Isolamento do Quarto para Tocar Bateria

caixa_de_ovo_isolamento_acusticoSinceramente? Nem perca tempo!

Muita gente confunde isolamento acústico com tratamento acústico. Isolamento, ou isolação (parece não existir um consenso nos dicionários), é sinônimo de estrututra, massa, densidade, perda de área útil, mão de obra qualificada e dinheiro. Muito dinheiro.

Cenário típico: quarto de 3m x 2m, seus parentes já sem paciência, vizinhos reclamando com o síndico e você crente que as espumas (e caixas de ovos) estão impedindo o som de vazar para fora. Você não está sozinho nessa!

Seria possível isolar este quarto para poder praticar bateria por horas e horas na madrugada? Pelo menos de dia, no sábado? E escutar o som alto, tocar guitarra? Sim, até é possível, mas não faz muito sentido.

Antes de mais nada, temos que compreender que quartos e salas de apartamentos e casas não foram construídos com um objetivo acústico em mente. As paredes e estruturas são relativamente "leves" no que diz respeito ao som. Para piorar, existem conduítes, vãos, batentes, janelas, tomadas e furos que deixam o som vazar. Encare o som como um fluido em um recipiente: não importa se o barril é de chumbo, se existir um furo, o líquido escapará.

Mesmo que você consiga "vedar" todo o ambiente internamente, ainda existirá um caminho relativamente fácil para o som escapar. Trata-se do contato físico entre as estruturas do seu quarto (paredes, teto, piso) com as estruturas do restante da casa ou prédio. O som não se propaga somente pelo ar. Pelo contrário, ele tem mais facilidade para percorrer sólidos, estruturas rígidas. Onde existe contato, existe passagem de som.

Um simples vergalhão de metal entre a laje do seu piso e o teto do andar de baixo mostra-se um excelente meio de propagação para o som. As ondas no ar do seu quarto fazem o piso vibrar, que por sua vez vibra a laje, o vergalhão e a outra laje, finalmente transmitindo o som para o ar do andar de baixo. Imagine quantas vigas e pilares conectam os ambientes.

Triste realidade. Nossas casas não foram construídas para isolar o som. O problema é ainda maior quando a fonte sonora é alta e tem contato direito com o piso. Como por exemplo..... uma bateria!

Uma solução eficiente exigiria desacoplar o ambiente interno da estrutura sólida do apartamento. Em outras palavras, construir um outro quarto dentro do quarto, com paredes novas, forro adicional e piso flutuante, sem contato rígido com a "casca" original externa. Para tanto, usamos EVA e outros materiais com propriedades semelhantes. E mesmo assim, muito bem calculados e posicionados - coisa de engenheiro mesmo, o que requer um projeto confiável e custoso. Agora adicione os custos de material, mão de obra especilaizada, tempo de serviço...

Quem já arriscou fazer o tratamento (ou isolamento) do seu home studio, sabe quanto custa um bocado de MDF, compensado, espuma. Para um isolamento efetivo, pode-se chegar a R$10, 20, 30 mil reais rapidamente. Nesse sentido, voltamos ao ponto: nem perca tempo! Quem está disposto a desembolsar R$20.000 para isolar o quarto e ainda perder um monte de área útil?

Ao final, nem sobrará espaço para a bateria. O quarto, que já era pequeno e ressonante, passará a ter um som ainda mais desequilibrado, inapropriado, cansativo para ensaio e inviável para gravação. Vale a pena? Lembrando que isolar meia-boca é a mesma coisa que não isolar.

Um quarto normal tem uma perda de transmissão de aproximadamente 20 dB. Em alguns raros casos - construções mais sólidas e vedação - a perda pode chegar a 25dB ou 30dB. Um bom isolamento, que não incomode vizinhos e possa comportar altos níveis internos, pede um índice da ordem de 50dB a 60dB.

Na engenharia acústica, aumentar a perda em 5dB (de 30dB para 35dB, por exemplo) significa dobrar a espessura das paredes e ainda usar algum abafador intermediário. De 35dB para 40dB - desacoplar estruturas rígidas, reforçar ou substituir portas e janelas, tapar todas as pequenas passagens de ar. E assim por diante, sempre dobrando o custo a cada passo.

É por isso que soluções caseiras não ajudam em quase nada. Talvez você consiga aumentar sua perda de 20dB para 25dB, e olhe lá! Na prática, o som continuará vazando e incomodando. Esqueça as espumas! E de uma vez por todas, jogue fora as caixas de ovo, elas são altamente inflamáveis e juntam sujeira. Não se esqueça da palavra mágica: densidade. Se uma simples barata (aquela de estimação que sempre acompanha os ensaios da banda) consegue detonar uma caixa de ovo, então não deve ser muito eficaz para barrar o som, concorda comigo?

Talvez seja mais fácil alugar um estúdio de ensaio toda semana (aliás, quase todos os estúdios de ensaio possuem péssimo isolamento, mas pelo menos já aprenderam a lidar com vizinhos). Ou ainda, talvez seja mais eficiente construir um estúdio novo, já prevendo o projeto isolamento.

Desculpe se te dei um banho de água fria, mas você deixará de gastar muito tempo e dinheiro. Solução boa e barata? Quem não gosta?! Também procuro todo dia...

Tendo feito muitos projetos acústicos nos últimos anos - e recuperado outros tantos mal feitos - nunca encontrei uma solução de isolamento fácil, eficaz e barata. É uma limitação puramente física. Seria como ter iluminação forte com velas, ou tapar uma goteria com pano.

Há novos materiais no mercado, alguns deles bastante promissores, sobretudo como abafadores entre paredes de dry-wall. No entanto, são soluções que podem aumentar marginalmente o isolamento de um projeto já eficiente, e não solucionar todos os problemas do Home Studio. Se você tem alguma solução eficaz e viável para Home Studios, compartilhe conosco! Mande suas fotos, divulgue seus custos e resultados aqui em nosso blog.

 

Adicionar comentário

*** AGUARDE SEU COMENTARIO SER APROVADO E PUBLICADO ***
Reservamos o direito de modificar ou deletar informações a qualquer momento, sem aviso prévio. As medidas pretendem evitar o uso de termos ofensivos, propagandas e conteúdos não pertinentes.


Código de segurança
Atualizar

BLOG NO SEU EMAIL

Não perca nenhum artigo.

Feed

feed-image RSS

ENQUANTO ISSO NO TWITTER...

SEJA FÃ NO FACEBOOK

Login




ACADEMIA DO PRODUTOR MUSICAL

INSCRIÇÕES ABERTAS
(poucas vagas com 50% desconto)

academia do produtor musical logotipo

Academia do Produtor Musical
EXCLUSIVA PARA MEMBROS

VISITANTES ONLINE

Temos 111 visitantes online

LIVRO GRÁTIS

Baixe uma cópia do Manual de Bolso da Produção Musical

manual_pequeno

(3a. edição, com 37 páginas sobre as etapas da produção, dicas, termos e dados de mercado. Para músicos, técnicos e produtores)

PARCEIROS

REGISTRE SUA MÚSICA


CASES PARA TRANSPORTE

hard dj case