas deste artigo original de Cristopher Harding, muito interessante. Depois de analisar várias histórias de sucesso de artistas e bandas, ele compilou uma lista de hábitos e características daqueles que conseguiram um grande salto na carreira, atingindo repercussão nacional. ***** "Quer saber se está preparado para uma carreira 100% música? Onde pode esperar tocar e qu... Continuar
  123. Músicas que Duram
    Robin Gibb do Bee GeesQuando eu tinha uns 6 anos, aprendi a mexer no toca-discos da sala. Meus pais me autorizaram a escutar a pequena coleção que tínhamos em casa, depois de provar que eu conseguia manter a ordem, sem riscar os LPs. Entre os meus preferidos, estavam "Money for Nothing" (Dire Straits) e uma outra coletânea, do Bee Gees, da qual não me lembro o nome. Eu conhecia Bee Gees como nenhum outro coleg... Continuar
  124. Tocar, Editar ou Gravar?
    Edição de Músicas (publishing)Passado o período de choque com a morte do rei, que incluiu péssimas reportagens, piadas de mal gosto e uma surpreendente falta de informação, alguns jornalistas estão revisitando a carreira de MJ  e descobrindo um empresário muito mais consciente do que se imaginava. Em particular, este artigo por Eric Beall descreve as incursões de Michael Jackson pelo mundo do publishing (edição), su... Continuar
  125. Representante de A&R
    Representante de A&R - Inimigo ou Aliado?No mundo ideal, uma banda contratou um produtor, conseguiu lançar uma demo interessante e atraiu a atenção de um selo. Neste cenário tradicional, o selo redigirá um contrato que será analisado e aprovado pelas partes e a produção do disco comercial se inicia, financiada pela gravadora. Embora intérpretes, músicos acompanhantes, compositores e produtor possam ter contratos diferentes en... Continuar
  126. Botão PFL da Mesa de Som
    Botão PFLO PFL é um dos recursos mais úteis de uma mesa de gravação ou mixagem. Se a sua mesa de gravação ou mixagem possui este botão, saiba como e quando utilizá-lo para regular os canais de entrada. O sinal que entra em um canal da mesa tem o seu ganho ajustado para que esteja em um nível apropriado (nominal) para ser equalizado, mixado, gravado etc. pela mesa. Normalmente, este sinal segue u... Continuar
  127. Yuri, Descanse em Paz
    Yuri estava entre os três falecidos no acidente com o aquecedor a gás, em Campos de Jordão, nesta última quarta-feira. Com apenas 25 anos, é muito difícil acreditar que isso tenha ocorrido. Falei com ele há cerca de um mês. Não estava mais trabalhando na Anhembi Morumbi, mas estava bastante empolgado com os trabalhos de áudio e as perspectivas para o futuro. Íamos nos encontrar em bre... Continuar
  128. Próxima Turma Começa em 13 de Julho
    curso_producao_musicalHá poucas horas, abri as inscrições para próxima turma do Curso Online de Produção Musical. Visite a página do curso para ver os detalhes. Se você está querendo melhorar suas produções, este curso foi feito para você: - Gravar com qualidade profissional.- Divulgar suas músicas e atrair o público.- Projetar e montar seu próprio Home Studio.- Aprender de casa, com didática objeti... Continuar
  129. Q-Clone da Waves
    Clique para ampliarSei que muitos colegas usam os plugins da Waves®, mas tenho reparado que pouca gente conhece o Q-Clone, que pode ser uma mão na roda em algumas situações. O conceito por trás do Q-Clone é simples e genial. Vamos supor que você tenha um Equalizador externo, um hardware daqueles que você não vende por nada. Você gosta do som, tem intimidade com os controles, gostaria de usá-lo em todas ... Continuar
  130. "Eu Vencerei" (Moisés Cleyton)
    Eu Vencerei"Eu Vencerei" é mais um exemplo do nível de produção musical que existe no segmento de músicas de louvor. Arriscaria dizer que é nicho que mais cresceu, tanto em consumo quanto em produção, nos últimos anos. Do ponto de vista do produtor, as técnicas não são diferentes daquelas utilizadas para outros estilos musicais. Naturalmente, existe um grande foco nos vocais e, portanto, na men... Continuar
  131. Socorro, Meu Filho Quer Ser Músico!
    executivo-mirimMinha tentativa de amenizar uma questão que é séria e certamente preocupa muitos pais pelo mundo afora. Mas como sempre procuro enxergar o lado otimista da situação, decidi escrever de uma maneira descontraída. Talvez ajude famílias inquietas que não sabem se devem ou não incentivar seus filhos. Estava respondendo um email para um pai preocupado, que naturalmente se questionava sobre a c... Continuar
  132. O Último da Categoria
    michael_jackson_1971_got_to_be_there  Havia várias semanas que eu não saia para tomar um chopp. Quando meu amigo Anísio chegou, antes de me dar a mão, perguntou: "Você não sabe quem morreu?". O Mammana ligou em seguida, com as últimas notícias, ainda não tinham confirmado sua morte. Mais tarde no carro, de volta pra casa, a rádio que eu gosto só tocava os hits. Curiosamente, não me lembro de ter escutado uma só mús... Continuar
  133. O Mistério da Sala do Samir
    O Fantasma SonoroMeu amigo Samir é o homem por trás da tecnologia do meu site. Servidores, acessos, manutenção, código. Quem tem um site movimentado sabe como é difícil manter o conteúdo no ar, com boa velocidade de acesso, sobretudo quando existem cursos online e vídeos em alta-definição. De uma mês para cá, ele me comentou que começou a "escutar" um "som" perturbador na sua casa. Começamos a inve... Continuar
  134. Upgrade no Home Studio
    Anúncio TentadorEntrou um projeto e sobrou uma grana para investir no estúdio. Sua lista de desejos está grande e toda semana lançam um equipamento novo, promissor e tentador. O que comprar??? O mundo seria mais fácil se não existissem tantes opções e opiniões diferentes... Se você está esperando uma receita infalível, que eu indique alguma marca ou modelo de monitores e interface, acho que vou desap... Continuar
  135. 65 Mics por Menos de US$200
    Loja online de Pro Audio: SweetwaterA maioria dos equipamentos que possuo foram comprados na Sweetwater. Gosto muito do serviço de vendas, suporte técnico, site, vídeos e depoimentos. Nos EUA, os preços de Pro Audio são praticamente tabelados, então a escolha do revendedor fica mesmo por conta do serviço, disponibilidade e prazo de entrega. Nunca pedi para enviarem no Brasil, mas como viajava regularmente a trabalho, entr... Continuar
  136. Música Certa, na Hora Certa
    ringtoneQual o seu estilo musical preferido? Banda favorita? Quem trabalha com música, inevitavelmente precisa responder estas perguntas. Os clientes querem saber sobre suas preferências, referências. Comparar gostos, encontrar artistas em comum. É claro que sempre temos alguns artistas preferidos, que marcaram fases da nossa vida, que escutamos repetidas vezes durante anos e anos. Ou porque nos iden... Continuar
  137. Seus Próprios Samples
    Audio SamplePoder trabalhar com Samplers e Samples é uma das grandes maravilhas do estúdio moderno. Mas por algum motivo, no final do dia, acabo usando minhas bibliotecas de sons muito menos do que eu esperaria... Tenho algumas teorias e sugestões para você, e eu, melhorarmos a eficiência das nossas produções com samples. Antes de mais nada, você precisa organizar e catalogar sua coleção. Se você... Continuar
  138. Meu Home Studio
    home studio dennis zasnicoff Acabei de gravar um vídeo no meu Home Studio, com participação especial da Bebel, minha Yorkshire de 1kg. Este é o meu ambiente de trabalho, um quarto de apartamento transformado em estúdio de produção musical, depois de uma difícil negociação com a patroa ;-) Fiz o projeto acústico e a instalação do tratamento durante vários meses, realizando medições e ajustes conforme eu ... Continuar
  139. "Action Movies" (Projetex)
    Música de Sequência de AçãoSequência no Cinema? Vídeo-game? Já pensou o que seriam das cenas de ação sem uma boa música envolvente? Lembro de ter lido uma vez que "a música do filme é boa quando você nem repara que ela existe". Será que é verdade? Dúvido que quandovocê lê"Titanic" não vem aquela flautinha desesperadora na cabeça !?!? E o que me diz de Darth Vader? Matrix? X-Files? Aí já estamos entrando ... Continuar
  140. Quando a Música não Rola
    Natalie Merchant & Michael StipeO R.E.M. deve estar entre as bandas mais inovadoras e originais das últimas décadas (fica até difícil caracterizar o estilo, College Rock?). Sempre vejo grandes nomes da música citando o R.E.M. e sobretudo, o vocalista Michael Stipe, como importantes referências no cenário. Natalie Merchant também é famosa no meio. Com um timbre único e marcante, cantou grandes sucessos de seu grupo "... Continuar
  141. Links da Semana
    Selecionei alguns artigos e sites em inglês que podem ser úteis, para quando você tiver um tempinho durante a semana.  Revisão do software de gravação gratuito Audacity - instalação e funcionalidades básicas: http://www.l2pnet.com/audacity1 6 microfones a condensador para vocais femininos, de US$120 a $1900, com exemplos em áudio para baixar e comparar: http://www.audiogeekzine.co... Continuar
  142. O Artista Pode se Reinventar?
    Préliminaires - Iggy PopTalvez a questão nem seja se "pode", mas se "deve". Iggy Pop se reinventou, totalmente. E parece que funcionou. Confesso que nunca acompanhei sua carreira de perto, a ponto de comprar discos ou escutar suas músicas com frequência. Mas já era notável que seus momentos de Rock Superstar ficaram no passado. Muitos fãs diziam que os últimos álbuns eram bem fracos. Tem um jornalista que c... Continuar
  143. Cálculo do Absorvedor de Membrana
    absorvedor de membranaQuando escrevi sobre o funcionamento do Absorvedor de Membrana, fiquei devendo uma fórmula para o cálculo da frequência de atuação. Projetar e construir seus próprios absorvedores é uma maneira econômica de começar o tratamento acústico do Home Studio. Mas não é só isso que resolve! A matemática é relativamente simples. Difícil é conseguir prever qual o grau de atenuação, ent... Continuar
  144. Astronautas? Cientistas? Apenas tocadores de synths
    Este é o vídeo do último encontro dos viciados em synths. A trilha musical, obviamente, foi feita durante o evento. Nerds e geeks, músicos de primeira categoria, que simplesmente não conseguem (e não deveriam!) se render à dupla teclado e mouse, encontram-se para ver as raridades e ter uma oportunidade única de tocar e escutar alguns timbres lendários. Imagine como era difí... Continuar
  145. "Varanda" (Valdemir do Cavaco)
    Cavaco-vaco-vaco Música enviada pelo próprio compositor, e também intérprete nesta gravação, Valdemir do Cavaco. A faixachegou como "gravação-guia", mas não sei se posso considerá-la assim. Já comentei sobre issono passado, em outras análises. Esta produção estaria muito mais para uma DEMO do que para uma GUIA. Reparecomo já foi mixada, tem todas as coberturas gravadas, coro, é quase um trabalh... Continuar
  146. Resultado da Pesquisa do Curso Online
    Curso online de produção musicalRecentemente, pedi que alguns amigos leitores respondessem uma pesquisa que preparei, sobre o lançamento do meu Curso de Produção Musical. O serviço será disponibilizado via Internet,  como parte de um pacote de assinatura com materiais e serviços complementares. Veja alguns dos principais resultados da pesquisa: - 98% pretendem fazer um curso de produção, sendo que a maioria não... Continuar
  147. Para os Fãs do Reason
    Clique para aumentarO pacote Reason da Propellerhead é um dos mais poderosos e populares no meio da produção musical, sobretudo para quem faz música eletrônica e trabalha com MIDI. O Reason nunca foi capaz de gravar áudio, apesar de gerar excelentes timbres que podiam ser "conectados" a outros pacotes de gravação e mixagem via tecnologia ReWire. Sempre achei legal um fabricante manter sua proposta e foco o... Continuar
  148. Agora Sim, Tudo Está Claro !
    Estudando passo a passoOs psicólogos poderiam chamar de "Degraus de Consciência". Para os mais místicos, o termo talvez seja "Transcender". A religião usa a palavra "Revelação". Analogias (e exageros) à parte, é uma sensação que você pode ter, já tive muitas vezes, e continuo tendo. Você já sentiu isso? Na faculdade era um pouco diferente, mas já acontecia. Você começava aprendendo Cálculo Difer... Continuar
  149. Alguns Truques de PAN - Parte II
    Steinberg Stereo ExpanderNo primeiro artigo falamos de gravações estéreo e como diminuir a "largura" e ajustar a posição de instrumentos para equilibrar o panorama no mix. Hoje vamos ver a situação oposta: como "alargar" o áudio quando o instrumento está muito "pequeno" ou "mono". OUVIDOS INTELIGENTES Só para você ter uma idéia de como o nossa audição é complexa, até hoje, médicos cientistas não cons... Continuar
  150. Já Está Funcionando o Novo Download do Livro
    Use a caixa ao lado para baixar o seu exemplar!Agora ficou mais fácil baixar o "Manual de Bolso da Produção Musical". O novo processo que estava em teste agora é definitivo. Você não precisa mais se registrar, criar usuário e senha. Basta cadastrar-se na minha Newsletter de Produção Musical, digitando NOME e E-MAIL na caixa "LIVRO GRÁTIS" à direita e eu te enviarei uma cópia por e-mail. Automaticamente, você estará cadastrad... Continuar
  151. "Recepção A2" (Derivados)
    Banda DERIVADOS Banda gaúcha "Derivados" envia faixa para análise e pergunta sobre masterização. Quem assina essa produção é Ticiano Paludo. É provável que você já tenha ouvido falar desse nome. Ticiano Paludo é um produtor veterano e respeitado que escreve uma coluna para a Revista Backstage. Infelizmente, deixei de acompanhar a revista e, consequentemente, sua coluna há algum tempo, embora eu s... Continuar
  152. Dicas para Bandas e Compositores
    Composição de MúsicasÉ mais fácil falar do que fazer, posso passar algumas dicas, de livros que li e de situações que vivi com clientes, mas botar isso na prática depende de você. Acredite, funciona. Não são técnicas de composição, aliás muito bem exploradas em livros especializados e pouco conhecidas dos novos compositores, mas sim, dicas de como fazer fluir a produção e a divulgação da sua música... Continuar
  153. O Que Vamos Gravar Hoje?
    rollingstone_capa_31Adoro ler a Rolling Stone de domingo no meu sofá. Domingo tem um som incrível aqui da minha janela. Ainda mais neste feriado, impressionante como o barulho (ou a falta dele, neste caso) pode mudar seu estado mental, sua paciência e concentração. Quero dizer, isso quando os cachorros me deixam. Eles também parecem perceber que é domingo, um dia diferente, para brincar, pular no sofá e não... Continuar
  154. Alguns Truques de PAN - Parte I
    Duplo PANQuando escrevi sobre o Melhor Uso do Estéreo, esqueci de mencionar alguns truques que eu uso bastante. Aliás, o que não faltam são truques, macetes, rotinas que aprendemos (muitas vezes na marra) e nos ajudam na hora de gravar e mixar. Compartilhe as suas, é só logar e deixar um comentário aqui abaixo. 1 ESTÉREO = 2 MONOS Já parou pra pensar que um canal estéreo não é nada mais, nada... Continuar
  155. Quem é Quem na Indústria Musical
    Selo de Gravadora - daí surgiu o termo Se profissionais veteranos da Música têm dúvidas, imagine quem está começando. De fato, tenho recebido muitas perguntas sobre as relações na Indústria Musical. É difícil entender alguns conceitos do Music Business, por diversos motivos. Falta de literatura especializada, confiabilidade de artigos e fórums, legislação dúbia, diferenças entre países e práticas atuais via Internet... Continuar
  156. "Sussurros" (Sinisttra)
    Banda Sinisttra(não estou pegando no pé da banda Sinisttra, é que aproveitei a falha no arquivo deles para exemplificar outros problemas comuns) É responsabilidade da banda documentar e encaminhar corretamente suas músicas, para gravadoras, rádios, produtores, amigos ou parentes. Nunca se sabe por onde caminharão os arquivos, se serão copiados e que tipo de software ou player será usado para escutá-lo... Continuar
  157. Parte II - Profissão: Produtor Musical
    Rumo à fama e ao sucessoEM TEMPO Trechos traduzidos e extraídos do artigo "What is a record producer? Do you really want to become one?" do site RecordProducer.com Encontrei um artigo interessante, logo após escrever sobre a profissão, na PARTE I. Que isso não desanime os candidatos, mas achei o texto muito interessante. Afinal, é sempre melhor conhecer os fatos. O autor dizia, entre outras coisas: "Depois de co... Continuar
  158. Um Microfone à Prova de Vazamentos
    Coles 4104 em açãoImagine gravar a caixa da bateria sem captar o chimbal.Vocais limpos, junto com a banda. Distorção e alto-volume no palco, sem microfonia. Comentário nítido no meio da torcida. Um microfone que captasse apenas o que está na sua frente e rejeitasse todos os sons e ruídos de fundo. Seria o ideal em várias situações, não? Então saiba que você "construir" um microfone destes, ou então ... Continuar
  159. Profissão: Produtor Musical
    Profissão: Produtor Musical - Dennis Zasnicoff - não sou eu na foto !Parece que finalmente algumas universidades criaram cursos especializados na área. Ainda não sei se existe um título oficial para "Produtor Musical", se a profissão é reconhecida no MEC ou se há uma grade curricular recomendada. Mas é verdade que estão acontecendo progressos na área de formação. Procuro responder todos os emails que recebo e, uma das perguntas mais frequentes, é como... Continuar
  160. "Todos os Santos" (Incidentes)
    Todos os Santos - Dennis Zasnicoff - Produtor Musical"Todos os Santos" tem início forte, com uma energia que me lembrou O Rappa. Uma música interessante que poderia agradar um grande público, sobetudo com alguns ajustes de pré-produção e interpretação. Ponto negativo na inteligibilidade dos vocais. Quem nunca ouviu a canção deverá ter dificuldades para entender as letras, como eu tive, mesmo depois de tentar 2 ou 3 vezes. Esse proble... Continuar
  161. Criador do "Wall of Sound" é Preso
    Phil Spector CondenadoQuem diria! Uma lenda viva, admirado na Indústria Musical, criador de vários hits, entre eles "You've Lost That Lovin' Feelin' ", imortalizado por Tom Cruise em Top Gun. Phil Spector, que também trabalhou com vários ex-Beatles e os Ramones, foi o criador da "Muralha de Som" - estilo característico de produção onde o arranjo é denso, intenso e reverberante, particularmente bem reprod... Continuar
  162. Equalizador de Fase Linear
    O Famoso Waves Linear Phase EQSe você acompanha as revistas especializadas (vale comentar que, infelizmente, as nacionais ainda estão bem abaixo do nível do primeiro time americano e inglês, mas isso é assunto para outro artigo...), provavelmente já leu alguma coisa sobre equalizadores de fase linear. Também é provável que você se lembre que os Linear Phase EQ "não geram problemas de fase" - os editores adoram es... Continuar
  163. Os Melhores Monitores do Mundo
    Event OPAL - Os Monitores Mais Precisos do Mundo?*** DESAFIO *** "A Event OPAL é o monitor de estúdio mais preciso e com a menor distorção do planeta. Eu desafio qualquer fabricante de monitores no mundo a provar que estou errado."  Não é todo dia que alguém tem os cojones para lançar um deafio destes. A frase é do presidente da Event Electronics, Peter Freedman, que pessoalmente apresenta seu novo produto no site da empresa. De... Continuar
  164. Até Tu, Wanessa!?
    Prometo que é última vez que toco no assunto (pelo menos este mês). Seguindo a onda do "Fulano FEATURING Cliclano", agora é a vez de Wanessa Camargo lançar seu single moderninho, featuring Ja Rule. É como se os artistas não pudessem mais se sustentar por si próprios. É só contratar um negão descolado, cantar em inglês, colocar uma batida bem forte (e distorcida) e sucesso! A Hot 100 d... Continuar
  165. 1-Hit Wonder
    Apenas um sucesso... Dennis Zasnicoff - Produção Musical Normalmente, nesta coluna, coloco um trecho de áudio. Para ver quem adivinha a música, a "assinatura sônica", época, artistas, timbres famosos. Dessa vez vou presentear vocês com várias pérolas na íntegra. Estes dias estava assistindo a um programa na VH1, sobre os mais famosos "One-Hit Wonders" e que fim eles levaram. Essa é a turma dos cantores e bandas que fizeram sucesso com apen... Continuar
  166. Você Nasceu pra Isso (? / !)
    Produtor Musical - Ser ou não ser...Ainda está na dúvida se deve largar seu emprego "sério" para se dedicar 100% à Música? Se você responder "SIM" a mais de 3 perguntas abaixo, é hora de encarar a sua verdadeira profissão antes que seja tarde demais! Procura identificar a marca e o modelo dos microfones dos vídeo-clips e shows ao-vivo? Já cantou e tocou em mais de 3 bandas? Nas casas de shows, tenta sempre se senta... Continuar
  167. "Holy, Holy, Holy" (Thiago Gomes)
    Dennis Zasnicoff - Produção Musical - Análise de MúsicasMúsica enivada pelo produtor Thiago Gomes e interpretada por ele mesmo em seu Home Studio, utilizando teclado, violões e guitarra (não fui informado sobre a autoria da composição). Confesso que estava esperando alguma cantiga de Natal ou algo do gênero. É incrível como o título de uma música "prepara" o ouvinte na primeira audição. Em se tratando de uma composição original, não ... Continuar
  168. Melhor uso do Estéreo na Mixagem
    dktechheader-stereo-meterAcho que o controle de PAN é subestimado por muitos engenheiros de mixagem. Overheads e Guitarras dobradas? LR extremo. Voz e baixo? Centro. Quem disse que tem que ser assim?"Brincar" com o panorama pode enriquecer a experiência do ouvinte e ajudar bastante no congestionamento de instrumentos e frequências. Uma grande competição no centro do palco sonoro pode ser aliviada com leves panoramas ... Continuar
  169. O Grande Teste do Produtor Musical
    Masterizacao e Multi-PistaMuitos clientes me perguntam se a Masterização é realmente necessária. Se esta etapa pode realmente alterar a apresentação sonora, ou quanto de fato ela auxilia na produção musical. Minha resposta é sempre a mesma: sem dúvida! Agora, se a masterização é realizada logo após a mixagem, durante a mixagem, meses depois, pelo mesmo engenheiro ou pelo próprio produtor no mesmo dia, isso ... Continuar
  170. Som 3D Definitivo?
    AstoundStereo - Revolução 3DAcabo de ler esta reportagem na Electronic Musician deste mês. Ao que tudo indica, uma forte promessa para som 3D envolvente, utilizando apenas dois canais tradicionais em estéreo. Seu desenvolvedor, Jerry Mahabub, vem estudando sobre psicoacústica e a interação dos sons com a cabeça, as orelhas e o cérebro por cerca de 20 anos. O resultado é um software que pode transformar gravaçõe... Continuar
  171. Gravador Portátil - ZOOM H4n
    Gravador portatil de 4 canais - Zoom H4nPerdi a conta de quantas vezes eu queria gravar alguma coisa e não tinha um gravador em mãos... Ainda mais um bom gravador, que pudesse registrar a performance musical com clareza e detalhamento. Há alguns anos comprei um pequeno gravador de bolso, mono, sem muitos requintes ou qualidade, mas já era útil para várias atividades: Gravar um ensaio para futura análise ou referência. Reg... Continuar
  172. "Jesus me Guia" (HCC4)
    Grupo Vocal HCC4HCC4 é o grupo vocal que gravou esta versão de "Jesus me Guia", música de Joseph H. Gilmore e William B. Bradbury. Quem envia a faixa para análise é o diretor musical e arranjador, Ezequiel Moreira Santos, que juntamente com João Alexandre, assina a produção do CD já lançado. Fiquei bastante impressionado com arranjo vocal, coberturas e interpretação. Facilmente se encaixararia c... Continuar
  173. O Que é Pré-Produção Musical
    O que é pre-producaoSou um verdadeiro fã e defensor da Pré-Produção. Com certeza é a atividade que mais gosto de realizar como produtor musical. Vários produtores e engenheiros que conheço costumam dividir a Produção Musical em etapas: Pré-Produção, Gravação, Mixagem, Masterização. Foi assim que fiz no meu livro e é assim que sempre procuro encarar um projeto. Essa visão tende a facilitar o planej... Continuar
  174. "Storm" (Arthur Thiesen)
    STORM - Banda AngstromArthur Thiesen escreveu esta música como experimento do que gostaria de produzir com sua banda, que se chama Angstrom. Ele mesmo produziu a gravação, que ainda está sem vocais ou qualquer melodia que o substitua. Em seu email, ele pede algumas dicas de como desenvolver a produção musical. Ainda não é possível avaliar a produção musical na escala musipontos. Mas posso fazer alguns co... Continuar
  175. Sample Rate - Mitos e Verdades
    Interface do ProTools HD Se a discussão sobre Resolução de Bits já é quente (veja este artigo), falar sobre Sample Rate (ou Frequência de Amostragem) é pedir para criar polêmica no universo do áudio. Como se fosse algo emocional ou místico, e não é. Não há segredos. Talvez um pouco de subjetividade, como tudo na música. A falta de conhecimento e as discussões em fóruns amadores são os principais cau... Continuar
  176. Não me Diga que Não se Lembra
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - ASSINATURA SONICALembra dessa? Se você estiver precisando de uma boa dose de produção musical, para relembrar arte e técnica, sente-se para escutar um CD dessa artista. A sonoridade é incrível, 9 entre cada 10 músicas são simplesmente excelentes. Outro dia ela estava na TV, com 70 anos e tudo em cima, mandando ver no vocal. O belo timbre de harmônica sintetizada foi gerado pelo Yamaha DX7. Na verdade... Continuar
  177. Áudio em 16, 24 ou 32 bits ?
    Resolução de Bits - mitos e verdades - Dennis Zasnicoff - Produtor Musical Se você se identifica com alguma das dúvidas abaixo, este artigo foi escrito para você. Vale a pena gravar em 24 bits? Devo mixar em 32 bits? Como faço para converter de 24 para 16 bits sem perder qualidade de áudio? Existe áudio em 64 bits? "BITs" sempre foram motivo para discussões quentes, mas sem dúvida funcionam bem no mundo do marketing. Quando o consumidor desconhece um a... Continuar
  178. "Pequeno Paraíso" (Urubatan Petrus)
    Pequeno Paraíso - Urubatan PetrusPara a volta do Carnaval, nada melhor do que uma produção musical alto-astral, que por algum motivo me lembrou uma Bahia eletrônica. Algo de moderno, de Carnaval. que poderia ter saído da fusão de Jota Quest com Jamil e Carlinhos Brown. O texto do email que recebi deixa ainda mais claro: "disco-techno-house, se é que existe este estilo!". O início é forte e isso sempre ajuda a ganh... Continuar
  179. Recesso de Carnaval
    LP do Carnaval de 1957Nem precisaria dizer que adoro escrever pro meu Blog. Mas como sei que a maioria dos leitores vai cair na folia, vou segurar os artigos durante o Carnaval. Aí eu também posso escapar pra avenida. Se você estiver realmente no pique de ler e navegar pelo site, recomendo dar uma olhada nas categorias à esquerda. São mais de 150 artigos já publicados. Aposto que você encontra algo do seu inte... Continuar
  180. Como Registrar uma Música
    Estrutura do código ISRC - Dennis Zasnicoff - Produtor Musical ATUALIZAÇÃO (27/Jul/10): Fechamos uma parceria com o site MusicasRegistradas.com que disponibiliza um serviço digital para registro de obras musicais. Como brinde, eles estão oferecendo um registro de música gratuito no cadastro + 1 registro gratuito a cada 5 créditos acumulados. Veja o link ao final do artigo. Se você já precisou registrar suas composições ou gravações, provavelmen... Continuar
  181. Previsões Concretizadas
    Billboard em 17 de Fevereiro de 2009Há poucos dias, escrevi um artigo sobre a rápida (e estranha) ascensão de Kelly Clarkson para o topo das paradas. Arrisquei dizer que seu reinado não duraria muito tempo. No mesmo texto, comentava que uma das novas receitas para "enganar" os ouvintes era juntar um monte de nomes famosos na autoria da mesma música. Ontem, a lista da Billboard já mostrava Kelly Clarkson na 4a. posição e ca... Continuar
  182. Nova Lei de Copyright
    Dennis Zasnicoff - Produtor MusicalNovidade enviada pelo advogado Pedro Carneiro. Antes da notícia, vale lembrar que existem diferentes direitos e detentores de direitos na Indústria Musical. Cada país tem autonomia para regular os prazos de proteção, embora o Brasil seja signatário da Convenção Internacional de Berna. Uma das importantes fontes de renda para autores, compositores, intérpretes e produtores musicais est... Continuar
  183. Difusor Acústico
    Difusores - Dennis Zasnicoff - Produtor MusicalConheço um "projetista" acústico, relativamente famoso aqui em São Paulo, capital, que é conhecido por projetar DIFUSORES. Os clientes se empolgam: "Uau, o cara faz difusores, olha que linda esta sala que ele fez.". Sala linda??? Estão construindo um cenário de novela ou uma sala de gravação? E quem disse que projetar um difusor é coisa de cientista da NASA? Costumo dizer que a informa... Continuar
  184. "Algo Mais" (Epifania)
    Banda EpifaniaDiretamente de Belo Horizonte, Rodrigo Vilaça enviou esta faixa para audição. Ele, Fabiano Evangelista e Paloma Luiza são os compositores de "Algo Mais" e integram a banda Epifania. Rodrigo ainda assina a co-produção com Alessandro do Estúdio Genesis/BH. Uma das coisas que me ajuda na análise de músicas, sempre do ponto de vista do produtor musical, é identificar o "tipo" de música, ... Continuar
  185. Billboard e as Paradas do Sucesso
    Kelly ClarksonToda semana dou uma espiada na Billboard. A lista "Hot 100" é computada das vendas em lojas, downloads e veiculação nas rádios, mistura vários estilos e acaba representando o que está acontencendo na cena musical americana. E portanto, em boa parte das lojas e rádios do Brasil e do mundo. Esses dias me perguntava: "É isso que as pessoas estão ouvindo?". Quase desesperador, 7 das 10 m... Continuar
  186. Peripécias Sonoras
    Audioease Speakerphone - Dennis Zasnicoff - Produção MusicalMuito útil e divertido! Quem sempre gostou, como eu, de brincar com reverbs para colocar o áudio em "salas virtuais", vai adorar a nova versão do Speakerphone da AudioEase. A AudioEase é a fabricante do Altiverb, um dos melhores e mais populares reverbs de convolução. Talvez você conheça também o Speakerphone, um simulador de equipamentos que está no mercado há algum tempo. Muito ma... Continuar
  187. "Dangerous Game" (Afterage)
    Banda Afterage - Dennis Zasnicoff - Produção MusicalÉ sempre complicado analisar uma produção musical de um estilo alternativo. Alternativo no sentido de não ser pop. Não que os critérios e valores universais da música não funcionem no gênero, mas nichos tendem a criar seus próprios valores e referências. Apesar de ter tocado Trash Metal na época de colégio, nunca fui muito conhecedor do assunto. Mas, como sempre digo, música é ... Continuar
  188. Maldita Latência
    Latência - Mal Necessário?Conheço algumas pessoas que desistiram de produzir em casa porque acreditavam que seu computador era incapaz de lidar com áudio. É claro que alguns formatos de áudio e processamentos extremos precisam de MUITO processamento. Quando digo processamento, não estou me referindo somente à CPU, ou processador da máquina, mas eficiência do sistema de uma maneira geral. E aí entram: eficiênc... Continuar
  189. Re-Amp
    RE-AMP original, na versão 2Usada desde a década de 30, a técnica de re-amp foi oficialmente batizada e difundida para o grande público em 1993, com  lançamento do primeiro equipamento dedicado: o REAMP. Re-amping consiste em re-gravar uma trilha já gravada, para se obter timbres diferentes. O sinal previamente gravado é reproduzido por um amplificador / caixa-acústica em uma sala e o resultado é microfonado para ... Continuar
  190. As Sensações do Som
    Sons e Sensações- Dennis Zasnicoff - Produtor MusicalVocê acabou de gravar um artista e está fazendo a primeira audição na sala de controle. A performance foi impecável, mas o som está um pouco... como dizer... Antes que você consiga pensar numa palavra apropriada, o próprio artista comenta: - Não sei bem, minha voz parece estar... Nesse instante, a secretária do estúdio que estava trazendo alguns documentos arrisca: - Metálica? - ... Continuar
  191. Reverb do Capeta
    Efeito DemoníacoClássico dos filmes de exorcismo. Um efeito impactante que pode cair como uma luva em algumas frases da música, dependendo do estilo. Ozzy Osbourne usou e abusou dele. Quem, além do próprio Demo, conseguiria prever e falar a reverberação (o decaimento) ANTES do som original ? 1. Primeiro, você tem que escolher uma frase com entonação forte e espaçada. Algo que faça sentido no cont... Continuar
  192. Gravação Descomplicada
    Black Box Recorder - Gravador Versátil - Dennis ZasnicoffGravar costumava ser um processo objetivo e relativamente rápido. Se a  pré-produção estivesse concluída, músicos e produtor já sabiam extamente o que gravar e como gravar. Quando chegassem no estúdio, o técnico já teria preparado os microfones (conforme reunião com produtor) e endereçado os canais para as trilhas do gravador multi-pista. Haveria uma rápida passagem de som para regu... Continuar
  193. Minha Entrevista na TV Mundi
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical   Acabei de editar um bate-papo que tive com o apresentador e músico Bakhy, no programa "Todas as Raízes" da TV Mundi. São 8 minutos de vídeo sobre Produção Musical e o papel do produtor.   Baixar o vídeo (clique com o botão direito, "Salvar como...") Leia outra entrevista no Portal do Terra, sobre gravações em casa.... Continuar
  194. "Mesmo Sem te Ver" (Juliana Lima)
    Mesmo sem te ver - Dennis Zasnicoff - Produtor Musical Costumo escutar as músicas enviadas antes de ler a mensagem de quem solicitou a crítica da produção musical. Para não ter qualquer influência nas primeiras impressões. Quando ouvi "Mesmo Sem Te Ver", logo imaginei uma trilha de filme. Assim que soube que esta era a intenção do co-produtor Rodrigo Blefari, concluí que ele acertou em cheio. Rodrigo é um amigo e ex-aluno, produziu es... Continuar
  195. Os 7 Elos da Gravação
    O Elo pode Arrebentar - Dennis Zasnicoff - Produção MusicalOntem estava trocando mensagens com um leitor, quando tive a idéia deste post. Ele dizia que a realidade dos Home Studios está bem abaixo das condições ideais para se produzir música. Que a acústica, os instrumentos e inclusive os músicos não oferecem a qualidade desejável para se fazer boas captações. Ele gostaria de ter mais dicas sobre como superar estas dificuldades para conseguir u... Continuar
  196. Evolução da Produção Musical
    Evolucao da Producao Musical - Dennis Zasnicoff - Produtor Musical1960: Descubra uma excelente composição através de uma editora confiável, contrate os melhores músicos do país, escale uma equipe de arranjadores, maestros e letristas. Tenha domínio de acústica, posicione os microfones corretamente dentro do próprio estúdio que foi cuidadosamente construído. Escute. Não deixe que a tecnologia atrapalhe a arte e, com muita criatividade para superar ... Continuar
  197. Cola Mágica
    Green Glue - Promete revolucionar o isolamento acústicoIsolar o som é o pesadelo de muitos estúdios, profissionais e amadores. Há poucos dias, comentava em outro artigo que a isolação é uma das tarefas mais difíceis de se implementar no tratamento acústico. Quando digo difícil, leia-se: caro, demorado, ocupa muito espaço, exige estruturas grandes, densas, estruturas seladas. A "Green Glue Company" parece ter criado algo revolucionário. Uma... Continuar
  198. Gravador de Vinil
    Gravando seus próprios LPs! Dennis Zasnicoff - Produção MusicalBrinquedo de gente grande! Até onde sei, nunca foi possível gravar os seus próprios LPs. Até agora. O VinylRecorder T560 não é exatamente um produto charmoso, portátil ou fácil de operar. Uma espécie de Frankstein com agulha especial, diversos motores, um mini aspirador-a-vácuo, codificador RIAA e diversos componentes de precisão que foram selecionados e projetados pelos irmãos Fritz... Continuar
  199. "40 Toneladas de Paixão" (Fábio Rocha)
    Saudade na Estrada - Dennis Zasnicoff - Produtor MusicalVez ou outra aparece aquela produção musical que é melhor descrita por uma simples palavra: redonda. Ela chega, faz o seu papel, agrada e sai deixando um gostinho bom. Despretenciosa, sem exageros, mas completa. Enfim, redonda. Assim é "40 Toneladas de Paixão", de Fábio Rocha, interpretada por ele mesmo e Adryano e produzida por Marcelo (sobrenome não informado). Foi enviada para o Aud... Continuar
  200. Comparação A/B
    Comparar Maças com Bananas???No áudio, como profissionais ou consumidores, estamos sempre fazendo comparações: Tal CD é mais alto e "potente" do que outro Este MP3 soa igual à música original do CD Este equipamento tem mais graves do que aquele Este fone de ouvido é pior do que aquele Tal caixa de som é incrivelmente transparente Esta mudança que fiz na mixagem está soando melhor ... Continuar
  201. Etapas da Masterização
    Etapas da Masterização - Dennis Zasnicoff - Produtor MusicalEm outro artigo que pode ser visualizado aqui, passei algumas dicas para você preparar seu mix para a masterização. Outro ponto importante citado no artigo sugeria que os engenheiros de mixagem encaminhassem o mix para outro engenheiro fazer a masterização. Principalmente porque estariam envolvidos demais com a mixagem, tornando-se incapazes de escutar com "ouvidos frescos" um trabalho que ... Continuar
  202. Critério de Ruído (NC)
    Ruído Incomodando?Como saber qual o nível de ruído apropriado para um estúdio de gravação? Será que precisamos investir mais em isolamento acústico entre a técnica e o estúdio? O barulho da ventoinha do computador atrapalha a mixagem? Para responder estas e outras perguntas, foram criados padrões mundiais para Indústria Fonográfica que auxiliam os projetistas e usuários de estúdios. O Noise Criteria ... Continuar
  203. Microfonação de Bateria
    Microfonação de Bateria - Dennis Zasnicoff - Produtor MusicalGravar AQUELE som de bateria não é tarefa simples. Quem já experimentou microfonar e escutar os resultados, provavelmente não ficou muito satisfeito com os primeiros testes. Estamos falando de 7, 8, 9, 10 peças, com sons bastante distintos, altos, tambores, pratos, peles que precisam ser afinadas, uma infinidade de opções de mixagem e captação (posicionamento, microfones), forte interaç... Continuar
  204. Quanto Custa o Tratamento Acústico
    Tratamento Acústico - Dennis Zasnicoff - Produção MusicalEnquanto me preparo para sumir por alguns dias na virada do ano, deixo alguns artigos escritos para que sejam publicados automaticamente nos próximos dias. Na procura por temas, dei uma olhada na lista dos mais lidos e pensei em explorar um pouco mais os assuntos populares. Tratamento acústico é certamente um deles. Há cerca de 10 anos, comecei a me interessar profundamente pelos fenôm... Continuar
  205. "Destroços" (Renato Guimarães)
    Destroços - Dennis Zasnicoff - Produção MusicalEstá é uma gravação-guia de "Destroços", que tem letra e música de Renato Guimarães, interpretada aqui pelo próprio autor. Aproveito para relembrar a função de uma gravação-guia. Seguindo as etapas da produção musical, cronologicamente, uma gravação-guia seria a versão final da pré-produção. O registro em áudio que contém todas as decisões de forma, letras, arranjo, instru... Continuar
  206. Natal Musical
    Feliz Natal!!! Dennis Zasnicoff - Produtor MusicalCaros leitores, deixo aqui os meus votos de felicidades para vocês. Obrigado por acompanharem o Audição Crítica, espero encontrá-los de volta em 2009. Desejo um Natal com muita paz e boa música. Que o próximo ano seja o retorno da boa safra de produção musical no Brasil.  Tenho conhecido pessoas fantásticas através do meu site e algumas delas são hoje clientes e amigos. Um brinde ... Continuar
  207. Microfonação Binaural
    Neumann KU100 - Dennis Zasnicoff - produção musicalPare um instante. Escute. Repare nos sons ao seu redor. Consegue perceber como o campo auditivo é omni-direcional? Vem de todos os lados, conseguimos interpretar todas as nuances de altura, distância e direção. Nosso sistema de audição possui "equipamentos" de alta tecnologia. Pra começar, dois microfones altamente sensíveis e calibrados, posicionados sempre na mesma distância e ângulo ... Continuar
  208. Produção com Loops
    Dr. Rex do Reason. Tocador de Loops.Loops são trechos de áudio que podem ser tocados repetidamente, soando como se fossem uma gravação contínua. Esta particularidade, aliada aos recursos de manipulação do som, fazem deles uma grande ferramenta da produção musical, sobretudo nas fases da pré-produção, onde precisamos experimentar frases, timbres e ritmos variados. Os loops mais comuns são percussivos, 4 ou 8 compassos ... Continuar
  209. Equipamentos para Vestir
    Bateria Eletrônica na CamisetaEra o que faltava pra lista de presentes do Natal. Você já reparou naqueles bateriristas frustrados (eu incluso) que ficam batucando no joelho, no peito, tocando sua mega-power-blaster bateria virtual com baquetas invisíveis? Pois bem, essa galera agora pode ir um pouco além e fazer barulho de fato. Em qualquer lugar, a qualquer hora, sem precisar levar uma bateria ou se passar por ridículo... Continuar
  210. "Dark and Blue" (MV Meneghetti)
    MV Meneghetti - Dennis Zasnicoff - Produtor MusicalComo se fosse um encontro do Blues com o Funk, não sei, algo de novo no ar. "Dark and Blue" é interpretada pelo autor MV Meneghetti, acompanhado por The Shelton Band. Faz parte de um CD Demo e foi muito bem produzida por Tiago Zampieri. O começo é forte e prende a atenção de cara, é isso que se espera de uma produção musical, sobretudo quando faz parte de um CD Demo. Bom uso de sonor... Continuar
  211. Seu Nome, Sua Marca
    Marcas e PatentesMais uma participação do advogado Pedro Carneiro, especialista em direitos autorais. Aproveite para mandar suas perguntas para ele, nos comentários do artigo. ***** Recentemente li uma notícia dando conta da disputa dos ex-integrantes da banda Led Zeppelin sobre os direitos de utilização deste nome em novas apresentações do grupo. Tais situações tendem a se tornar cada vez mais comuns,... Continuar
  212. Introdução à Mesa de Mixagem
    MX802A - Pau pra toda obraVocê sabe como funciona uma mesa de mixagem? Ela está entre as ferramentas mais fundamentais no Áudio. A quantidade de modelos, fabricantes e recursos para integração com o computador é muito vasta, mas alguns conceitos permanecem os mesmos e devem ser bem entendidos para a correta operação dos sinais. Uma mesa de som (ou console) normalmente é construída para uma função específica:... Continuar
  213. Saudoso Brega
    Cheiro e Música - Memória ImpregnadaPode até dizer que hoje em dia soa brega e batido. Mas fez muita gente dançar, tentando descolar uma cerveja com o falso RG xerocado. Repare quantos sons distintos caraterizaram o estilo, baixo, caixa, synth. E a assinatura, dos primórdios do vocal sampleado. Lembrei da turminha do ginásio. E das primeiras aulas de flauta-doce, que provavelmente me despertaram o gosto pela música. Sem falar ... Continuar
  214. "Seja Como For" (Carlos Marino e Igor Pezzoli)
    Presente de Noiva - Dennis Zasnicoff - Produtor MusicalCaros amigos, estou de volta depois de alguns dias entocado no estúdio. Tem coisa nova vindo por aí, quando terminar essas produções, coloco no site para vocês escutarem. Vamos à faixa enviada para análise. Igor Pezzoli é um amigo e um músico nato. Daqueles que se disfarçam de executivo de multinacional, geneticamente japonês, mas negão no piano. Ele me enviou uma produção em parc... Continuar
  215. Checklist Antes de Gravar
    Planejamento de Gravação - Dennis Zasnicoff - Produção MusicalEstava preparando algumas sessões de estúdio para os próximos dias, me ocorreu como é importante o correto planejamento das gravações - redação de documentos, organização e  comunicação com músicos e técnicos antes de apertar o botão de REC. Uma sessão de gravação já é naturalmente "tensa", músicos e técnicos estão procurando dar o melhor de si, enquanto o taxímetro do e... Continuar
  216. Como Funciona um Absorvedor de Membrana
    absorvedores no tratamento acústico - Dennis Zasnicoff - produtor musicalEssa é pra quem gosta de acústica! O absorvedor de membrana é uma das peças mais famosas e úteis no tratamento acústico. Neste artigo, explicarei um pouco sobre seu funcionamento. Toda sala possui ressonâncias naturais que alteram o som. Ressonâncias são nada mais nada menos do que "tendências" físicas de um corpo material. Se você chutar uma bola sempre com a mesma frequência e i... Continuar
  217. "Samba de Primeira" (Adriano Ferreira)
    Mexe as cadeirasConheci o Adriano há algum tempo atrás, numa escola onde eu dava aulas de áudio e acústica. Ele descobriu o Audição Crítica e voltamos a ter contato. Está começando sua carreira e fico muito contente de receber uma produção dele para análise. "Samba de Primeira" foi criado com instrumentos virtuais no software Reason, da Propellerheads. Depois da mixagem, a música foi tratada no St... Continuar
  218. Efeitos Ao Vivo
    Ao Vivo é que o bicho pegaÉ isso aí, já estamos em Dezembro, melhor esquecer a crise a escutar mais música! O leitor e técnico de som Robson Pavanetti escreve perguntando como poderia criar o efeito de "dobra" de vocais em apresentações ao vivo. No estúdio, as melhores dobras normalmente acontecem quando o vocalista grava vários takes que são sobrepostos na mixagem. A flutuação natural de tempo e afinação e... Continuar
  219. "2038" (Eibe)
    Ressaca da BrabaEssa é pra galera do Black Music. Já começava a achar que o Rap estava sumindo de vez. "2038" tem um tema original e de grande utilidade para a "juventude" (como costuma dizer minha avó). Excelente combinação de letras e estilo musical. O uso de datas no título é um recurso forte e vem a calhar nesta faixa. Um título memorável, que gera curiosidade, já ajudou muita música a ficar n... Continuar
  220. Escolhendo o Primeiro Microfone
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Microfones - Decisão difícil...O primeiro microfone a gente nunca esquece! Mais ainda se a escolha foi errada... Se o seu trabalho envolve pré-produção e gravações, uma boa seleção de microfones é essencial para estar preparado para diversas situações, dentro e fora do estúdio. Um kit para bateria, um bom par-casado para microfonação estéreo, um modelo de baixo ruído, outro de alta sensibilidade, um microfone ... Continuar
  221. Rock Progressivo com Pedigree
    YES - Progressivo de PrimeiraSempre fui muito ligado no Rock Progressivo. É o tipo de música que foge do lugar comum sem deixar de ser digerível (nem todas, concordo). Mas o fato é que a energia que o progressivo passa é única. Vontade de se levantar, pular, dançar, nem que seja bater o pé. Acho que o segredo está no ritmo forte, nas inúmeras variações de arranjo e sons diferentes. Experimentação e quebra de ... Continuar
  222. Esse Negócio na Frente do Microfone
    POP FILTERNão, não estou falando do vocalista. E sim do filtro anti-pop, o famoso amigo do vocalista que sempre aparece nas fotos de gravações e video-clips. Som é vibração. Quando falamos ou cantamos, geramos ondas sonoras que fazem as moléculas do ar vibrarem. Este movimento das partículas, sutil e microscópico, não chega a deslocar o ar, como no vento. No entanto, alguns sons particulares ... Continuar
  223. CD com Camisinha
    Camisinha para CDsAinda que o CD esteja com os dias contados, seria ótimo proteger as dezenas e dezenas de discos que compramos durante todos estes anos. Talvez você tenha "ripado" a maioria deles para MP3 e armazenado no seu computador ou iPOD. Mas e se amanhã lançarem uma nova versão de MP3, de maior qualidade? E se você tiver um problema no computador e perder todos os dados? Roubaram seu iPOD? Precis... Continuar
  224. Isso Sim é Show
    Michael Buble - uma lição de palcoPuxando o gancho do último post, ontem à noite peguei a estréia de Michael Bublé em São Paulo. Simplesmente fantástico. Faz tempo que eu não via completo domínio de palco, excelência técnica, carisma e simpatia. Boa qualidade de áudio, já na segunda música. Repertório variado e muito bem planejado. Diversos momentos de pico, alternados por imersão musical e respiros. Poderia ter... Continuar
  225. Lado B
    Lulu Santos - Aposentado?Este é o último indicador da decadência na Produção Musical. Artistas famosos (excelentes e consagrados) começaram a fazer shows com um repertório das suas músicas menos famosas, quase desconhecidas. O famoso lado B dos LPs. Eles alegam (apoiados pela imprensa) que "estão indo não contramão dos desgastados shows dos maiores hits". Desgastados, concordo. Mas dizer que isso é uma solu... Continuar
  226. "Dois Passarim" (Tom Gil)
    GarrinchaMais uma participação de Tom Gil, criativo artista da música brasileira, com vários CDs lançados e uma música já analisada em outro artigo do Audição Crítica. "Dois Passarim", tema de entrada da Home Page de Tom, é apresentada nas palavras do próprio autor: "jackson do pandeiro e mané garrincha tinham algo em comum/ era o drible/ o anjo das pernas tortas sincopando o andado/ como jac... Continuar
  227. Mini-Tutorial sobre DELAY (parte 8/8)
    Chegamos ao último artigo da série, que desta vez explora tempos de delay relativamente grandes. Na música, 100ms (ou um décimo de segundo) é um grande atraso, mesmo para ouvidos poucos treinados. No exemplo em áudio, veremos que a mixagem perde o foco e se torna bastante confusa. Já não conseguimos identificar com precisão instrumentos, notas e localizações no palco sonoro. Trata-se... Continuar
  228. Grandes Inovações
    Dennis Zasnicoff - Produção Musical - Gravador Studer A800A história da produção musical é marcada por alguns produtos e tecnologias que revolucionaram o mercado. Vários deles continuam sendo referências até hoje, outros influenciaram toda uma geração de produtos e profissionais. Eis aqui alguns dos destaques. Sonhos de consumo, peças de museu ou itens de colecionador? 1898--Gravador "Telegraphone" - primeiras gravações magnéticas1928--Mic... Continuar
  229. Mini-Tutorial sobre DELAY (parte 7/8)
    É natural imaginarmos que com mais de 30ms de atraso, todos os instrumentos e vozes soarão como ecos. Será? Algo particularmente diferente acontece com as vozes. Com delays em torno de 50ms, conseguimos o famoso efeito de "dobra", tão característico na voz de John Lennon e frequentemente utilizado atualmente, em diversos estilos. As melhores dobras de vocais ocorrem quando, de fato, vário... Continuar
  230. Produtor Musical vs. Produtor Fonográfico
    Dennis Zasnicoff - Producao Musical - Disco de OuroDúvida cruel... e a leitura da Lei 9610/98 não ajuda muito. Essa é minha interpretação, quem sabe pode te ajudar. Produtor Musical = normalmente uma pessoa física, profissional que auxilia autores, compositores, intérpretes, músicos e técnicos na produção de um fonograma (ou gravação) de uma obra musical. Como prestador de serviço, muitas vezes recebe um cachê de produção para tr... Continuar
  231. Mini-Tutorial sobre DELAY (parte 6/8)
    A partir deste ponto, os efeitos gerados pelo delay são bem diferentes. Com 30ms de atraso, quase todos os sons começam a se comportar como ecos. Quando utilizado sobre toda a música, como escutaremos a seguir, não soa exatamente interessante ou apropriado. Mas pode ser bastante eficaz em alguns instrumentos, particularmente em alguns estilos como o Reaggae ou Rock'n'Roll clássico. {audio}... Continuar
  232. De Onde Vem a Grana?
    Dennis Zasnicoff - Produção Musical - Cadê a grana?Por muitos anos, o grande objetivo de qualquer produção musical era vender discos. Quando um disco é vendido, vários elos da cadeia são remunerados: compositor, editor, intérprete, músico acompanhante, produtor musical, produtor fonográfico (gravadora), distribuidor e revenda. Todos ficam felizes (ou não...) e o modelo se mostrou sustentável por muitos anos. Não é novidade que estes... Continuar
  233. Mini-Tutorial sobre DELAY (parte 5/8)
    20ms é um número mágico! Delays desta ordem começam a cruzar a fronteira entre as distorções e os efeitos desejáveis. Nos artigos anteriores, vimos que atrasos da ordem de frações de mili-segundos até 5 ou 10ms tendem a distorcer os sons, causando equalizações indesejáveis, perda de realismo, imagem sonora e detalhamento. Repare que estamos sempre falando de delays sobrepostos ao á... Continuar
  234. Pequenas Produções em Casa
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Software GratuitoEscrevi sobre este assunto em outro post , mas na ocasião não comentei sobre softwares para hobbystas e iniciantes. Muitas pessoas se interessam por áudio e música, gostariam de fazer experiências em casa, mas não sabem por onde começar. Minha sugestão é instalar um software de gravação e começar a gravar. Aprender alguns conceitos na prática, encontrar dúvidas e dificuldades, comp... Continuar
  235. Mini-Tutorial sobre DELAY (parte 4/8)
    O tempo de delay está aumentando e nada da nossa música melhorar. Com 5 ms (também bastante comum de acontecer em shows), o áudio sofre grandes distorções. O timbre dos instrumentos começa a perder as características fundamentais. A imagem do palco sonoro perde foco e fica mais difícil a localização do som, tanto na horizontal, como na profundidade. Neste ponto, podemos dizer que a ... Continuar
  236. "Life" (Leões de Israel)
    Dennis Zasnicoff - Producao Musical - Potencial de Rádio! "Life" é uma produção equilibrada e agradável, faixa de um disco já masterizado, prestes a ser lançado. Como composição, a música é relativamente simples, não fugindo muito da estrutura harmônica e melódica do estilo. Se por uma lado funciona, por outro não tende a se destacar muito das demais produções do mesmo nível de qualidade. Particularmente, acredito que a introdução ... Continuar
  237. Mini-Tutorial sobre DELAY (parte 3/8)
    Com 3ms, nosso delay começa agora a causar outros efeitos. Este atraso correponde a uma distância de aproximadamente um metro. Por exemplo, se você estiver escutando uma música numa posição longe do centro das caixas acústicas (como pode acontecer em um show),  e a diferença entre o percursos dos sons que vêm das caixas é de 1 metro, você escutará esse efeito abaixo: (5 segundos se... Continuar
  238. Como Anda seu Inglês?
    A Internet está cheia dessas traduções ao "pé-da-letra". Esta é uma das melhores que eu já vi. Quanto pesa a letra na sua avaliação de uma música? ... Continuar
  239. Mini-Tutorial sobre DELAY (parte 2/8)
    Este primeiro exemplo utiliza um delay de 1ms, ou um milésimo de segundo. É como se a música fosse mixada com uma cópia de si mesma, atrasada de 1ms. Como veremos nos próximos artigos, nossos ouvidos ainda não conseguem distinguir os dois sons como sendo distintos. A sensação de "eco" só começará a ser percebida para atrasos de 30ms ou superiores. No entanto, outro fenômenos acontec... Continuar
  240. Mixagem à Distância
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Concurso de MixagemNão é a primeira vez que acontece, mas parece estar se tornando prática comum na Indústria Musical. Uma banda acaba de terminar as sessões de gravações e antes de fazer a mixagem, disponibiliza todas as trilhas para que o público possa criar sua própria versão do mix. Numa época de colaboração à distância, várias pessoas se interessam e participam, talvez buscando uma premiaçã... Continuar
  241. Mini-Tutorial sobre DELAY (parte 1/8)
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Pedal de Delay para GuitarrasEste é o início de uma série de 08 artigos sore o uso de DELAYs (atrasos) como ferramentas de produção musical. Efeitos, truques e cuidados que devemos conhecer, sempre acompanhados de exemplos am áudio para audição. Os artigos serão publicados a cada dois dias. Juntamente com os Equalizadores, Compressores e Reverbs, os Delays estão entre os recursos mais utilizados na criação, edi... Continuar
  242. Sala Anecóica - Vai Encarar?
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Sala Anecóica, vai encarar?Imagine uma câmara totalmente isolada do mundo externo, assustadoramente silenciosa, onde todo o som gerado é rapidamente absorvido. Isso é uma câmara anecóica. Quando os fabricantes de microfones e caixas-acústicas precisam testar seus equipamentos, este é o ambinete ideal para os ensaios. Numa sala totalmente absorsiva, sem ruídos externos, os equipamentos podem desempenhar seu papel se... Continuar
  243. Assinatura Sônica "da Pesada"
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Saudades do Boom-Box?Essa todo mundo vai reconhecer de cara! Pelo menos quem tem mais de 25 anos... Existe um som que melhor caracteriza a época? Me lembro na hora das roupas, personagens do mundo real, carros, cabelos e os sistemas boom-box que a gente carregava no ombro, se achando membro de uma gang infalível. {audio}assinatura_sonica_05.mp3{/audio} Download MP3 Imagina-se que foram utilizados os sintetizado... Continuar
  244. Yamaha NS-10 - Um Caso de Amor e Ódio
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - NS-10 Mito ou Realiade?Se você é produtor musical, freqüenta estúdios ou acompanha o mundo da mixagem, provavelmente já se deparou com um par de NS-10. Ao menos ouviu falar delas ou leu alguns artigos bastante ambíguos. Desde 1978, quando foi lançada no mercado, a YAMAHA NS-10 tornou-se referência de monitores para estúdios profissionais. A ponto de estar presente na maioria das fotos de salas de controle, o... Continuar
  245. Anatomia de uma Sala de Controle
    Dennis Zasnicoff - Produção Musical - Sala de ControleA Sala de Controle (ou Técnica, como é mais conhecida) está para o produtor musical assim como a Sala de Cirurgia está para o cirurgião. A responsabilidade é grande, o tempo é precioso. Os instrumentos precisam estar prontos para serem usados, sempre à mão. A equipe de trabalho, entrosamento e profissionalismo são essenciais. Foco e concentração. O resultado final precisa ser um suce... Continuar
  246. A Escala Musipontos
    As análises de músicas deste site passaram a utilizar a escala "Musipontos", que tem como principal objetivo facilitar o diálogo entre artistas, produtores, técnicos e músicos, avaliando uma música com uma nota que representa a qualidade técnica e artística de cada etapa da produção musical. Para facilitar o entendimento da pontuação, já explorada em alguns artigos, pensei que seria ... Continuar
  247. "Distância" (Banda Vertikal)
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Potencial de Rádio!"Distância" é composição de Elton Figueiredo, produzida por Andre Kostta, para ser o single do CD que será lançado em breve pela banda Vertikal. Vertikal é de Palmas, Tocantis, representa muito bem o estilo Hardcore (também conhecido como Emocore), que é bastante atual e está em evidência. A faixa ainda não está masterizada, mas como o áudio está com boa qualidade e a gravadora B... Continuar
  248. (Parte 2) Leitor Experimenta com Musipontos
    (veja a Parte 1 deste artigo) Escutei a 6 músicas selecionadas pelo Wesley e fiz minhas avaliações na escala musipontos. No final das contas, reparei que nossas notas estão muito próximas, indicando que a escala tende a funcionar e ser intuitiva para diversos tipos de músicas e avaliadores. Antes de mais nada, devemos lembrar que todas as faixas são interpretadas por artistas de alto ní... Continuar
  249. (Parte 1) Leitor Experimenta com Musipontos
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Avalie músicas !Os leitores do blog estão começando a experimentar a escala musipontos. Wesley Henrique Silva analisou 6 músicas bem variadas e enviou seus comentários. Sua mensagem está abaixo. Obrigado Wesley, legal mesmo! Vou escutar estas músicas e colocar minhas avaliações em outro artigo, assim poderemos discutir a escala. ***** "Olá Dennis, estou lendo seu Manual da Produção e estou gosta... Continuar
  250. Fones de Ouvido - Mal Necessário?
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - PHONITORAinda bem que existem os fones de ouvido. Liberdade para escutar nossas músicas favoritas em qualquer lugar e situação, fora da sala de estar e do carro, independentes do ruído externo ou sono do vizinho. Desde o lançamento do Walkman pela Sony, em 1979, o conceito de música portátil veio para ficar. Uma questão sempre rodeou o uso de fones: seria a experiência de audição compará... Continuar
  251. Ouvidos em Forma
    Dennis Zasnicoff - produtor musical - Ouvidos em FormaSe a música é tão importante para você, como lazer ou profissão, faz parte do seu dia-a-dia de ouvinte ou produtor musical, você deveria considerar um treinamento auditivo. Exercitar os ouvidos, como qualquer outra habilidade ou músculo do corpo, requer planejamento e consistência para gerar resultados. Demora, desanima, e só fica evidente quando começamos a realizar atividades sem esf... Continuar
  252. Álbum Rejeitado pelos Fãs
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - DEATH MAGNETIC REJEITADO?Uma grande novidade, um marco na Música. O sinal definitivo de que os ouvintes estão voltando a exigir um mínimo de qualidade técnica, no recomeço de uma era que parece ser cíclica na história dos fonogramas. Era de se imaginar que em algum momento o público reagiria à "Guerra dos Volumes", tópico recorrente no meu blog. O novo disco do Metallica, "Death Magnetic", recebeu uma enxu... Continuar
  253. "Fugir D'ki" (Carlezzanu)
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - FUGIR D'KIUma produção alternativa é sempre muito bem-vinda, pelo menos do ponto vista do produtor, que está sempre buscando coisas originais. O outro lado da moeda é o grande risco que a música tem de não ser compreendida. Em "Fugir D'ki", acho que faltou um pouco de ajuste nos pilares que sustentam a canção, para que fosse melhor digerida. Particularmente, me refiro à compeensão das letras... Continuar
  254. Theremin - O Instrumento Invisível
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - THEREMINÀs vezes, a parte mais legal no processo de se fazer música é simplesmente brincar. Tocar instrumentos com os quais não estamos acostumados, experimentar, criar sons diferentes, sem público ou objetivo. O Theremin é uma excelente opção para os momentos de descontração e criatividade. Criado por Léon Theremin, em 1919, foi um dos primeiros instrumentos eletrônicos, capaz de produzir so... Continuar
  255. Escutando no Volume Adequado
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - DecibelímetroUma das coisas mais difíceis de se regular, esteja você escutando, gravando, mixando ou masterizando, é o volume. Como saber se não estamos ouvindo alto demais, correndo o risco de danificar a audição após algumas horas? Qual o volume correto para se fazer um bom julgamento de graves e agudos? Como medir o volume? Existe um padrão para produtores e ouvintes? Que a exposição prolongada ... Continuar
  256. Os Clássicos de Cada Ano
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Revista MIX MAGAZINEA coluna "Classic Tracks" da revista Mix Magazine analisa todo mês uma música que marcou época, contando um pouco da sua história, o cenário musical e algumas técnicas de gravação utilizadas na ocasião. A lista atual vai de 1960 a 1992, com diversos estilos e faixas que certamente conhecemos e continuamos a admirar. Faz sentido dizer que todas elas possuem 8 ou mais musipontos ? A l... Continuar
  257. Piano e Voz - Para que Mais?
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Album Conceito: Afinal, o que é a música senão Harmonia e Melodia? Como ignorar o poder de Notas e Acordes, tão simples e belos... mas tão difíceis de se criar. Mágica rara nas mãos de privilegiados. Rick Wright era um deles. Frequentemente deixado de lado, escondido pelos "colegas" do Pink Floyd, morreu há poucos dias com 65 anos. Para todos nós, deixou uma masterpiece: "The Great Gig in the Sky", q... Continuar
  258. "Traga de Volta" (Olhos Vermelhos)
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - MicaretaDiretamente de Guanambi, Bahia, o Rock encontra o Axé na banda Olhos Vermelhos. (não gosto muito de rotular estilos, mas como produtor, é importante identificar elementos que remetem a estilos, já que o público fará o mesmo. A banda me disse que toca Pop Rock e pelo site dela isso fica mais claro) Acho que a maioria das músicas que escutamos hoje no rádio tem mais valor pela produção d... Continuar
  259. Bateria com Vida Própria
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Bateria com AssinaturaMais uma da série "Assinatura Sônica". Esta banda (particularmente seu cantor, compositor e instrumentista) recebeu várias indicações e prêmios ao longo da carreira. A maioria por conta dos sons originais e marcantes da bateria. Este exemplo de "reverb gateado" caracteriza um rápido decaimento da "cauda" do som dos tambores, marcou época e foi utilizado por diversos artistas da mesma ge... Continuar
  260. Dithering - Bicho de 7 Cabeças?
    "Dithering" sempre foi um assunto cabeludo, nunca encontrei uma explicação que fosse fácil ou rápida. Pensei num jeito diferente de explicar, veja o que acha. O processo de dithering é aplicado ao áudio toda vez que a resolução (definição, detalhamento) diminui. Um CD somente pode registrar áudio em um formato digital de 16 bits, enquanto que as gravações, edições e mixagens pode... Continuar
  261. Artigos Escondidos
    Se você é um visitante recente, gostaria de convidá-lo a visitar o arquivo dos artigos que estavam publicados no antigo site. Todos eles podem ser acessados neste blog, clicando nas categorias do menu à esquerda. Ou então, baixe o RSS Feed que contém todos os posts, com o título e uma breve introdução. Participem, deixem seus comentários. Gostaria de descobrir os assuntos de maior inter... Continuar
  262. Quantos Musipontos Você Daria?
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - A ESCALA MUSIPONTOSQuando criei a escala "musipontos", minha intenção era que existisse alguma maneira mais objetiva de se comparar a avaliar músicas, sobretudo para facilitar o diálogo entre artistas e produtores. Curiosamente, ela tem sido uma das ferramentas que mais utilizo na produção musical, sendo o assunto mais comentado nos emails que recebi das pessoas que baixaram o Manual de Bolso da Produção Mus... Continuar
  263. Preparando seu Mix para Masterização
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Sala de MasterizaçãoA masterização é uma das etapas menos conhecidas da produção musical. Estas são algumas dicas do que fazer durante a mixagem para facilitar o trabalho do engenheiro de masterização e não comprometer a qualidade da sua música. Para mais detalhes sobre as etapas de mixagem e masterização,  baixe o Manual de Bolso da Produção Musical que está disponível gratuitamente neste site. Um... Continuar
  264. "Palavra" (Eros Trovador)
    Antes de mais nada, queria destacar a proposta do compositor Eros Trovador ao criar um modelo original de apreciação da arte que revisita o contexto e a divulgação online. Eros, como eu e outros amantes da música, relembra que a audição caminhou para um modelo fragmentado, fora do contexto do álbum, uma expressão limitada do que um artista tem para oferecer. O site do músico funciona co... Continuar
  265. A Nova Referência Teen
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Mamonas Assassinas - Qual teria sido o futuro?Agora há pouco no estúdio conversava com um amigo sobre os ídolos atuais. Em época de concursos televisivos de humilhação pública e busca desesperada pela fama, vamos parar um minuto para refletir. As bandas que escutávamos quando jovens influenciaram boa parte da nossa cultura musical. São nossas referências de interpretação, estilo, variedade, versatilidade, arranjos, harmonia, in... Continuar
  266. "Que tá Tudo Bem" (Fabio Cacero)
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - A Boa e Velha InspiraçãoFábio Cacero compôs e interpretou esta balada romântica, inspirado numa discussão com sua noiva. Espero que ela tenha ficado honrada com esta homenagem! Como versão guia (pré-produção), já podemos identificar claramente a forma e a intenção da música. Ainda não é hora de avaliar arranjos, afinação ou qualidade de áudio, mas entendo que a gravação poderia soar um pouco melhor co... Continuar
  267. A tal da "Dinâmica"
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Faixa DinâmicaJá discutimos neste blog o problema da Guerra dos Volumes (veja o artigo aqui). Um fenômeno que está intimamente ligado ao que se chama "dinâmica".  A palavra dinâmica sugere variação, diferenças. Diferenças remetem a contraste, interesse. Assim podemos relacionar: DINÂMICA = VARIAÇÃO = INTERESSE = IMPACTO = EMOÇÃO Na música, o termo normalmente se refere às diferenças de volu... Continuar
  268. "Effect 15" (Leandro Bencke)
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - DJ em açãoTenho recebido muitas músicas para análise, é uma grande satisfação. O que mais me surpreende é o alto nível das produções, o que me reforça a idéia de que a divulgação e tão importante quanto a produção. Se você está com dúvidas se deve mandar sua música, não deixe que isso o intimide! Uma boa avaliação irá aumentar sua confiança. Se ela não for tão boa, com certeza va... Continuar
  269. E na Mesa.... o Técnico de Som!
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Técnico de SomEsses dias fui assistir à apresentação de um amigo, um show de aproximadamente 20 músicas para um público seleto. A banda é excelente - instrumentistas, arranjo, presença de palco, repertório. Ainda assim, a performance foi seriamente comprometida pela qualidade de áudio da casa. Encontrar uma sala com bom som não é fácil. É incrível como a acústica é deixada para segundo plano.... Continuar
  270. "Dê Amor" (Samuel Ribeiro)
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Como eu diria para os meus sobrinhos - "Rock and Rooooooool !!!". Quem disse que o Rock é música do capeta!? Se Jesus estivesse vivo, estaria balançando a cabeleira ao som de "Dê Amor".   O produtor Samuel Ribeiro é também o compositor dessa faixa. A música de louvor é um dos grandes celeiros de artistas e composições no Brasil. Fico contente de ver cada vez mais estilos diferentes e ... Continuar
  271. Direito de Autor
    Achei interessante como o advogado Pedro Carneiro reflete sob a questão, tocando em aspectos morais, filosóficos, comerciais - que vão além da ótica legal. Abaixo, seu texto: *** "As diferentes faces do Direito de Autor No Brasil, o Direito Autoral é disciplinado pela Lei 9.610/98, entendidos como os direitos de autor e os que lhe são conexos. No entanto, dependendo de quem é a pessoa ... Continuar
  272. GRÁTIS: Manual de Bolso da Produção Musical
    Manual de Bolso da Produção Musical clique para se cadastrar e baixar >>> MANUAL DE BOLSO DA PRODUÇÃO MUSICAL (clique no título para baixar sua cópia) Poderoso guia para músicos, técnicos e produtores, uma publicação por Dennis Zasnicoff, em sua 3a. edição. Os 10 passos da Produção Musical (criação, análises, mixagem, masterização...) Como avaliar uma música e otimizá-la A escala "Musipontos" On... Continuar
  273. "Janela para as Estrelas" (Tom Gil)
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Galáxia Será Tom Gil a voz por trás do grande Zé Ramalho? A referência aqui é forte, e provavelmente ajuda. Pode ser interessante quando se trata de admiração e homenagem através de uma música em particular. Se usada regularmente, pode caracterizar cover, imitação ou plágio e nem sempre é bem visto pelo público. Certamente não é o caso, Tom Gil parece ser bem versátil em sua obra. A c... Continuar
  274. Clássico ou Moderno?
    O "Flatbeat" foi de fato criado por um instrumento antigo. Saberia qual? É comum escutá-lo em músicas atuais, mas quando será que surgiu pela primeira vez... Quem foi o criador? Alguns acreditam que se tornará um clássico, fazendo parte da lista de timbres dos sintetizadores atuais. {audio}assinatura_sonica_03.mp3{/audio} Dowload MP3... Continuar
  275. Pré-Amplificadores e Sinais dentro do Estúdio
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - D.I. Box   Posso ligar minha guitarra na entrada LINE da mesa? Para que serve uma D.I. box? Qual a função de um pré-amplificador?Dentro do estúdio, existem diferentes tipos de sinais de áudio. Para que tudo funcione bem, sem distorções e com fidelidade, os sinais precisam falar a mesma “língua”. A grande maioria dos equipamentos de áudio funciona com o nível de LINHA (ou LINE). Isso sig... Continuar
  276. "Nossas Flores" (Binho Guedes)
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - ComposiçãoExcepcionalmente esta análise concentra-se apenas nas letras, do compositor Fabiano Fonseca (Binho Guedes). Binho possui um arquivo de centenas de letras que ainda não estão musicadas. Quem sabe alguém gostaria de contatá-lo para fazer parceiras de composição e eventualmente produzir algumas músicas. Para esta canção, o compositor visualiza uma produção pop. *** “Nossas Flores”A... Continuar
  277. O Som do Final dos Anos 80
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Roland D-50Em 1987, a Roland trouxe para o mercado o lendário D-50, com timbres inéditos, grande versatilidade e facilidade de edição. Este sintetizador foi utilizado em vários discos lançados nos anos seguintes e se tornou um forte concorrente dos teclados mais populares até então, como o M1 da Korg. Em particular, destaco um de seus sons. Você saberia dizer qual o nome deste timbre? Que discos e... Continuar
  278. "O Guia" (Fluxo Oposto)
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Logo da Banda Fluxo OpostoCom repertório próprio, produção musical independente e boa coleção de covers, a banda Fluxo Oposto está investindo na carreira. O release enviado pelo compositor e vocalista Murilo Gomes demonstra a profissionalização. Vale lembrar que muitas bandas iniciantes não tem website atualizado, via clara de contato ou release com informações adicionais - que podem ajudar bastante na difere... Continuar
  279. Já Produziu Alguém Famoso?
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Robin HoodQuando me procuram para contratar serviços de produção musical, normalmente essa pergunta aparece. Já trabalhei com alguns artistas famosos. Com certeza é gratificante. Mas também é complicado. Muitos deles acreditam que não precisam trabalhar, não costumam aceitar sugestões e alguns dão uma canseira danada no pagamento… O fato é que eles já estão muito bem assessorados por selos... Continuar
  280. O Novo Modelo de Negócios da Indústria Musical
    É simples, não tem porque complicar! Vamos imaginar um mundo sem Internet. Qualquer música, filme ou livro precisava estar fisicamente ao seu alcance para ser consumido. No cinema da cidade, livraria do Shopping mais próximo ou locadora do bairro. Se o conteúdo não estivesse exposto nestes locais privilegiados, as suas chances de consumo iam por água abaixo. Tantas outras obras, dignas de ... Continuar
  281. Assinatura Sônica
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Assinatura SônicaPesquisa para o fim de semana! Algumas de nossa músicas preferidas possuem um som bem marcante. Um elemento original, um detalhe, um timbre que deu personalidade para a música e, muitas vezes, para o artista. Sua assinatura sônica. Várias assinaturas que marcaram época acabaram copiadas, re-utilizadas, re-mixadas, abusadas. A ponto de se tornarem over. Saíram de moda. Mas nem por isso deix... Continuar
  282. Glossário da Produção Musical
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Glossário da Produção MusicalFrequentemente nos deparamos com termos complicados. Ou escutamos diferentes explicações que não ajudam em nada. Criei uma nova página neste site, chamada “GLOSSÁRIO”, que você pode consultar clicando na orelha acima. De tempos em tempos, colocarei os termos mais comuns do meio, procurando explicá-los com uma linguagem simples e bastante particular. Espero que seja útil. Aproveite pa... Continuar
  283. 30 Minutos sobre Produção Musical
    Atualização: obrigado a todos que assistiram e enviaram as mensagens! O video editado da entrevista encontra-se neste artigo. Para quem tem um tempinho no horário de almoço e se interessa, convido a assistir ao programa “Todas as Raízes”, nesta sexta-feira, 22 de Agosto. Estarei presente para um bate-papo ao vivo com o cantor e compositor Marcos Campos (Bakhy). A tansmissão será feita... Continuar
  284. Quando Menos é Mais
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - A Música ProduzidaEssa é das minhas preferidas na produção musical - “Menos é mais!” As canções eternas são simples. Raramente os clássicos são complexos e cheios de elementos musicais. Pelo contrário, quanto mais fácil de cantar e lembrar, melhores as chances de sucesso. Repare nas músicas que sempre tocam nas festas de casamento. Paradoxo: simplicidade é difícil. Muito difícil. Você começ... Continuar
  285. Silêncio, Por Favor!
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Isolamento AcústicoBarulho da rua, vizinha de salto alto, baterista empolgado. Precisamos nos isolar acusticamente do mundo externo em várias situações. Muitos bares e restaurantes dizem que contam com “Isolamento Acústico”. Simplesmente porque colocaram espumas no teto. Não vamos confundir “conforto” acústico com isolação. E a comida desce quadrada em um local barulhento. As leis da acústica são... Continuar
  286. Entrevista no Terra e Outras Mais
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Jerry Wexler Matéria sobre gravação de música em casa lançada pela jornalista Elis Martini no Portal do Terra. Eu e o produtor Ticiano Paludo damos algumas dicas interessantes. O lendário produtor Jerry Wexler, que ajudou a construir o R&B com gravações de Aretha Franklin e Ray Charles, morreu nesta sexta-feira, com 91 anos. Boa música faz bem a saúde, espero que todos nós cheguemos aos 90.... Continuar
  287. "Longe do Chão" (Pedra)
    Composição de Xando Zupo, “Longe do Chão” (e longe do lugar comum!) é faixa do CD “Pedra II” lançado este ano. Uma produção musical ousada, que se destaca. Ousadia requer competência e a Banda Pedra parece segurar a responsa muito bem. Dificillmente uma canção pop teria boa aceitação com mais do que 4 ou 5 minutos. Uma música alternativa como esta, porém, não se encaixa em ... Continuar
  288. Qual a Próxima do Playlist
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - CD Player ou Playlist?Faz tempo que não escuto um lançamento daqueles que você sabe que seus filhos e netos vão continuar ouvindo… O fim de semana está aí e provavelmente vou buscar algum CD antigo para escutar em casa. Lembro quando escutei “Crazy” do Gnarls Barkley pela primeira vez e pensei: “Putz, fantástico, essa é a música”. Mais recentemente, algumas da Amy Winehouse. Tenho certeza que há v... Continuar
  289. Direitos e Deveres no Music Business
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Advogado Pedro CarneiroPedro Szajnferber De Franco Carneiro é um amigo pessoal e advogado especialista em direitos autorais. A partir de hoje, ele começa a participar deste Blog como colaborador, auxiliando os leitores nas questões legais e muitas vezes nebulosas que rondam a Produção Musical. Gostaria de agradecer ao Pedro Carneiro por esta iniciativa. Criei uma nova categoria de artigos, entitulada |music busin... Continuar
  290. Gravando em Casa para Divulgação na Internet
    Atualização: Entrevista sobre o assunto publicada no portal do Terra. Talvez o erro mais comum da nova geração de produtores musicais seja a super-valorização dos equipamentos.Costumo dizer que o resultado final de uma música depende das seguintes etapas, nesta ordem de importância: Composição, Pré-Produção, Gravação, Mixagem e Masterização. A tecnologia pode ser uma grande ferra... Continuar
  291. Os 20 Álbuns Mais Influentes
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Songs In The Key Of Life - Stevie WonderRobert of The Radish estava cansado de ver listas subjetivas dos “Melhores CDs de Todos os Tempos” e criou sua própria fórmula matemática para descobrir os “verdadeiros” 20 discos mais importantes. Em sua lista lista, somente o mercado americano foi considerado. Os critérios são interessantes e bastante válidos, mas o que mais me chamou a atenção foi ver, PELA PRIMEIRA VEZ, meu gu... Continuar
  292. Ganhar Dinheiro com Música
    Ok, o fim do CD está próximo. Comprar música está virando coisa de gente velha. Internet, downloads, pirataria (veja o post sobre esse assunto), cópias digitais, mecanismos de proteção - tudo sugere um futuro broxante para quem vive de música… Será verdade? Eu penso o oposto. Nunca se produziu tanta música na história. Olhe ao seu redor. Há música em todo lugar. Na televisão, no v... Continuar
  293. Quanto Vale o Show
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Joshua BellImagine a cena. Um dos maiores violinistas do mundo está tocando um Stradivarius de 3 milhões de dólares. Você assiste paralisado. Que honra, uma situação rara e histórica. Quanto você pagou para estar neste show? Nada. E as pessoas ao lado simplesmente ignoram. Joshua Bell e o jornal The Washington Post fizeram esta experiência no metrô, horário do rush. Poucos dias antes, Bell tinha... Continuar
  294. "Desistência" (Dani Israel)
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - O produtor e baterista Gustavo “Bozo” Corrêa Schenkel compartilha esta canção no “Audição Crítica”. Bela produção! A música é bastante agradável do início ao fim, sem exageros nem faltas. Muito bom equilíbrio tonal e espacial. Todos os instrumentos aparecem com boa definição e o arranjo gradual ajuda e destacar elementos, oferecendo variedade no tempo. As letras encaixam se... Continuar
  295. Afinal, para que Serve um Produtor Musical
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Quincy JonesProdutores musicais são figuras dos bastidores. Raramente são expostos. Nossa função é fazer com Artista e Música apareçam. É talvez por isso que muitas pessoas não saibam o que fazemos. “Produzir” é criar um “produto”. Um produto que é resultado de diversos materiais, processos e profissionais. Vamos imaginar quantas etapas e pessoas estão envolvidas na gravação de um CD. ... Continuar
  296. "Precipício" (Sr. Red)
    Música enviada para análise pelo serviço gratuito “Audição Crítica”. A faixa é uma gravação-guia encaminhada pelo produtor musical Ailton Sobral. Uma gravação-guia, embora muitas vezes utilizada como Demo da banda ou artista, é na verdade um estudo da Produção. Ela contém as informações planejadas durante a pré-produção e de maneira alguma deveriam servir para analisarmos ... Continuar
  297. O Segredo de Bruce Swedien
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Thriller 25 anosToda vez é a mesma coisa, entre um trabalho e outro no estúdio, coloco o meu CD do Thriller que está sempre à mão e voilá - emoção pura, uma dose de energia para continuar o dia. Quando será que vou me cansar de escutar Beat It? Como não se entregar ao groove de Billie Jean? Há poucos meses, lançaram a edição comemorativa de 25 anos, com extras e DVD. Não contente em já ter LP, K7... Continuar
  298. Como se Destacar na Multidão
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Coldplay Viva La VidaSempre democrático, o Coldplay acaba de lançar duas versões de video clip para a mesma música. Mais um exemplo de criatividade para a promoção de música. Muito válido, por sinal. É difícil se sustentar com técnicas de marketing, produzir uma boa música ainda é a melhor garantia. Mas por que não utilizar a criatividade para aparecer, pelo menos dar uma chance para que os ouvintes esc... Continuar
  299. Perda de Audição Precoce
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Perda de AudiçãoEsta deveria ser uma grande preocupação da geração iPOD. Não só estamos utilizando fones de ouvido in-ear durante mais tempo, como aumentamos o volume do som para compensar os ruídos externos do escritório, trânsito ou shopping center. O coquetel Volume + Tempo de Exposição é fatal. Nossos ouvidos precisam de descanso. Ouvir alto implica em ouvir menos tempo.Os danos vêm ao longo pra... Continuar
  300. Pirataria - 7 Razões para Refletir
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - PiratariaExistem literalmente milhares de posts e discussões sobre o assunto. Tons cizentos de opiniões.Quem não se interessa por opinar e tentar causar mudanças, aceita o preto no branco - as Leis. Gostando ou não, desrespeitá-las é crime - e tenho certeza que a maioria não deseja ser um criminoso. Então que tal mudar as Leis? Opinar e discutir sempre foi o melhor caminho para se mudar as leis -... Continuar
  301. Que Equipamentos Comprar
    Alguns dos assuntos mais comuns nos fórums de Áudio e Produção Musical são: - “Que microfone vocês recomendariam para meu Home Studio?”- “Gravação: Modelo A vs. Modelo B - qual é melhor?”- “Que computador devo usar para fazer música?”- “Pro-Tools® ou Nuendo® ?” Costuma-se valorizar demais equipamentos e tecnologias. Quanto mais eu aprendo, mais eu percebo que equipame... Continuar
  302. Backing-Vocal Empolgada
    Elvis, na lendária versão de “Are You Lonesome Tonight”, com alguns trechos do vídeo original.Toda vez que assisto, me contagio com as risadas.  ... Continuar
  303. Mell Peck em Performance Solo
    Melissa (Mell Peck) é do Rio Grande do Sul, canta e toca violão. Recebi 3 links de vídeos onde ela interepreta “Eu Não Consigo Ser Alegre O Tempo Inteiro” (de C. Wander Wildner), “Na Sua Estante” (de Pitty) e “Melissa” (de Bidê ou Balde - muito interessante a banda Bidê ou Balde, ainda não os conhecia). Mell Peck faz o estilo “guerreira solitária”! É sempre difícil segur... Continuar
  304. Todos seus MP3 no Mesmo Volume
    Você acabou de gravar uma coletânea com as suas preferidas dos anos 80. Os amigos chegam em casa para o Happy Hour (desculpa para beber várias), você toca o CD e cada música está num volume diferente. Desagradável. O recurso “sound check” do seu iPOD auxilia neste problema, tanto na reprodução, quanto na gravação de CDs via iTunes. Mas o processo de normalização não é perfeito.... Continuar
  305. Por que é tão Difícil Receber uma Crítica
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - CríticasEste Blog tem poucas semanas de vida e já conta com um público regular que cresce a cada dia.Isso é muito gratificante e sinaliza que existem pessoas interessadas em consumir informações diversas sobre a Produção Musical e que, acima de tudo, têm CREDIBILIDADE no contéúdo. A credibilidade do meu Blog é minha prioridade.Credibilidade no sentido de ser espontânea, sincera, profissional.... Continuar
  306. Sua Música Analisada GRÁTIS
    ATUALIZAÇÃO: O serviço de análise de músicas está evoluindo. Além das análises públicas (gratuitas), em breve você poderá solicitar uma análise particular e completa, enviada no seu email. É como contratar um Produtor Musical virtual! O atual serviço gratuito 'pode estar temporariamente inativo se a fila de músicas em espera estiver muito grande.   Uma das maiores dificuldades de... Continuar
  307. Player para Aprender a Tocar
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Show Me How To Play“Show Me How To Play” é um novo serviço online para estudantes de música e pode ser uma boa ferramenta na produção musical. Baixando gratuitamente o Multiplayer, os usuários cadastrados podem comprar sessões por aproximadamente R$6.  São diversas opções de músicas e artistas famosos. As sessões ao vivo possuem vídeos e trilhas de áudio que podem ser mutados, solados, pausados,... Continuar
  308. Por que tantos Músicos Falham?
    É uma pena saber que há tantos talentos por aí que se esforçam e não vão pra frente. Vivemos uma época de se buscar a fama. Aparecer na televisão. Tocar nas rádios. Conseguir 3.500 amigos no Orkut. Com um pouco de sorte e muito dinheiro, dá até pra descolar uns momentos de fama. Talvez dois meses tocando no rádio. Uma rápida aparição no Fantástico e 30 (trinta!) minutos de entrevi... Continuar
  309. We Are the World (versão Japonesa)
    Uma das coisas mais engraçadas que vi nos últimos tempos. Para lembrar da gravação histórica que é um exemplo de produção e completa 23 anos nesta semana. Tenho um DVD da produção do “USA for Africa” que assisto de tempos em tempos. Chama-se “We are the world - a história por trás da música”. Destaque para a competência de Quincy Jones, musicalidade de Stevie Won... Continuar
  310. A Volta do Vinil
    Vários amigos estão tirando seus LP’s do armário. Limpando o mofo verde, visitando os sebos do bairro e botando o velho toca-discos para funcionar. A venda de vinis tem crescido em até 40% para algumas gravadoras. O que acontece? Provavelmente as pessoas se cansaram da baixa qualidade de áudio dos MP3 players. LP’s bem gravados podem soar melhor do que CD’s (se reproduzidos em sistem... Continuar
  311. Produtores Famosos - MTV
    MTV - Ontem à noite, o programa TOP TOP da MTV apresentou o tema: “Produtores Musicais - cientistas da música”. Provavelmente vamos discordar da ordem de importância e de alguns produtores citados. Mas não deixam de ser nomes importantes dos quais devemos conhecer um pouco mais. Aqui vai a lista: ... Continuar
  312. CD’s Mais Vendidos de Todos os Tempos: Mundo vs. Brasil
    Um amigo me passou esta lista recentemente. Não consegui verificar fonte e veracidade. Por algum motivo, acredito sem hesitar. ... Continuar
  313. Competição Sennheiser de Sound Logo
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Competição SennheiserAtualização: foi publicada a lista dos 30 finalistas. A Sennheiser, mais conhecida por seus microfones, abriu uma competição para a vinheta da sua marca. Eu já mandei as minhas ! Instruções e prazos no site: Sennheiser Sound Logo... Continuar
  314. Pré-Produção (conceitos)
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Pré-Produção Artistas e produtores profissionais não dispensam uma pré-produção cuidadosa. É nesta etapa inicial que realmente a música é trabalhada. Não é raro que a Pré demore mais tempo do que as gravações e as mixagens. Quando se chega no estúdio com uma Pré-Produção bem feita, tudo flui bem e rápido. Os artistas podem se concentrar nas performances, não há disperdício de gravações... Continuar
  315. “Refrão” ou “Chorus” ?
    Não quero ser o chato que fala certinho. Quando uma palavra cai no domínio público, melhor do que tentar enfrentá-la, é aceitá-la. Mas como profissionais podemos e devemos usar a linguagem correta, pelo menos no meio, com outros profissionais. Imagine um médico dizendo: “Você está com resfriado, tá quente, toma uma Novalgina”. Isso é perfeitamente aceitável numa conversa entre ami... Continuar
  316. Mixagem (conceitos)
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - MixagemMixar é uma arte por si só. É uma pena que muitos engenheiros de som permaneçam no anonimato enquanto muitos dos créditos de um CD são devidos a eles. A mixagem tem a função de “misturar” elementos, juntar as trilhas para que a música tome forma, encaixe harmonias e melodias. Muitas vezes, a fase de Mixagem é confudida com a Pré-Produção. Decisões de arranjo e instrumentação,... Continuar
  317. Tratamento Acústico
    Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Tratamento AcústicoOk, como produtor musical independente, você vai construir seu Home Studio, comprar um monte de espumas acústicas, forrar as paredes. O som vai ficar ótimo, os vizinhos não vão reclamar e pronto, certo!? Errado! (não vou nem comentar sobre as caixas de ovo….) Muitos de nós já caímos nesse erro... Eu já tive um estúdio e uma sala de audição totalmente cobertos de Sonex ®. Com o t... Continuar
  318. Decibel (dB)
    Nos meus cursos de áudio, faço questão de explorar este assunto profundamente. O decibel é a “unidade” mais útil na engenharia de som. Coloquei unidade entre aspas porque essa é justamente a primeira lei do decibel: dB não é uma unidade, e sim uma COMPARAÇÃO de grandezas. Sempre que expressamos alguma medida em dB, estamos comparando o que estamos medindo com alguma REFERÊNCIA. Dep... Continuar
  319. Guerra dos Volumes
    Deninis Zasnicoff - Produtor Musical - Guerra dos VolumesNas últimas décadas, o “volume” sonoro impresso nos CDs está cada vez mais alto. Em outras palavras, se você deixar o controle de volume do seu equipamento sempre na mesma posição, escutar um CD dos anos 80 e na sequência um CD pop atual, vai levar um susto e correr para abaixar o volume. Mas isso não é o pior. O principal problema está na DEGRADAÇÃO do áudio - distorções, perd... Continuar
  320. Sutilezas da Masterização
    Masterizar é talvez a etapa mais sutil e especializada da Produção Musical, porém com grande impacto na percepção final da música. Difícil é entender que os ouvintes e seus equipamentos de áudio são diretamente influenciados por uma boa masterização, mesmo ela sendo sutil e pouco perceptível (?), como costuma acontecer em comparações A/B (testes A/B se baseiam da reprodução alt... Continuar


página 1 de 321

Dennis Zasnicoff

rostoblog_twitter

Produtor musical, professor, rockeiro narigudo e pai coruja.

Volte sempre e deixe seus comentários.

BLOG NO SEU EMAIL

Não perca nenhum artigo.

Feed

feed-image RSS

ENQUANTO ISSO NO TWITTER...

SEJA FÃ NO FACEBOOK

Login




ACADEMIA DO PRODUTOR MUSICAL

INSCRIÇÕES ABERTAS
(poucas vagas com 50% desconto)

academia do produtor musical logotipo

Academia do Produtor Musical
EXCLUSIVA PARA MEMBROS

VISITANTES ONLINE

Temos 171 visitantes online

LIVRO GRÁTIS

Baixe uma cópia do Manual de Bolso da Produção Musical

manual_pequeno

(3a. edição, com 37 páginas sobre as etapas da produção, dicas, termos e dados de mercado. Para músicos, técnicos e produtores)

PARCEIROS

REGISTRE SUA MÚSICA


CASES PARA TRANSPORTE

hard dj case

Seja fã no FACEBOOK