A Importância do CD

(19 votos)

coleção de CDsPraticamente não existem mais CDs. O custo de duplicação é alto. A Internet é muito mais eficiente na divulgação e distribuição de músicas. Certo? Errado.

No mês passado, escrevi um pequeno artigo sobre uma banda chamada Medollic. Disse que o seu disco de estréia tinha grande margem dinâmica e que a própria banda usava esta característica da masterização como marketing positivo. Considerei uma iniciativa louvável, que poderia ser o indicador de que bandas e ouvintes estavam cansados do som chapado e sem vida dos discos lançados nos últimos 15 anos.

Por algum processo que exigiu no mínimo algum planejamento e dedicação por parte da banda ou sua equipe de pós-produção, o grupo australiano encontrou meu artigo na Internet, me agradeceu, e pediu um endereço para que pudessem me enviar um CD.

Semana passada recebi minha cópia, autografada, diretamente da Austrália. Definitivamente algo fora do comum. O som realmente é pulsante e se destaca no cenário, gostei de várias faixas do disco.

Mas, acima de tudo, virei fã. Por quê? Porque recebi um CD, um disco, um exemplar palpável e concreto, especialmente enviado para mim, de longe, sem eu nunca ter esperado por isso. Não fosse a existência de um CD, não vejo como esta banda poderia causar o mesmo impacto neste ouvinte, que está do outro lado do mundo.

É assim que conquistamos fãs.

Outro exemplo real. Há algumas semanas, terminei de mixar 12 músicas que gravei ao vivo, num bar em São Paulo. Era um show de um amigo, que cantou com seu filho, para um público seleto de conhecidos e familiares.  Não se trata de um lançamento, de músicas inéditas com pretensão comercial e nem mesmo da construção de um nome, uma marca, uma banda. Mas ainda assim, achei que o som ficou bem interessante e, se encaixando na proposta acústica original, sugeri que fizéssemos algumas cópias em CD.

Incialmente, meu amigo (e cliente) achou não ser necessário, afinal, eu já tinha criado uma página no site para o lançamento do disco. Amigos e familiares receberam o link e poderiam escutar as faixas, baixar o disco, ver fotos e vídeos, deixar comentários, ler a ficha técnica e tudo mais que acompanha o lançamento de um disco, real ou virtual.

Depois de alguns dias, ele mudou de idéia e me pediu para gravar 50 cópias, seus amigos perguntavam e pediam por um CD. Decidi fazer 100 e soube que hoje, alguns dias depois, eles já estão se esgotando.

Uma coisa é direcionar seus amigos, fãs, familiares ou quem quer que seja para um site. Outra coisa completamente diferente é entregar um CD em mãos.

Além das questões técnicas, que ainda existem, e dificultam que os visitantes façam download, audição, transferência e gravação das faixas, temos que nos lembrar do fator psicológico. O ouvinte que manuseia um CD original (comprado ou não), sente-se valorizado, especial, mais próximo do artista.

Um CD é uma prova concreta. Para o artista, a manifestação física do seu projeto. Para o ouvinte, a posse real das músicas, que podem ser escutadas em qualquer lugar, sem dificuldades. Ser um dos poucos que possui uma cópia oficial, principalmente quando se trata de uma "edição limitada", é o desejo de todo fã.

É por essas e outras que ainda existem CDs. Menos do que no passado, sem dúvida. Mas ainda é um produto que se paga facilmente, ajuda a construir uma base de fãs, gerando diversas outras rendas.

Músicas que não viram um CD é como um filme que não vai para o cinema, já assumimos que não é dos melhores, e provavelmente estamos certos.

Quem paga pelo CD ou por sua produção é OUTRA história, o importante é que a produção profissional continua sendo necessária, requisitada e valorizada por artistas e ouvintes. E sempre será.

Milhares de artistas continuam lançando CDs. Na verdade, vários deles gastam MUITO mais na produção do vídeo-clip do que na produção do disco. Sabem que a produção do disco é fundamental e não representa um custo tão alto assim no projeto. O disco é o ponto de partida. Todo o planejamento de pós-produção depende dele: shows, imprensa, marketing viral, rádio, TV.

Sem o disco, o artista iniciante não é levado a sério. Já o artista famoso, pode até contar com uma renda extra pela venda de CDs. Mas nos dois casos, é necessário existir um disco, físico, real, ainda que as músicas também estejam disponíveis na Internet.

Você conhece alguma banda profissional, famosa ou não, que não lança discos? Se fazem isso, com certeza existe um forte motivo. Se o artista iniciante deseja chegar lá, se profissionalizar, ficar famoso ou pelo menos agradar amigos e divulgar seu som (como vimos acima), ele precisa de um disco.

Para quem ainda não produziu e simplesmente deseja divulgar uma demo, o CD também é importante.

Toda semana eu recebo dezenas de emails com links para músicas, páginas do MySpace, convites para shows. É claro que não consigo escutar todos e a maioria das mensagens acaba esquecida na caixa postal. Mas quando recebo um CD, dificilmente deixo de escutá-lo.

É mais fácil, posso ouvir no carro, em casa, no computador, em qualquer lugar. Inconscientemente, acredito se tratar de uma banda "séria". Afinal, ao contrário da maioria, ela decidiu gravar um disco, investiu tempo, dedicação, dinheiro.

É este tipo de banda que merece ser ouvida, que provavelmente irá se destacar no cenário, que tem grandes chances de sucesso. É claro que o CD, neste caso, não precisa soar produzido nem comercial, afinal a banda está procurando um produtor justamente para isso. Mas veja que a existência de um CD ajuda neste contato, com produtores e gravadoras.

Tudo isso passa pela cabeça do produtor, do profissional da rádio, do ouvinte, do internauta, do representante da gravadora! Quem tem um disco se diferencia, este é um bom momento para se gravar discos. É hora de se destacar na multidão. Ninguém aguenta mais e nem tem tempo de visitar dezenas de páginas no MySpace a procura de talentos.

Não importa qual o momento, a tecnologia ou a moda, sempre existirão os fãs e suas necessidades de atenção e de produtos físicos. Sempre haverá uma multidão e um desejo de se destacar, conseguir ouvintes e eventuais patrocinadores.

Ainda se faz muito CD, mesmo que quem pague a conta não seja o ouvinte. A duplicação não tem custo alto e pode ser muito mais efetiva na divulgação do que qualquer email ou twitter. A Internet pode ajudar, mas antes de mais nada, uma banda séria precisa de uma boa produção, de músicas interessantes, de mais do que 2 ou 3 faixas. Do bom e velho disco. Grave o seu e faça cópias!

 

Comentários  

 
0 #13 ÓtimoCarlos Magno 2010-09-06 22:04
Gostei muito da materia e sei da importancia de se ter um trabalho paupavel, pois ja senti isso na pele... mas hoje temos de conviver com outro probleminha... a pirataria. Ninguem, nem mesmo os iniciantes com seu primeiro trabalho, esta livre dessa doença.

No mais, abraços Dennis
citar
 
 
0 #12 Fama Rápidazasnicoff 2010-08-16 12:40
Valeu Jean, acho que estamos descobrindo que a Internet não vai salvar ninguém... abs!
citar
 
 
0 #11 Thanks!James from Medollic 2010-07-15 11:36
Oi Denis!

Trata-se de James - produtor e guitarrista do Medollic.

Obrigado novamente por seu artigo sobre a banda. Nós estamos muito contentes que a música chegou ao Brasil.

Eu estou usando um tradutor, assim o português vai ser ruim:)

Eu também estou muito feliz que você gosta de misturas dinâmicas e masterização - eu sou um grande fã de música dinâmica e sempre tentar certificar-se de que meus clientes registram dinamicamente.

Eu estou contente que você gostou de algumas das faixas também!

Todos os melhores,

James
citar
 
 
0 #10 As midias coexistemJEANFELIPE 2010-07-10 02:49
Olá Dennis,
Concordo plenamente com a sua opinião e gostaria de acrescentar também que o processo de divulgação tornou-se algo muito mais complexo pois, ao contrário do que muitos pensavam, o mundo digital está longe de matar o cd ou qualquer midia física mas entra no cenário como mais um fator para embaralhar e hoje é no mínimo elementar estar presente nos dois formatos. E sobre a discussão sobre a fama relampago stefanie acho que é algo mais complexo do que parece pois conseguir muitos hits na internet é algo que pode ser manipulado e ainda isso não determina se a sua página faz parte da vida cotidiana das pessoas que frequentam o seu site. Creio que o processo de conquistar, e manter uma relação constante e fidelizar um público é a parte mais trabalhosa de todo o trabalho da produção musical. Acho que quando se trata da divulgação não se pode ignorar nenhuma maneira de promover seu trabalho, seja ela no mundo virtual ou real.
É acho q resumidamente é isso...
citar
 
 
0 #9 Inovaçãozasnicoff 2010-07-06 14:31
citação Amanuzio Costa:
Em contrapartida o CD tem uma velocidade extremamente lenta pra divulgação de trabalho. A Internet, juntamente com seus links certos, pode ser muito mais valiosa. Está aí as "Stephany do Crossfox" da vida. Certo que tem pouca qualidade, mas, atingiu o sonho de muitos artistas: Fama Nacional. Ainda que efêmero, é o desejo de consumo do lutadores ainda incógnitos nacionalmente, além de outros artistas que com pouca coisa logram o sucesso. Daí coloco a questão, até onde deve o produtor musical manter tradições de arranjos? Onde se inicia a inovação do produtor? Como manter a característica do artista e ainda fazer valer o dinheiro investido do artista ou seu representante, tornando uma música comercial ou comerciável?
Um forte abraço e parabéns pelo blog e pelo site.

Olá Amanuzio, obrigado pelos comentários!

Com certeza a Internet é um poderoso meio de divulgação. Mas não seria justamente este o problema? Uma faca de dois gumes?

Como se destacar num meio abarrotado de bandas e músicas?

Nesse sentido, defendo a idéia de que o CD pode ajudar muito no destaque. Muito menos pessoas terão acesso ao CD, mas elas seriam o ponto de partida para um divulgação efetiva.

Quando gostamos de algo, recomendamos para os amigos. Estes, por sua vez, para seus amigos. E rapidamente o produto atinge milhares de pessoas, com o status de ser "recomendado", este é o grande diferencial!

Antes de tudo, claro, o produto tem que ser bom. Aí está o grande dilema da música atual, onde estão as músicas boas? Os artistas promissores?

Costumo dizer no nosso curso que o grande papel do produtor é realçar os pontos fortes da música e esconder os fracos. Neste sentido, a produção auxilia, ajuda, lapida, mas nunca substitui uma boa música.

As grandes músicas não precisam de super-produções para soar bem e agradarem.

Como um filme antigo, um clássico, um imortal, que ainda agrada na sua simplicidade, sem efeitos especiais ou orçamentos milhonários. Por outro lado, quantas super-produções nos decepcionam quando sáimos do cinema? Talvez porque carecem de um bom roteiro, de uma mensagem universal, de atores convincentes...

Abs!
citar
 
 
+1 #8 OpiniãoRuan Leonel 2010-07-05 01:29
Dennis! Muito legal a matéria! Excelente!!! Posso te afirmar que CDs para mim é TUDO!!! Além de ter algo físico de uma banda ou artista solo como citado, você aprecia todos o detalhes do disco, encarte e outras coisas contidas, sem se preocupar com o que foi gasto para consegui-lo. Particularmente , já fiz muitas coisas por CDs e DVDs também... rs! Já comprei importados, gastei de montão, e por ai vai!!! Eu gosto de acompanhar carreira de artistas do meu gosto e isso sem dúvida é BOM DEMAIS!!!
citar
 
 
0 #7 Segunda parte, rererAmanuzio Costa 2010-07-04 22:35
Em contrapartida o CD tem uma velocidade extremamente lenta pra divulgação de trabalho. A Internet, juntamente com seus links certos, pode ser muito mais valiosa. Está aí as "Stephany do Crossfox" da vida. Certo que tem pouca qualidade, mas, atingiu o sonho de muitos artistas: Fama Nacional. Ainda que efêmero, é o desejo de consumo do lutadores ainda incógnitos nacionalmente, além de outros artistas que com pouca coisa logram o sucesso. Daí coloco a questão, até onde deve o produtor musical manter tradições de arranjos? Onde se inicia a inovação do produtor? Como manter a característica do artista e ainda fazer valer o dinheiro investido do artista ou seu representante, tornando uma música comercial ou comerciável?
Um forte abraço e parabéns pelo blog e pelo site.
citar
 
 
0 #6 Concordo em parte...Amanuzio Costa 2010-07-04 22:33
De fato, um CD nas mãos de qualquer artista é um troféu, um marco, um filho que foi feito com o máximo de carinho.
Enviar um CD pra algum amigo, ou mesmo, para um produtor profissional para que seja analisado, mesmo que superficialment e, de forma contida, o autor/produtor deste CD espera um comenttário do produtor que o analisa, como se faz um comentário ao nosso filho e, se for positivo, engrandece o ego do pai, como bem fala aquela máxima: quem beija a boca do meu filho, a minha adoça. Concordo que receber um CD de uma banda demonstra o carinho, a importância que nos foi dada.
citar
 
 
+1 #5 Galeria do Rockfelipekamakura 2010-06-25 19:08
Lembro bem do tempo que ia na Galeria do Rock e voltava com um ou dois CDs pra casa. Eu devorava e saboreava completamente cada CD, lia a capa, as letras, via as fotos.
Era muito gostoso todo o processo. Hoje com tanto mp3 sinto que esse contato com o artista fica mais superficial. Conclusão, sempre me pego ouvindo as coisas que ouvia antigamente =)

Abraço Dennis, muito bom o post.
citar
 
 
+1 #4 Sencional!RAFAEL DANTAS 2010-06-24 08:37
Parabéns Dennis! Como tem toda a razão!
citar
 
 
+1 #3 Parabéns! 2010-06-22 12:46
Muito interessante a matéria. O cd é o cartão de visita da banda....
citar
 
 
+1 #2 Parabéns! 2010-06-22 12:46
Muito boa a matéria, o cd é o cartão de visita da banda......
citar
 
 
+2 #1 Parabéns! 2010-06-22 12:45
Muito interessante a matéria, todos precisamos de um cd sim, é o cartao de visita da banda!
citar
 

Comentar

Ao submeter seu comentário, reservamos o direito de modificar ou deletar informações a qualquer momento, sem aviso prévio. As medidas tomadas pretendem evitar o uso de termos ofensivos, propagandas e conteúdos não pertinentes.


Código de Segurança
Atualizar

BLOG NO SEU EMAIL

Não perca nenhum artigo!


CURSO ONLINE

Reserve sua vaga e acesse 1 mês de curso GRÁTIS

pre_lancamento

Próximas Turmas:

16/Ago: LOTADA

13/Set: RESERVAS

LIVRO GRÁTIS

MANUAL DE BOLSO DA PRODUÇÃO MUSICAL

Manual de Bolso da Produção Musical

38 páginas sobre as etapas da produção, dicas, termos e dados de mercado. Para músicos, técnicos e produtores.


ar-form

Usuários Online

Temos 3 visitantes e 5 membros online
  • horacio
  • marcoalexx
  • mirthirbass
  • atilaa
  • dwnet

PARCEIROS

Brinde do AudicaoCritica.com: você conhece o serviço digital de registro de músicas do MusicasRegistradas.com ?

Clique na imagem para ganhar:

1 Registro de música gratuito no cadastro

+ 1 Registro grátis a cada 5 créditos acumulados

Margem Dinâmica

AudicaoCritica.com apóia o Pleasurize Music Foundation, pelo fim da Guerra de Volumes!

margem dinamica