Seus Próprios Samples

Audio SamplePoder trabalhar com Samplers e Samples é uma das grandes maravilhas do estúdio moderno. Mas por algum motivo, no final do dia, acabo usando minhas bibliotecas de sons muito menos do que eu esperaria... Tenho algumas teorias e sugestões para você, e eu, melhorarmos a eficiência das nossas produções com samples.

Antes de mais nada, você precisa organizar e catalogar sua coleção. Se você tem um Home Studio, posso apostar que você tem Gigabytes de samples que vieram com os equipamentos, softwares, que baixou da Internet ou copiou de outro HD. Centenas, milhares de sons em diferentes formatos, com nomenclaturas assustadoras, espalhados em pastas aleatórias pelo computador. Muitas vezes, culpa do software de instalação. Mas na maioria dos casos, falta de organização nossa.

Quando queremos encontrar aquele som de trompete, ou aquela batida de cajón, perdemos horas apenas para encontrar, escolher e editar o sample. Melhor perder um dia inteiro organizando a biblioteca do que várias horas cada vez que precisarmos buscar uma amostra. Tá sem fazer nada no domingão? Hora de vasculhar todo seu HD, criar pastas com nomes fáceis de lembrar e mover o conteúdo.

Comece criando uma estrutura de pastas por ritmo, ou estilo musical. Afinal, em 99% das vezes, começamos a procurar um sample já sabendo o estilo musical da produção e que tipo de som você está buscando: Latin, Rock, Hip Hop, Dance. A idéia é criar MUITAS pastas, de modo que cada uma não tenha mais do que 50 ou 100 arquivos.

O objetivo é filtrar a escolha e chegar rapidamente a uma pasta que tenha algumas opções que podem ser escutadas e escolhidas. Por exemplo, dentro de Latin, crie mais pastas: Salsa, Mariachi, Spanish. Dentro delas: Pianos, Metais, Percussão. Só depois você chega ao nome do instrumento ou grupo. E aí sim, o andamento (bpm), formato, se são notas ou loops. Não tem problema de você precisar clicar em 14 pastas para chegar ao sample. Mas você terá certeza que o que está buscando está ali dentro. Se não estiver, não precisa perder tempo procurando: melhor encontrar algo para comprar, baixar ou GRAVAR !!!!!

Esse é o gancho para minha próxima dica. Vejo colegas gastando literalmente 30 horas de produção para escrever uma linha de bateria, com samplers, samples, BFDs da vida ou qualquer outro recurso não instrumental. Oras, 30 horas são mais do que suficientes para produzir 2 ou 3 músicas inteiras! Não faz sentido perder tanto tempo com um instrumento. Ok, talvez eles tenham tempo sobrando, estejam praticando ou aprendendo um software, mas em algum momento essas 30 horas não vão estar disponíveis. Ou terão que cobrar por elas...

Por outro lado, se tivessem contratado (ou pedido um favor) para um amigo bateirista, se tivessem alugado um estúdio razoável por um período, poderiam não só gravar o que precisavam mas também, fazer gravações de samples para utilizar nas próximas produções!

Aprendi isso observando alguns técnicos de gravação. Um técnico experiente sabe que sempre existe a chance algo falhar. Um arquivo que se perdeu. Um cabo que falhou, um equipamento que parou de funcionar. Resultado? Eles procuram gravar samples (amostras) da bateria, caso precisem editar ou utilizar samplers na mixagem. Pense comigo: a bateria já está montada e afinada. Os microfones já foram selecionados, posicionados e testados. O músico está lá. A sala é boa. Por que não usar 30 minutos a mais e gravar cada peça da bateria, com diferentes intensidades e levadas? 4 compassos de rock básico, uma virada de tons, pratos com batida fraca, pratos com batida forte.

Assim você vai construindo sua própria coleção de samples e, além de saber exatamente o que contém cada amostra, você tem controle total sobre o que é gravado e como é gravado. Habitue-se a gravar samples. Está rolando um ensaio? Grave. Alugaram um estúdio? Fique mais um pouco e grave samples. Seu amigo instrumentista está em casa? Dê mais umas cervejas e peça para ele tocar uns acordes.


Este video mostra um pouco da microfonação e das sessões de gravação dos samples para o Toontrack. Repare na coleção de microfones.

 

Adicionar comentário

*** AGUARDE SEU COMENTARIO SER APROVADO E PUBLICADO ***
Reservamos o direito de modificar ou deletar informações a qualquer momento, sem aviso prévio. As medidas pretendem evitar o uso de termos ofensivos, propagandas e conteúdos não pertinentes.


Código de segurança
Atualizar

BLOG NO SEU EMAIL

Não perca nenhum artigo.

Feed

feed-image RSS

ENQUANTO ISSO NO TWITTER...

SEJA FÃ NO FACEBOOK

Login




ACADEMIA DO PRODUTOR MUSICAL

INSCRIÇÕES ABERTAS
(poucas vagas com 50% desconto)

academia do produtor musical logotipo

Academia do Produtor Musical
EXCLUSIVA PARA MEMBROS

VISITANTES ONLINE

Temos 125 visitantes online

LIVRO GRÁTIS

Baixe uma cópia do Manual de Bolso da Produção Musical

manual_pequeno

(3a. edição, com 37 páginas sobre as etapas da produção, dicas, termos e dados de mercado. Para músicos, técnicos e produtores)

PARCEIROS

REGISTRE SUA MÚSICA


CASES PARA TRANSPORTE

hard dj case