AUDIÇÃO CRÍTICA - Dennis Zasnicoff

Informação de qualidade para quem não vive sem música - ©2008 Alguns direitos reservados.

 
  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Socorro, Meu Filho Quer Ser Músico!

(6 votos)

executivo-mirimMinha tentativa de amenizar uma questão que é séria e certamente preocupa muitos pais pelo mundo afora. Mas como sempre procuro enxergar o lado otimista da situação, decidi escrever de uma maneira descontraída. Talvez ajude famílias inquietas que não sabem se devem ou não incentivar seus filhos.

Estava respondendo um email para um pai preocupado, que naturalmente se questionava sobre a carreira do filho. Dizia que ele só pensava em guitarra, se dedicava muito ao Blues e parecia não se interessar por mais nada. Seria este um bom futuro para seu filho?

Fico imaginando se os médicos, advogados e engenheiros também são questionados por pais indecisos:

"Meu filho fica pra cima e pra baixo com aquele estetoscópio. Fica lendo as bulas dos remédios o dia inteiro e brinca de médico com a prima até de madrugada. Não sei o que fazer, por favor ajude."

"O Júnior parece um homem de negócios. Se veste com terno, fica falando sobre globalização, se interessa por fluxo de capital, bolsa de valores e é um líder nato na sua turma do ginásio. Tudo indica que ele será executivo de uma empresa, não sei mais a quem recorrer."

É como se os pais acreditassem que música não é profissão. O que faria da música uma profissão diferente das outras? Como muita gente, já trabalhei em pequenas empresas, grandes empresas, como autônomo, já contratei advogados e engenheiros, já fiz consultas com inúmeros médicos e tive contatos profissionais com vários tipos de pessoas.

A conclusão é sempre a mesma: em todas as profissões, existem profissionais medíocres e profissionais excelentes. Alguns mal pagam suas contas, outros acumularam riquezas merecidas. Muitos vieram das mesmas escolas e seguiram caminhos completamente diferentes. Uns têm tempo para a família e o lazer, outros mal conseguem dormir. Outros recomeçaram a vida profissional depois de 40 anos de idade.

Na música é a mesma coisa. Como podemos ter certeza que alguém será bem sucedido? Pela escola que frequentou? Pelas companhias? Família? Diploma? (eu tenho um diploma de Engenheiro pela POLI/USP que por muito tempo era considerado garantia de emprego e sucesso profissional. Besteira! Nunca me serviu para nada. E ainda achava aquele curso totalmente antiquado, na contra-mão da modernidade.)

Aí me lembro de uma frase que li há poucos dias. Não estou certo se do Frank Sinatra, Albert Einstein... A frase dizia que o sucesso pode vir pelo talento ou pela obsessão. Aí está a receita! Muito destes jovens curiosos são totalmente obcecados por música. E alguns deles ainda têm talento. O que mais podemos esperar? Nada é certo, mas com isso as chances se multiplicam, não concorda?

Um médico pode fazer consultas, cirurgias, pesquisas, dar aulas, assistência social, cuidar dos funcionários de uma empresa etc, etc. Um músico também tem centenas de opções. Tocar, cantar, escrever, gravar, mixar, reger, ensinar. Não devemos esperar ter todas as respostas com 15, 20 ou até mesmo 25 anos de idade.

Que não me chamem de anarquista, mas eu tenho sérias dúvidas sobre a eficácia do "curso superior", quando saímos do colégio totalmente perdidos e sem a menor noção do que se pode fazer na vida, sobre o dia-a-dia de um profissional ou de uma empresa. E ainda temos que decidir rapidamente para não "perder tempo". Tempo é o que mais o jovem tem! Tempo para pensar, experimentar, errar, planejar, decidir.

É claro que ficar jogando video-game e navegando na Internet até de madrugada não vai ajudar muito. Pelo menos não é isso que se deve fazer por muito tempo.

Para muitas famílias, a questão financeira costuma vir em primeiro lugar. Muito sensato, mas as finanças deveriam ser consequência de realização e não o preço da auto-destruição. Se um jovem consegue sobreviver com o suporte da família até os 17 anos, então é provável que ele também consiga sobreviver até os 22. Estes cinco anos podem fazer TODA a diferença na sua carreira: tempo de descobrir seu talento, ou sua obsessão.

Alguns ícones bem-sucedidos são mais radicais e defendem que só quem larga a faculdade no meio tem grandes chances de sucesso na vida. Porque eles largaram no meio e agradecem até hoje. Não acho que precisamos chegar neste ponto. Podemos fazer um curso enquanto tentamos outras coisas. Mas precisamos de tempo, paciência, tranquilidade.

A minha ficha caiu quando eu tinha 27 anos. Eu adoraria que ela tivesse caído mais cedo. Mas nunca é tarde para se fazer o que gosta!

 

Comentários  

 
0 #11 QUE DILEMA...............GERLANDIA A. BARRETO 2010-07-13 14:09
EU TENHO UM FILHO QUE QUER SER MÚSICO,TEM 16
ANOS AOS DEZ APRENDEU TOCAR CAVAQUINHO,DEPO IS
VEIO VIOLÃO,GUITARRA ,CONTRA BAIXO E POR ULTIMO
BATERIA QUE EU CAI NA ASNEIRA DE COMPRAR,NO CO-
LÉGIO COM OS COLEGAS MONTOU UMA BANDA E DISSE QUE VAI SER MÚSICO MESMO NAO DANDO DINHEIRO,
EU E O PAI ESTAMOS DOIDOS PORQUE ELE É UM ALUNO
BOM EM MATEMATICA E ESPERAVAMOS UMA CARREIRA
DE ENGENHARIA OU ATE MESMO OUTRAS EXATAS.O
AMIGO QUE FAZ LETRAS DE MUSICAS JÁ REGISTRO JÁ
FIZERAM ATÉ VAQUINHA E GRAVARAM UM CD ,ESTOU APAVORADA COM ESSA OPÇAO POR SE TRATAR DE BRA-
SIL.CONHECI UM PROMOTOR QUE TOCA,BATERIA E GUITARRRA E DISSE QUE QUERIA SOBREVIVER DA MÚ-
SICA E NÃO CONSEGUIU E TEM AMIGOS QUE SÃO OTIMOS E NAO TEM CHANCE.O QUE FAZER ? SÓ DEUS
E MAL SOBREVIVE
citar
 
 
0 #10 Rock and Roll 2010-04-24 20:46
Oi.Prefiro não dizer meu nome...eu costumava ouvir musicas modinha...um dia um amigo meu me mostro o rock...mas nao é aquela barulheira que fica girando o cabelo que nem um doido e sim o bom e velho rock como aerosmith,guns and roses,queen e bob dylan... após isso comecei e pesquisar MUITO sobre bandas de rock e comecei a tocar guitarra em casa... depois de ouvir muito rock e várias bandas após ouvir a música KickStart My Heart da banda de rock Motley crue me decidi que o que quero fazer da vida é ser músico do rock e sei que vou conseguir, com talento ou não,passando fome ou não meu sonho é esse tenho certeza q não precisarei de aulas nem de faculdade de músicas simplesmente vou fazer o máximo para ser um músico ou morrerei tentando mas morrerei tentando fazer o que eu realmente gosto.Tenho 15 anos hoje... é isso obrigado por lerem
citar
 
 
0 #9 Vivo de musica, mas nao quero que meus filhos sigam meu caminho!!! 2010-02-23 16:33
Bom, continuando...
Aqui no Brasil, sao muitos bons músicos para pouquissimas vagas. Bom, o fato é que sinto que ser Musico erudito no Brasil é oferecer um excelente produto para um mercado ausente. Creio que é este o ponto da questão, por isto, oriente meus filhos, que possuem enorme talento e que ja sao musicos, a estudarem paralelamente à Música, outro ofício. Acho que meu filho mais novo é tão artista que nao sei se ele conseguiria tal coisa, por isto, o incentivo a estudar linguas, para que possa, se for o caso, ser artista no exterior. Bom, nao dá para saber do futuro, mas fatos são fatos: o mercado para o músico, principalmente o erudito, no Brasil, é pequeno, instável e nem sempre muito justo, já que concorrencia acirrada pode ser concorrencia desleal. É isto. Abraço a todos.
citar
 
 
0 #8 Vivo de musica, mas nao quero que meus filhos sigam meu caminho!!! 2010-02-23 16:28
Gente,
este debate tem varias facetas. Sou musicista erudita, graduada em musica. O pai do meu filho tambem o é. Não somos profissionais "medio", somos bons. Vale lembrar que , para ser um musico mediocre, tem que rolar muuuuuuuito estudo!!!!
Bom, o fato é que, apesar de ter sido excelente aluna e de ser excelente profissional, como eu tenho filhos, nao pude sair do Brasil. Sou separada do pai de meus filhos, e o fato é que, apesar de ter o único emprego do meu Estado para a minha especialidade, e de ter passado em primeiro lugar neste concurso, o que ganho é irrisório. Agora, pensem bem, quantos concursos para medicos e advogados são realizados... e quantas chances de se ter um bom emprego. Geralmente, os que formam em Musica, têm um bom nivel, saõ geralmente excelentes profissionais.
citar
 
 
0 #7 Concordo e vivencio o apoio familiarzasnicoff 2009-11-27 16:50
Muito obrigado, Rafael, desejo muito sucesso, siga em frente! abs
citar
 
 
0 #6 Concordo e vivencio o apoio familiar 2009-11-23 14:17
Olá, hoje é a primeira vez que leio este site, e admito que me indentifiquei ao ponto de argumentar meu ponto de vista. Apesar de ainda ser um "imaturo" para conversar sobre certas coisas, eu vivencio o apoio de minha família quanto a música.

Comecei aulas de piano aos 6 anos de idade, minha mãe sempre adorou música e nunca teve oportunidades na infância de vivenciar sua paixão, fiz aulas até fevereiro de 2009, ano que completei 18 anos, no decorrer de meus estudos, aprendi violino, contra-baixo, violão e outros instrumentos, ainda fiz algumas aulas de técnica vocal. Assumo em voz alta que minha vida é a musica, apesar de afirmações por parte de "profissionais" de minha escola (que por sinal é uma escola de respeito, particular), falando comigo e me "dissertando" que a vida se tem que correr atrás, não é só música e um dia terei que alimentar minha família.

Uma argumentação tosca, que me deixou extremamente irritado, porém segui em frente. Próximo fim de semana vou fazer vestibular para produção musical "faculdade do rock" na UNISINOS. Sinto um extremo orgulho em saber que um dia poderei afirmar que minha profissão vem de uma paixão.

E é ainda melhor notar que assim como existem pessoas que desmerecem a música, existe também quem admira, exemplo disso é minha mãe, formada em direito e funcionária pública. Que sempre defendeu que um cidadão não se ergue pelo dinheiro que recebe no fim do mês.

A música é uma das melhores formas de expressão, uma das melhores formas de se conscientizar que aprender o que é do interesse é muito divertido (pelo menos no meu caso).

Só gostaria de elogiar o site, e espero que um dia eu tenha o mesmo conhecimento e mesma experiencia que seu autor.


Atenciosamente:
Rafael Casagrande, 18 anos

Caxias do Sul- RS
citar
 
 
0 #5 Um elogio ao debate 2009-07-20 16:53
Olá Dennis! Meu nome é Alexandre sou músico e técnico de áudio. Tenho 21 anos e soube que seria músico aos 11, e desde então vivo esta minha obsessão, como muito bem você colocou.
Gostaria de dizer que gostei muito do seu site e muito desse tópico abordado.
Parabéns pelos textos muito bem escritos, e pelos diversos temas.
Abraço!
citar
 
 
0 #4 Nem sempre...AlexFAbiano 2009-07-11 10:42
...ir pra FORA do PAÍS é a melhor oção!!!!

Aliás...em se tratando de "música", vale mais o empenho de quem quer aprender do que a determinação de quem quer ensinar.
Não adianta nada o cara ir para uma grande escola se não quiser realmente aprender.

Hoje em dia, no Brasil mesmo, existem escolas fantástticas que não deixam nada a desejar.
Depende do empenho do aluno em aprender apenas.
citar
 
 
0 #3 Profissão 2009-07-05 19:03
Dennis, em primeiro lugar gostaria de agradecer e parabenizar o seu blog!

Concordei com o seu texto e é legal ver que você pensa de forma muito parecida com a minha.

Concordo com o que o amigo acima disse de que um advogado de nível médio no Brasil ganha mais que um músico de nível médio, e para ilustrar isto, eu tenho dois amigos que eram músicos talentosos e viraram advogados por causa do $$$, ambos ainda fazem música por hobby. Mas um deles era realmente um excelente guitarrista, e feliz no que fazia, ganhava tocando em bailes, e dando aulas, só que não era muito. Hoje como advogado ele está com um carro novo e tal, mas vive estressado e reclamando que não tem tempo para nada...

Reforço suas palavras: "As finanças deveriam ser consequência de realização e não o preço da auto-destruição".

Muito obrigado pelas dicas e parabéns pelo seu trabalho.
citar
 
 
0 #2 Businesszasnicoff 2009-07-01 06:37
Grande Mammana, de fato, faz muito sentido!

É que aí já estamos entrando na questão "business", de oferta e demanda, de mercados e modelos de negócios. É como tentar vender gelo na Antártica, não tem como se sustentar...

Existem muitos casos de músicos brasileiros de primeira linha, que só conseguiram os merecidos reconhecimento e renda no exterior. Muitos casos. É só olhar a ficha técnica de um CD e reparar que percussionistas , por exemplo, quase sempre são brasileiros. Sem falar em figuras mais populares, como Lenine e Chico César.

A maravilha da atualidade é que o músico não precisa necessariamente sair do Brasil para estudar e vender seu trabalho. Cursos à distância, sites de talentos, redes de negócios com as gravadoras - ficou muito mais fácil encontrar mercados e divulgar um produto.

Talvez uma grande deficiência da média dos músicos seja a falta de atenção com o lado business. Eles precisariam valorizar a si mesmos, não engolir cachês ridículos de barzinhos, investir em publicidade, apresentação do produto, procurar mercados.

Outra questão é que muitos profissionais estão satisfeitos com a renda baixa, porque encontram recompensas em outras áreas. Uma questão muito subjetiva, do significado do "sucesso". O que é melhor, ser um médico frustrado e pagar as contas, ou batalhar para ser um músico excepcional e eventualmente conseguir reconhecimento e renda?

Minha interpretação é que, por mais que a preocupação dos pais tenha fundamentos, como você muito bem colocou, o jovem ainda tem muito tempo para encontrar respostas para esta pergunta acima.

O importante é que isso tudo não anula a teoria de que talento e obsessão seriam uma boa receita para um profissional acima da média!
citar
 
 
0 #1 o problema não é esse 2009-07-01 04:00
Dennis, concordo com a maioria das coisas que disse, porém vejo um problema em nosso país. O médico, engenheiro, advogado MEDIO aqui no Brasil acaba pelo menos tendo um salário suficiente para ter uma casa, um carro e comprar comida. o músico médio no Brasil acaba ganhando muito pouco, não dando para sustentar uma família dignamente. O pai que tem um filho querendo ser músico sabe que no Brasil a batalha será dificílima, e ninguém quer ver o filho sofrendo. A atitude que eu tomaria se meu filho quisesse ser músico seria imediatamente mandá-lo estudar seriamente nos EUA ou Europa, lugares em que o trabalho do músico costuma ser muito mais valorizado.
citar
 

Comentar

Ao submeter seu comentário, reservamos o direito de modificar ou deletar informações a qualquer momento, sem aviso prévio. As medidas tomadas pretendem evitar o uso de termos ofensivos, propagandas e conteúdos não pertinentes.


Código de Segurança
Atualizar

BLOG NO SEU EMAIL

emailsNão perca nenhum artigo!

Zasnicoff no Twitter


CURSO ONLINE

Reserve sua vaga e acesse 1 mês de curso GRÁTIS

pre_lancamento

Próximas Turmas:

12/Jul: LOTADA

16/Ago: RESERVAS

LIVRO GRÁTIS

MANUAL DE BOLSO DA PRODUÇÃO MUSICAL

Manual de Bolso da Produção Musical

38 páginas sobre as etapas da produção, dicas, termos e dados de mercado. Para músicos, técnicos e produtores.


ar-form

Usuários Online

Temos 93 visitantes e 6 membros online
  • gordoonbass
  • sergiomarques
  • aliscoque
  • mariochenatti
  • rossini

PARCEIROS

Brinde do AudicaoCritica.com: você conhece o serviço digital de registro de músicas do MusicasRegistradas.com ?

Clique na imagem para ganhar:

1 Registro de música gratuito no cadastro

+ 1 Registro grátis a cada 5 créditos acumulados

Margem Dinâmica

O Audição Crítica apoia o Pleasurize Music Foundation, pelo fim da Guerra de Volumes!

dr