Gravador Portátil - ZOOM H4n

Gravador portatil de 4 canais - Zoom H4nPerdi a conta de quantas vezes eu queria gravar alguma coisa e não tinha um gravador em mãos... Ainda mais um bom gravador, que pudesse registrar a performance musical com clareza e detalhamento.

Há alguns anos comprei um pequeno gravador de bolso, mono, sem muitos requintes ou qualidade, mas já era útil para várias atividades:

  • Gravar um ensaio para futura análise ou referência.
  • Registrar uma idéia musical, daquelas que aparecem no meio do trânsito, que você jura será o próximo grande sucesso.
  • Aulas / Palestras, desde que autorizadas.
  • Sons ambientes, para utilização como fundo de gravação, ambiência ou trilha de filme.
  • Entrevistas

Nos últimos meses, o mercado recebeu uma enxurrada de gravadores portáteis, modelos estéreo, de bolso, alta qualidade, com efeitos e afinador, até surround eu vi. E ouvi.

Bons, surpreendentes, realmente bastante úteis em diversas situações de produção musical, dentro e fora do estúdio, além dos casos citados acima. Fiquei impressionado com algumas gravações de bateria e quarteto de jazz feitas pelo modelo H2 da Zoom, que possui 4 microfones e cobertura de 360 graus. Acho que minha "afinidade" pelo fabricante começou ali, quando assisti aos vídeos destas gravações. Até então, Zoom para mim era marca de pedal de guitarra, legal e tudo, mas não para áudio profissional.

Veja este exemplo, esses brinquedinhos podem fazer maravilhas. Claro, desde que os 7 Elos da Gravação estejam balanceados. Músicos bons, sala boa, correto posicionamento do gravador... detalhes que fazem TODA a diferença.

No entanto, nunca me senti tentado a trocar o meu fiel gravador de bolso (bolso de camisa, pequeno mesmo). Afinal, eu sempre poderia levar equipamentos e microfones profissionais para fazer uma boa gravação. Pelo menos até agora. O recém-lançado Zoom H4n pode gravar 4 trilhas, tem entradas de alta-impedância, microfones estéreo X/Y reguláveis, um monte de efeitos e formatos de áudio, duração de bateria, 24 bits, velocidade de playback ajustável, cartão SD, acessórios. De cara já fiquei interessado.

Então, amigo, quando você está vulnerável, vem aquela jogada de marketing que te fisga de uma vez por todas. Neste caso, foi o vídeo da gravação dos violões. Quem já tentou gravar um violão ao vivo, ou melhor, dois, fora do estúdio, sem atrapalhar músicos ou platéia, com rapidez e qualidade... bem, sabe do que estou falando. Não é nada fácil. E o resultado sonoro normalmente é inferior ao desejado. Difícil posicionar microfones, carregar equipamentos, passar cabos, testar monitoração.

A qualidade de áudio deste simples setup é impressionante, e sem nenhum processamento! Estou falando de timbre, imagem estéreo, detalhamento (é claro que mostrei pra minha esposa e como sempre, ela disse que é igual a qualquer outra música que ela já tenha escutado.). A possibilidade de gravar acústico + DI é excelente! O vídeo, inclusive, mostra a diferença de áudio entre microfones, som direto (DI) e a mistura dos dois (ou melhor, dos quatro).

E pra ajudar a me convencer, a música é aquela do João Bosco, da qual nem sei o nome, mas que sempre ficou na minha cabeça, apesar de eu ter ouvido pouquíssimas vezes. Bela música, uma falha não mencionarem no vídeo.

Com 4 canais, um pouco de criatividade e conhecimento acústico, eu posso agora gravar com qualidade profissional diversas formações e situações. Tudo isso, sem precisar me preocupar com cabos, computador, interface ou mesa de som.

  • Quarteto de Jazz
  • Violão, Voz e acompanhamento estéreo
  • Bateria solo, com overheads, caixa e bumbo
  • Power Trio de Rock, com overheads, Voz e amps de baixo/guitarra
  • Orquestra em estéreo com par de microfones de sala

Realmente, o apelo é grande. Estou saindo de viagem e com certeza vou garantir o meu. Em breve aqui neste Blog, gravações e testes feitos no meu H4n!

>>> Aproveito para fazer um convite >>> Se você possui um gravador portátil e também tem o hábito de tirar leite de pedra, me mande o áudio de uma de suas gravações, de preferência descrevendo o setup ou acompanhada de fotos. Vamos compartilhar os resultados com os outros leitores.

 

Adicionar comentário

*** AGUARDE SEU COMENTARIO SER APROVADO E PUBLICADO ***
Reservamos o direito de modificar ou deletar informações a qualquer momento, sem aviso prévio. As medidas pretendem evitar o uso de termos ofensivos, propagandas e conteúdos não pertinentes.


Código de segurança
Atualizar

BLOG NO SEU EMAIL

Não perca nenhum artigo.

Feed

feed-image RSS

ENQUANTO ISSO NO TWITTER...

SEJA FÃ NO FACEBOOK

Login




ACADEMIA DO PRODUTOR MUSICAL

INSCRIÇÕES ABERTAS
(poucas vagas com 50% desconto)

academia do produtor musical logotipo

Academia do Produtor Musical
EXCLUSIVA PARA MEMBROS

VISITANTES ONLINE

Temos 114 visitantes online

LIVRO GRÁTIS

Baixe uma cópia do Manual de Bolso da Produção Musical

manual_pequeno

(3a. edição, com 37 páginas sobre as etapas da produção, dicas, termos e dados de mercado. Para músicos, técnicos e produtores)

PARCEIROS

REGISTRE SUA MÚSICA


CASES PARA TRANSPORTE

hard dj case